Uma das coisas que eu mais odeio quando cozinho é ficar com cheiro de cebola na mão. Não que eu não goste do cheiro de cebola, mas o problema é que o cheiro fica por dias, não importa o que eu faça.

Reclamei disso no Twitter hoje de manhã e não é que recebi várias dicas do que fazer para remover o cheiro ruim de cebola?

Resolvi então colocar aqui as dicas pois imagino que esse seja um problema de quase todos que cozinham :) Imagino que as dicas valham também para alho e peixe que são as coisas que deixam cheiros por bastante tempo em nossas mãos.

Dicas:

1) Usar luvas: Luvas vão impedir que sua mão entre em contato com a cebola, mas eu testei e não gostei de cozinhar com luvas.

2) Passar limão na mão após mexer com a cebola: Já testei também, e pelo menos na minha mão não tirou todo o cheiro.

3) Lavar a mão com sal e detergente: usando sal você estará fazendo uma pequena esfoliação na mão durante a lavagem com detergente.

4) Lavar as mãos com a água da lavagem do arroz: O problema é quando você não for fazer arroz após cortar a cebola :P

5) Esfregar borra de café nas mãos: Borra de café é um item multi-uso na cozinha. Serve desde adubo para suas plantinhas até tirar cheiro das mãos :D

6) Esfregar as mãos em uma barrinha de metal especial: Essa barra de metal se diz removedor de cheiros e basta usar como se fosse um sabonete para ele remover os cheiros. Como ele faz isso? Mágica, talvez :mrgreen:

removedor de cheiros fresh fingers alho cebola peixe

Essa barrinha de metal pode ser encontrado na Tok & Stok e em lojas especializadas. Ainda não testei, mas estou tentado >.<”

Update 10/20/2010: Na realidade parece que essa barra de metal é apenas um pedaço de aço inox e que o inox tem a capacidade de retirar as moléculas de odor da nossa mão. Sendo assim, qualquer coisa feita de inox deve servir ao mesmo propósito :P

Abaixo um vídeo que o MacCrow postou nos comentários de um chef ensinando o mesmo truque, mas esfregando numa pia de inox ;)

7) Lavar as mãos com vinagre: Dica dos antigos, mas apesar de ter melhorado, não resolveu quando testei.

E você, já testou alguma das opções acima? Conte para nós como você faz para remover o cheiro de cebola, alho, peixe ou outras coisas que às vezes impreguinam nossas mãos?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    14 Comentários
  1. Caro e querido Fred
    Você deixou de postar a melhor das dicas, que é lavar as mãos com vinagre.
    Após isso nada q um banho com um sabonete bem perfumado, não resolva…. bem, isso para os seres humanos normais, talvez para pessoas com olfato mais desenvolvido isso não funcione!!!
    Mas eu tenho certeza que isso é um obstáculo insignificante em suas aventuras culinárias.
    Saudações
    Sônia

    • Eu devo ter o olfato muito desenvolvido entao, pq eu sinto o cheiro por dias. Mas já tentei vinagre também e não resolveu :P

  2. Sei não, mas acho que a borra de café também deve fazer uma esfoliação, além de deixar o cheiro do café no lugar da cebola. ou, pelo menos, de café sabor cebola (eca). Tentei o tal sabonetinho de aço: melhora mas não resolve. Acho que o melhor é a esfoliação mesmo. Por esse princípio, açúcar também deve funcionar… Vamos tentar!

    • Oi Ana.

      Foi o que eu pensei. Açúcar tb deve dar o mesmo resultado ou até melhor pois em geral os graos sao um pouco maiores q o do sal.

      Vai ser minha próxima tentativa :P

  3. É não é que o bate-bola do twitter virou post!
    Eu quase nunca corto cebola – compro cortada, na maioria das vezes. Quando corto, acabo ficando com o cheiro na mão até ele desaparecer naturalmente. Assim, não tenho nenhuma dica pra dar. Mas vou ficar de olho nas dicas que o pessoal der. Se aparecer alguma fácil e eficiente, vou testar.

  4. OPa !

    Para alho e tal , esfregar a mão nas pias de inox =)

    Dica de um chef q vi por aí …

    Depois me diz se funciona , eu testo em casa e me parece que funcionou … mas não tenho certeza heehhehe vai que estou acostumado com o cheiro =)

    [ ]s

    • Boa dica. Eu estava mesmo pensando se esse "sabonete" de metal tinha alguma coisa especial, mas parece que a questão é apenas o inox, então se bobear, até uma colher de inox já é suficiente :P

    • E ai funcionou ? =)

    • Ainda não tive oportunidade de testar. As cebolas apareceram cortadas dentro da geladeira :P

  5. eu testeiii com vinagre e não deu nada serto nem
    deu uma melhorada só piorou mais ainda
    depois tenteii com detergente sabão e tudo mais,
    mais nada funcionou a unica coisa q deu serto foii
    o metal valeu apena.kkkkk

    • Oi Carla.

      Que bom que o metal deu certo :P No meu caso eu uso luvas, pq devo ter alguma coisa no meu nariz que sente o cheiro das cebolas por uma semana >.<

  6. Eu tenho uma ótima dica para vocês, experimentem o Sabonete Neutralizador de Cheiros da YEVA com certeza tira 100% do cheiro…http://www.yevacosmetiques.com.br/index.asp?c=produtos&modulo=detalhes&url=67

Deixe seu Comentário