O Real Alcázar de Sevilha é uma das atrações mais importantes e impactantes de toda a Espanha. São mais de mil anos de história contados num palácio com uma mistura arquitetônica fascinante e jardins que enchem os olhos. Conheça mais sobre esse lugar e veja dicas de como fazer uma ótima visita por conta própria.

A história do Real Alcázar de Sevilha

A palavra “alcázar” diz, sem rodeios, o que é esse complexo tão grandioso e rico. Ela vem do árabe “al qasr“, que significa “o castelo” ou “o palácio”. Portanto, o Real Alcázar de Sevilha é isso mesmo que você está pensando: um palácio real.

O que é e como visitar o Real Alcázar de Sevilha 4

Seu primeiro construtor foi o califa de Córdoba Abdurrahman III an-Nasirram, no ano 913, que queria uma sede governamental no que era a parte sul de Sevilha na época, quando a região era dominada por muçulmanos.

Então os séculos passaram, vieram novos líderes, novas modificações e obras no Alcázar, sempre refletindo os conceitos arquitetônicos das suas épocas, mas mantendo a área como uma sede de governo.

Essa última função só mudou no século 13, quando a Coroa de Castela dominou a região e transformou o Alcázar na residência real que é até hoje (a mais antiga ainda em uso na Europa).

O que é e como visitar o Real Alcázar de Sevilha 5

É claro que os governantes que vieram depois também fizeram suas adequações, reformas e expansões, mas todos mantiveram o Real Alcázar de Sevilha com suas principais maravilhas, como os jardins gigantescos, as fontes que brotam por toda parte e as obras-primas arquitetônicas, principalmente as mudejares e as góticas.

Desde 1987, ele também é Patrimônio da Humanidade da Unesco. Um patrimônio imperdível para quem visita essa cidade tão linda.

O que é e como visitar o Real Alcázar de Sevilha 6

Dicas para visitar o Real Alcázar de Sevilha

O Real Alcázar de Sevilha é um complexo de prédios e jardins, então é preciso dedicar um bom tempo para fazer uma visita completa. Como referência, considere 1 hora para o palácio e 1 hora para os jardins.

Compre seu ingresso com antecedência, para evitar as filas e garantir a sua entrada. Isso tem um custo extra, mas vale a pena.

Mesmo que você planeje entrar nos horários gratuitos, é preciso ter entrada e é muito recomendado que faça a reserva com antecedência pela internet.

Como a quantidade de pessoas nele é limitada (ao redor de 750 ao mesmo tempo) e como essa é uma das atrações mais concorridas, não vai fazer muita diferença ir pela manhã ou à tarde. Porém, à tarde o número de grupos (que sempre andam em bloco) é menor, o que facilita a sua movimentação.

Para tentar momentos mais tranquilos, vá no início da manhã ou o fim da tarde e evite finais de semana.

O que é e como visitar o Real Alcázar de Sevilha 7

A visita é dividida entre “Entrada general” (que inclui todos os locais no térreo, inclusive os jardins) e “Entrada Especial al Cuarto Real Alto”, que é uma visita guiada ao quarto no piso superior do Palacio del Rey Don Pedro. Os bilhetes para as duas visitas são comprados separadamente.

As entradas têm horários marcados, esteja na porta pontualmente, especialmente se você tiver tíquete para visitar o quarto real, que é obrigatoriamente guiado. Quem perde o início desse tour não pode entrar atrasado.

No restante do Alcázar, a visita é livre, mas vale ter um audioguia (reserve também na internet).

A entrada no complexo é pela Puerta del León, em frente à Plaza del Triunfo.

Não conte com lugares para comer ou beber dentro do Alcázar, eles são bem limitados.

Real Alcázar de Sevilha

  • Endereço: Patio de Banderas, s/n. Site oficial
  • Horários:
    • De outubro a março: diariamente das 9h30 às 17h45 (última entrada às 17h)
    • De abril a setembro: diariamente das 9h30 às 19h45 (última entrada às 19h)
  • Ingressos:
    • Visita geral ao andar térreo: 11,50 euros, adulto (12,50 euros na internet)
    • Visita ao quarto real: 4,50 euros, adulto (5,50 euros na internet)
    • Entrada livre: todas as segundas, das 18 às 19h (de abril a setembro) e das 16 às 17h (de outubro a março) – reservando a entrada antecipadamente, há o custo de 1 euro
    • Visitas noturnas (somente entre março e outubro): 13 euros (14 euros na internet)
    • Garanta seu passeio guiado com a Get Your Guide.