“A road map always tells you everything except how to refold it” – Anonymous

Espero que vocês tenham gostado do post passado sobre como usar o cache da App do Google Maps para iPhone e o GPS do aparelho para passear pelas cidades sem necessidade de estar conectado à Internet. Caso ainda não tenham visto, o link está aqui: Como usar o Google Maps Offline – Parte 1.

Durante minhas pesquisas eu descobri uma App chamada PD Maps que faz o cache automático dos mapas do Google Maps para você.

A grande vantagem é que no PD Maps o cache do mapa não é apagado, ou seja, todo mapa que você abrir será salvo para uso futuro offline.

O PD Maps também lhe dá a opção de usar mapas de outros serviços como o Bing e o Yahoo!, contudo para algumas regiões, esses mapas não estão completos e o melhor ainda é o Google Maps. Talvez para a Europa e EUA os mapas dos outros serviços estejam melhores.

A App também mostra sua localização pelo GPS mesmo quando offline e ainda pode traçar rotas se estiver conectado à Internet.

Pelos testes que eu fiz, a atualização da sua posição no mapa acontece a cada segundo, o que faz com que o caminho percorrido no mapa seja mais preciso.

Dependendo da sua velocidade, uma seta azul aparece à frente da bolinha indicando a direção do seu deslocamento.

Confesso que a interface não é assim das melhores, mas uma vez que você acostuma não tem erro.

E o PD Maps ainda é grátis :)

Como usar:

Há várias opções na App, então vou explicar apenas as mais importantes.

Tela principal

Na tela principal você verá 5 ícones (em sentido horário): Menu, Traçar Rota, Localização Atual, Fazer Doação  e Centralizar Localização.

Aqui você pode passear pelo mapa normalmente movendo-o para cima, para os lados, aumentando ou diminuindo o zoom que a App vai fazendo o cache do mapa para você automaticamente.

Ao apertar o botão de Localização Atual (canto inferior direito) o programa vai mostrar sua localização de acordo com o GPS. Assim como na App do Google Maps, a localização leva de alguns segundos a minutos para estabilizar.

Menu:

Ao clicar nesse botão a próxima tela aparecerá com mais opções:

A Lupa te permite pesquisar por um endereço ou lugar no mundo como no Google Maps, mas é preciso estar conectado à Internet. Uma vez que a pesquisa é feita, ela continua disponível mesmo estando desconectado.

A bandeira vermelha e a quadriculada servem para indicar o local de início e fim da rota que você deseja fazer. Ao posicionar as bandeiras e clicar no botão de traçar rota (o último do lado direito superior), uma mensagem como abaixo aparecerá indicando a distância e o tempo aproximado para o percurso. É preciso estar conectado para poder traçar rotas.

A rota e o tempo são calculados como se você estivesse de carro. Não há opção para traçar o percurso a pé, mas isso não é um problema na minha opinião.

Se você quiser desmanchar a rota ou apagar as bandeiras, basta clicar na bandeira para fazê-la sumir.

Na parte inferior do Menu, há uma seta para a esquerda que faz com que você volte à tela inicial. Essa seta aparece em outros lugares também com a mesma função.

O botão que parece um Mapa é, na verdade, onde ficam algumas configurações do PD Maps:

Opções de Mapa, Rota, Cache, "Bússola" e Ajuda

O lado esquerdo lhe permite escolher qual serviço de mapa você deseja usar. Do lado direito você escolhe qual serviço usar para traçar a rota. Eu sugiro os dois configurados para o Google :)

O botão que parece um Inbox lhe dá opções do cache dos mapas. O que interessa mesmo é o que está escrito em vermelho. Essa parte mostra quanto de espaço já foi usado com cache de mapas.

Não é necessário alterar nenhuma configuração. Mas atente ao detalhe de que somente é possível limpar o cache caso você compre o status de usuário Premium por 2.99 USD. Para isso clique no cifrão no canto inferior esquerdo.

Os próximos botões do Menu são o Carro (usado para mostrar o tráfego em locais que possuem essa informação), o Guarda-chuva (usado para mostrar o clima da região) e, por fim, o botão para mostrar sua localização atual no mapa.

O estranho é que quando o botão está com um X vermelho em cima, significa que a opção está habilitada, ao contrário do que eu pensaria.

Minhas impressões:

Eu achei essa App realmente útil para usar o Google Maps enquanto offline, já que o cache que ela faz não é apagado automaticamente. Outra ótima característica é o fato de a atualização da posição do GPS ser bem rápida (por volta de 1s) ao contrário da App do Google Maps que leva alguns segundos para atualizar a posição. Essa utilização mais intensa do GPS com certeza deve gastar mais bateria.

É verdade que o programa não é nenhum TomTom ou Garmin, mas por ser de graça ele me surpreendeu.

A interface não é assim das mais amigáveis, mas também não é das piores. Alguns minutos e você já se acostuma com ela.

É isso aê!

P.S.: Vocês devem estar pensando que usar o Google Maps offline é realmente legal e coisa e tal, mas nenhuma das opções lhe deixa ver seu lindo mapinha feito com tanto carinho no Google Maps, não é mesmo?

“Palma, Palma, Palma. Não priemos cânico!” No próximo post eu explico como isso é possível :)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    18 Comentários
  1. Fred!

    Muito legal sua dica, estava procurando isso para o Android, mas não sabia como procurar. Sua dica me ajudou e para Android tem o o MapDroyd
    http://www.mapdroyd.com/

    To na correria mas se conseguir escrevo algo sobre ele para você complementar sua dica.

    [ ]s

  2. Algumas discussões sobre o assunto e com dicas de outros appps , incluindo criar o mapa no PC e baixar para o smartphone
    http://androidforums.com/android-applications/214

    Para criar o mapa no PC

    "I use "TrekBuddy Atlas Creator" on PC for downloading maps and use "RMaps" to view the maps on my Hero.
    It works great~~"

    Quando puder , testarei e aviso.

    [ ]s

    • Obrigado MacCrow pela dica!

      Estou mesmo precisando de um telefone com Android pra poder dar dicas dos dois sistemas :P

      Seus comentários serão muito bem vindos :D

    • De nada !

      AS dicas tb funcionam no iPod né ? e no iPad ? Tive ipod e acho que funcionaria …. não sei no iPad!

      [ ]s

    • Então, segundo a iTunes Store O PD Maps funciona em iPhones, iPod Touch e iPads com iOS 3.0 ou superior.

      Contudo a parte GPS não funciona nos iPods por não terem GPS :P

  3. Ainda prefiro comprar um GPS dedicado e ficar livre de precisar de maps offline :-)

    Tem esse MIO Moov M300 por R$329, vale a pena.

    Abs!

  4. Olá Fred,

    Sua dica é realmente muito boa, mas você diz que para apagar o cache é preciso comprar o status de premium por 2.99 USD. Essa taxa é unica ou isso é mensal, anual??

  5. Oi Fred,

    Já sabia pelo twitter de todos estes seus posts, mas só agora tive tempo de ver tudinho. Vou fazer meus mapas da Rússia e tentar usar offline . Adorei a dica da bússola nas saidas do metro. Eu sempre caminho para o lado errado e só me dou conta na próxima esquina. Sou fanzona destes seus tutorials explicadinhos. Bjs pra Natalie.l

  6. Oi, Fred,

    Você saberia me dizer se os apps da Tomtom e Garmin para Iphone 3GS funcionam offline ou online?

    Obrigada!

    • Oi Anita.

      Eu não consegui uma informação certa sobre isso nos sites da TomTom e Garmin, mas pelo que eu consegui ver, ambas apps de GPS funcionam offline.

      Você baixa o mapa que você precisa e a app usa os algoritmos internos para traçar a rota sem a necessidade de conexão com a Internet.

      Já no caso do Google Navigator do Android, a app é muito pequena e tanto para o mapa quanto para traçar rotas, ela precisa de conexão com a Internet, já que o algoritmo de rotas está nos servidores do Google. O mapa ela até pode usar o cache, mas para as rotas isso não é possível.

      Qualquer dúvida é só perguntar :)

  7. Olá Fred, gostei muito das suas dicas, mas tenho uma dúvida. No My maps eu posso usar um mapa feito previamente por mim no google maps, com os pontos marcados e tudo… no PD maps eu não posso? Não achei essa opção. Obrigada

    • Oi Mariana.

      Quando testei a app, não era possível, mas já faz bastante tempo que não uso a app e não a tenho em mãos para testar. Mas acredito que se você não achou, realmente não dá. Tente procurar por alguma opção para importação de mapas KML (formato q é possível exportar os mapas do google maps). Se não houver, então não dá mesmo :/

  8. Onde baixo o esse aplicativo?
    A
    ?

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Como usar o Google Maps Offline – Parte 2 [...]