Acompanhando o Buzz do Edney, eu vi uma matéria do Mashable sobre o Google Hotpot que me chamou a atenção.

O Google Hotpot é um site de recomendação de lugares como restaurantes, bares e atrações turísticas em uma determinada cidade ou região.

google hotpot

Ok, mas até aí não há nada de novo em relação aos outros serviços como o Yelp, certo? Errado :)

A grande idéia por trás do Google Hotpot é permitir que você avalie os lugares que você conhece e, baseado nas suas avaliações, ele começará a lhe recomendar lugares parecidos. Além disso, as recomendações também levarão em conta as avaliações de seus amigos da sua conta Google.

Desta forma, as indicações de lugares terão mais chances de lhe agradar. Essas indicações aparecerão quando você fizer uma pesquisa no Google Maps, no próprio Hotpot ou no Google Place Pages. No fundo, no fundo, o Hotpot é uma interface um pouco mais bonitinha e fácil de usar para as páginas de classificação dos lugares.

As indicações também terão uma explicação de por que foram escolhidas. Algo como: “Você avaliou o restaurante X como 4 estrelas”  e portanto estamos indicando o restaurante Y.

Lembrando que o Google só começará a fazer as recomendações depois de você avaliar um certo número de lugares para que ele tenha uma boa base para entender suas preferências. Por isso, quanto mais avaliações fizer, melhor serão as sugestões.

E para você que tem um smartphone com Android, as recomendações e opção de avaliação já estão disponíveis pois o Google Places já é parte do Google Maps para Android.

Para outros detalhes leia o Getting Started do Hotpot.

Como usar o Hotpot

Como o Hotpot ainda é novo, ele está disponível apenas em inglês e uma mensagem de alerta aparecerá com um link para você experimentar o Hotpot em inlgês.

Ao entrar no site pela primeira vez, você poderá escolher o seu apelido para ser usado no Google Places (lembra que eu disse que o Hotpot era basicamente uma interface para o Places? :)) e uma foto caso ainda não os tenha na sua conta Google.

google hotpot

google hotpot

Na barra de pesquisa digite o tipo de lugar que está procurando e o local. Algo como “Restaurantes Sao Paulo” e a lista de lugares aparecerá.

google hotpot

Você pode obter mais detalhes do local e ler os comentários de outros usuários direto na página do Google Places.

google hotpot places

Já conhece o lugar, então avalie clicando nas estrelinhas abaixo da avaliação do local e depois deixe seu comentário na caixa de texto que aparecerá.

google hotpot

Se você não está interessado num lugar específico, clique em Not Interested e ele sairá da lista. Se quiser revisar um local depois ou salvar para conhecer o local numa próxima oportunidade, clique em Save for later.

Minhas impressões

Ideia muito interessante de utilizar as avaliações do usuário e de seus amigos para melhorar as sugestões dadas nas buscas. Imagino que assim as pessoas irão avaliar mais lugares e a base de dados de avaliações ficará maior e mais confiável.

Contudo ainda faltam alguns detalhes importantes como uma maneira de ver mais locais retornados pela busca (hoje só aparecem 20). Outro problema é que mesmo se você clicar em Not interested para retirar um local da lista, outro não aparece em seu lugar.

Uma vantagem para quem tem Android é que o Google Places já está disponível pelo Google Maps e as pesquisas já trazem as indicações baseadas nas suas avaliações e de seus amigos.

google hotpot
Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário