“Yo no canto porque se, ni porque escuchen mi voz; canto porque no se junte la pena con el dolor.” -Letra Flamenca Popular

O Flamenco nasceu da mistura de tradições dos povos nômades da Espanha. Esse estilo de arte é composto por melodias fortes, alegres ou tristes que retratam sentimentos opostos: da felicidade plena até a dor da despedida. São movimentos ágeis que se comunicam através das mãos, das fortes expressões faciais e dos passos extremamente marcados.

Seguindo a indicação da Patrícia do Turomaquia, nós fomos assistir a apresentação do Tablao Flamenco Cardamomo. (Reservando pela internet você consegue 2 euros de desconto por pessoa. Pagamos 30 euros para assistir ao show com direito a um refrigerante cada :P).

Traumatizada com o show de tango que assisti em Buenos Aires, fiquei preocupada em cair em mais uma apresentação “pega turista” e não encontrar algo que representasse uma verdadeira apresentação de Flamenco. Mas fiquei surpresa com o que vi e gostei muito.

Intimista e intenso – essas são as palavras que melhor definem a apresentação que assistimos. Apenas duas dançarinas bailavam de forma impressionante enquanto os músicos tocavam e cantavam a plenos pulmões.

Não conseguimos tirar fotos 🙁 Mas gravamos dois pequenos vídeos de um trecho da apresentação:

https://qik.com/video/7399946

https://qik.com/video/7399936

Ao escolher a apresentação que você pretende assistir, busque referências e analise os valores. Pois chegamos a ver opções que custavam peso de ouro e mesmo assim estavam mais para Señor Tango que para tablao flamenco.

Uma professora de flamenco de Campinas também me indicou outras três apresentações em Madrid, que infelizmente não consegui conferir. Deixo aqui as indicações mesmo assim:

Corral de la Moreria

Casa Patas

Las Carboneras

E aqui está o relato do Riq sobre o Flamenco que ele assistiu.

Se você gosta de dança e da cultura espanhola, vale incluir uma apresentação de Flamenco na sua próxima visita a Madrid ou à região da Andaluzia 🙂