Todos os caminhos te levam a um só lugar no Rio de Janeiro, mas não é à praia ou ao Cristo Redentor e muito menos ao Pão de Açúcar. Eu diria que todos eles te levam, de mansinho, a curtir a vida boêmia e a aspiração botequística carioca. Juro que tentei evitar, afinal a pretensão inicial era fazer um roteiro histórico cultural pelas ladeiras de Santa Teresa, mas o excesso de calor do verão na Cidade Maravilhosa e uma sequência gelada de cervejas e caipirinhas fizeram com que eu mudasse meu caminho sem perceber 😉

Entre um boteco e outro, aí vai uma singela sugestão de roteiro por um dos bairros que é essência da alma carioca.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 3

O que fazer em Santa Teresa?

Entre muitas ladeiras e ruas ainda de paralelepípedos, na parte alta da cidade, Santa Teresa hoje se afirma como um dos lugares mais descolados do Rio de Janeiro. O bairro surgiu originalmente a partir do convento de mesmo nome, abrigou muitas construções do século XIX e entre as décadas de 1960 e 1970 viu suas construções se tornarem casas de muitos artistas.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 14

Esse laço artístico ficou tão marcado na vida cotidiana do bairro, que muitos relatos chamam Santa Teresa de a Montmartre carioca, numa alusão ao famoso reduto cultural de Paris.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 16

Alguns pontos não podem faltar no seu roteiro e um deles é o Largo do Curvelo. Quase em frente a ele você encontrará um belo mirante para a Baía de Guanabara. Caminhe mais um pouco e logo chegará no Museu Chácara do Céu, que guarda obras de artistas brasileiros, e no famoso Parque das Ruínas, outro célebre cartão postal carioca.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 5

Aos finais de semana, acontece uma feira de orgânicos e antiguidades num casario no Largo dos Guimarães e o bairro fica ainda mais animado ao cair do dia.

Ah, os grafites <3 só por eles, já valeria o passeio pelo bairro 😉

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 10

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 8

Do Aeroporto de Santos Dumont até Santa Teresa

Do Santos Dumont até nosso hotel em Santa Teresa, a corrida de táxi convencional custaria 50 reais segundo tabela operada no aeroporto. Nós preferimos seguir de Uber Black e, em menos de 20 minutos, chegamos ao nosso destino final por 13 reais.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 21

A volta do bondinho de Santa Teresa

Você já deve ter visto algumas matérias na TV comemorando o retorno da operação do grande símbolo do bairro: o bondinho amarelo. Depois de anos interditado e de muitas obras pelas ruas do bairro, ele voltou a funcionar desde dezembro, mas ainda em fase de teste.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 1

Para pegar o bondinho, basta seguir até o Largo da Carioca e aguardar a fila, que não anda tão grande quanto a do Museu do Amanhã, mas pode ser bem generosa. O percurso segue de lá até o Largo dos Guimarães, com parada no Largo do Curvello, num trecho de apenas 10% do caminho original. Nesse período de testes, os bondes partem a cada 20 minutos e não estão cobrando passagem. Infelizmente as obras ainda vão durar alguns bons anos :/

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 2

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 23

Onde comer em Santa Teresa?

Aí vão algumas sugestões para ser feliz em Santa Teresa, ou, em outras palavras, onde você encontra cerveja gelada, bons drinks e muitos quitutes de boteco.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 17

Bar do Arnaudo

Desde 1970, a casa é um endereço tradicional no bairro. É lugar pra quem adora comida nordestina, como carne de sol e aipim, acompanhada de uma dose de cachaça. O molhinho de pimenta é de responsa.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 6

Bar do Mineiro

Talvez a sugestão mais turística e badalada da lista, o Bar do Mineiro figura em 10 entre cada 10 artigos gringos sobre o Rio de Janeiro. Famoso pelo seu pastelzinho de feijoada – aliás, fico me perguntando quem teve a ideia de juntar essas duas iguarias da cozinha brasileira nessa simbiose perfeita – o bar já fez a alegria de muita gente, inclusive do chef-celebridade e apresentador de TV, Anthony Bourdain.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 9

Bar do Gomes ou Armazém São Thiago

Aberto em 1919, o Bar do Gomes a.k.a. Armazém São Thiago é outro clássico de Santa Teresa. Com vários petiscos como croquetes e empadinhas feitos na hora, o endereço é ótimo para quem quer fugir do calor e tomar uma cerveja bem gelada.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 11

Café do Alto

No coração de Santa Teresa, no Largo dos Guimarães, fica um misto de café e restaurante com cardápio essencialmente nordestino e com uma decoração típica, cheia de quadros de xilogravura. Da tapioca com carne seca, ao bolinho de arroz roxo com pimenta biquinho, passando pelo queijo coalho com melaço, o Café do Alto é um dos melhores lugares para almoçar em Santa Teresa e o preço é bem honesto mesmo. Dá pra sair de lá feliz da vida 😀

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 24

Alda Maria

Esse endereço não pode faltar na lista de qualquer apaixonado por doces, ainda mais se ele for fã de doces português. Alda Maria é uma famosa doceira carioca que trabalha essencialmente com doces clássicos portugueses. É muito açúcar orgânico e ovo caipira pra lavar a alma. Nada de cupcakes ou doces de misturas prontas, tudo ali ainda segue os processos bem convencionais e quase artísticos de produção dessas iguarias.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 13

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 12

Bar dos Descasados, Hotel Santa Teresa

Para encerrar esse roteiro em grande estilo, ou se você quiser fazer uma média com o broto, o bar do chique-casual Hotel Santa Teresa também é aberto ao público. Com um ambiente meia-luz e um cardápio caprichado de drinks, ele é um ótimo lugar para encerrar sua viagem. Os preços são mais salgados do que nos outros endereços, afinal o hotel é um dos poucos brasileiros a figurar na lista do grupo Relais & Châteaux, mas vale o investimento, o menu de lanches e aperitivos mesca clássicos brasileiros com itens das cozinhas internacionais. Melhor aperol sprits dos últimos tempos 😉

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 15

Onde ficar em Santa Teresa?

Santa Teresa tem um charme especial e ficar hospedado por ali é garantia de sossego, expedições mais detalhadas aos bares da região e uma vista linda da cidade.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 20

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 22

Os preços também costumam ser ligeiramente mais atrativos e as opções de hospedagem são diversas e cheias de personalidade. O único contraindicado desse bairro é que ele está um pouco afastado das outras atrações da Zona Sul, por exemplo. Por outro lado, está perto da Lapa que também é um dos redutos da noite no Rio de Janeiro.

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 19

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 18

Separei algumas sugestões de hotéis que capitam muito bem essa áura de Santa Teresa e que ainda são bem avaliados pelos hóspedes.

Gerthrudes Bed & Breakfast

Mama Ruisa

Hotel Santa Teresa Relais & Chateaux

Quinta Azul Boutique Pousada

Sant’ Martre

The Villa Rio

Casa Geranio

Modernistas Hospedagem e Arte

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 4

Roteiro por Santa Teresa no Rio de Janeiro - 7