Eu postei há algum tempo um comparativo rápido entre o TomTom One XL e o Garmin nüvi 255.

Semana passada tive a oportunidade de testar o GPS Garmin e compará-lo ao TomTom que tenho.

Os modelos de GPS testados foram:

* Garmin nüvi 255w
* TomTom One XL

TOMTOM GARMIN GPS

Esses dois modelos estão na mesma categoria e têm tela de 4,3” touchscreen e entrada para cartão de memória SD. Um pequeno detalhe aqui é que as versões mais simples dos TomTom hoje vêm com 2GB de memória interna, mas nenhuma entrada para cartão SD. Apenas as versões GO para cima têm entrada para microSD.

Design

O modelo do meu TomTom já é bem antigo (mais de 2 anos) e até saiu de linha. Por isso neste quesito comparo com outro modelo da linha XL da TomTom de mesma faixa de preço que o Garmin, o XL 330S.

tomtom xl 330s suporte

O design do TomTom é mais limpo e moderno, que o Garmin. A espessura do aparelho é praticamente a mesma, mas o TomTom leva vantagem no suporte para vidro.

Apesar de o suporte do Garmin ser bastante firme, ele ainda é um trambolhão de se carregar, enquanto o do TomTom pode ser fechado sem adicionar muito à espessura final do aparelho, facilitando seu transporte.

Tempo para fixar o sinal de GPS

Esse é um ponto muito importante ao comparar aparelhos de GPS pois é MUITO chato ter de esperar o GPS fixar o sinal para depois poder sair. Em cidades com muitos edifícios então perder o sinal e demorar para fixar de novo é muito chato.

Os dois modelos possuem uma maneira de “atualizar” a posição de cada satélite pelo computador. Isso melhora bastante o tempo para fixar o sinal e é aconselhável ser feito uma vez por semana.

Fiz o teste ao sair de casa e dentro do estacionamento aberto do aeroporto de Guarulhos e os dois demoraram quase o mesmo tempo para fixar o sinal com pequena vantagem para o Garmin.

Interface de Opções e Mapa

Ambos os GPS têm opções similares, mas a interface do TomTom me agrada mais.

A sensibilidade da tela do TomTom também é bem melhor. Pra se ter idéia, a tela do Garmin que eu testei já estava com arranhões pois é preciso um pouco mais de força para ativá-la.

Também achei que as opções do TomTom são melhores e mais fáceis de serem encontradas que a do Garmin.

Com relação ao mapa em si, eu gosto muito mais do Garmin.

MAPA GARMIN GPS

O mapa é mais claro e fácil de entender, contudo ele costuma diminuir e aumentar o zoom dependendo da distância para a “próxima curva” e isso me confundiu um pouco pois num dos momentos eu achei que estava próximo, mas na verdade ainda faltava mais de 1km. Nada que não se acostume com o tempo :)

Um ponto a favor do TomTom neste caso é que a interface do mapa mostra mais informações que o Garmin, como nome da rua atual e nome da próxima rua, quantos quilômetros e quato tempo faltam para o destino e a qualidade do sinal de satélite.

Apesar de eu gostar mais do mapa do Garmin, eu prefiro ter as informações extras que o TomTom mostra.

Um ponto a favor do Garmin é a maneira de indicar radares nas ruas e rodovias. Além de avisar quando há um radar e qual a velocidade limite, como o TomTom, o Garmin também avisa se você está acima daquela velocidade. Muito útil quando se está destraído e passa-se um pouco do limite :mrgreen:

Bateria

Eu só uso o GPS no carro com o carregador ligado, então a duração da bateria não me interessa muito, mas segundo os fabricantes, a bateria do Garmin dura 4h, uma hora a mais que a do TomTom.

O Teste

Eu aproveitei que teria de ir para o Aeroporto de Guarulhos e resolvi ir com os dois GPS ligados ao mesmo tempo para ver como eles se comportavam.

ALERTA: Crianças, não tentem isso em casa! Eu quase perdi uma entrada pois os dois GPS resolveram falar ao mesmo tempo e de maneiras diferentes o que eu teria de fazer o que acabou me desconcentrando.

Antes de sair de casa eu programei os dois GPS e vi que ambos me levavam por dentro de São Paulo até Guarulhos. Mas eu tinha de passar em Campinas antes e, propositadamente, fui seguindo meu caminho até lá para ver como eles se comportariam ao perceber que eu tinha saído da rota.

Neste caso ambos levaram o mesmo tempo para rerotear o caminho. Às vezes levavam para caminhos diferentes, o que é normal devido às diferenças nos softwares de roteamento e dos mapas usados.

Avaliação final: Empate

Eu gosto mais da interface do TomTom, principalmente das informações extras no mapa, mas é só questão de costume e gosto pessoal. Nos quesitos que mais interessam – tempo para fixar o sinal dos satélites e para rerotear os caminhos – ambos tiveram performance bem parecida.

Ambos também possuem mapas do Brasil e vozes em português do Brasil.

Para escolher qual o melhor para você, aconselho ir a uma loja e testar a interface de cada um para ver qual a mais agradável para você.

É isso aê.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    33 Comentários
  1. Valeu Fred! Vou aguardar os próximos capítulos! :-)

  2. COMPREI UM GPS TOMTOM XL EM DEZEMBRO DE 2010, NÃO GOSTEI, NÃO MOSTRA TODOS RADARES! SÓ PEGA AQUI DENTRO DA CIDADE, NA ROD. C. BRANCO NÃO PEGA (UM POUCO P/ FRENTE DE SOROCABA JA PERDE O SINAL) FUI PRA LÁ DE PRESIDENTE PRUDENTE E TERMINANDO A CASTELO TEM MUITOS RADARES FIXO E ALGUS MÓVEIS, O GPS TOMTOM NEM "VÊ"! AQUI DENTRO FAZ MUITAS VOLTAS P/ TE LEVAR NUM ENDEREÇO, LÁ NA FRENTE NA C. BRANCO ELE ME MANDAVA EU VOLTAR (RETORNAR) SENDO Q EU TINHA Q IR ATÉ O FINAL, EU FAÇO ATUALIZAÇÃO PELA NET CADA SEMANA, LIGUEI NA GARANTIA + FICOU NA MESMA, ME FALARAM Q É ASSIM MESMO E Q OUTRAS MARCAS É POIR ATÉ! EU NÃO CONHEÇO OUTROS GPS, SE TODOS FOREM ASSIM MESMO P/ MIM NÃO VALE APENA! PAGUEI R$500 NO WALMART C/ GARANTIA DE UM ANO, O SUPORTE NÃO FIXA NO VIDRO DO CARRO, ELES ME FALARAM Q SÓ TROCA O SUPORTE, O QUE EU FAÇO? AH! BATERIA DURA POR VOLTA DE 2 HORAS.

    • Oi Rocha. Desculpe a demora, estávamos viajando :)

      Vamos por partes.

      1) O suporte do vidro
      você tem de trocar mesmo pois deve ser algum defeito de fabricação.

      2) Radares: Essa questão na verdade não é culpa do TomTom diretamente. Na verdade a mesma coisa acontece com outras marcas de GPS. O que acontece é que uma vez que uma versão de mapa é lançado, eles atualizam os pontos de interesse (radares geralmente são salvos como pontos de interesse). Só que marcas internacionais tomam mais cuidado com pontos de interesse em cidades grandes e nos EUA e Europa. Já os GPS "brasileiros" como os da 4Rodas e Ipiranga têm foco maior nos pontos de interesse do Brasil, por isso eles podem ter mais "radares" que o TomTom ou Garmin.

      E não adianta fazer as atualizações pelo programa "oficial" pois muito dificilmente os radares serão atualizados para cidades menores ou estradas com pouco acesso :/

      Existe um site chamado MapaRadar que mostra muitos radares pelo Brasil todo e você pode usar para exportar os radares no formato TomTom ou vários outros. É fácil e ajuda, mas não é 100% pois os radares são adicionados por usuários do site.

      3) Sinal de satélite: Isso não é problema do TomTom na maioria das vezes. Nosso país tem alguns lugares que não estão cobertos por satélites suficientes de GPS ou que o sinal que chega é fraco. Se você está em uma lugar aberto e o GPS perde sinal, é bem provável que outros aparelhos também percam. Tive essa experiencia com meu TomTom e o GPS do celular um um ponto da Rod. Bandeirantes. No mesmo trecho os 2 perderam sinal.

      Claro que a qualidade do GPS também influencia, pois a força do sinal depende da antena interna do aparelho e esse é um ponto que GPS "de marca" leva vantagem.

      4) Rotas erradas ou mais longas: Esse é o ponto que o GPS é realmente culpado, mas não por ser um defeito, mas por causa da maneira que o programa e mapas foram criados. O programa e o mapa de uma empresa de GPS são a base e o que há de mais importante para a empresa, só que eles não são perfeitos, infelizmente. Um GPS de marca grande tem um software/mapa mais estável e confiável e é por isso que eu aconselho os TomTom e Garmin. Não que outras marcas, nacionais inclusas, não sejam boas, mas é mais difícil ter problemas em um programa que é usado milhoes de vezes e por muitos anos no mundo todo. Se você quer usar o GPS só no Brasil, um GPS de marca nacional é ótimo, principalmente pelos pontos de interesse, mas se deseja usar fora do Brasil também, é melhor comprar um de marca extrangeira.

      Eu também tenho problemas em alguns lugares com meu TomTom, mas nada que você aprenda depois de algumas cabeçadas. Em Sampa eu já consigo prever quando ele vai me mandar fazer uma curva que é proibida e me preparo para fazer o retorno correto. Isso acontece em qualquer GPS, incluindo o Garmin e o Navigator do Google que eu pude testar. Infelizmente você tem de acostumar com o GPS para evitar certas burradas que ele faz :/

      Qualquer dúvida, é só falar :)

    • Rocha, vc tem toda razão. Esse GPS é uma BOSTA. Tenho um e não vale nada. Perde o sinal nas rodovias constantemente e me deixou na mão dentro da cidade de São Paulo e em varios outros lugares. As pessoas não falam a verdade e induzem quem não conhece a comprar esse aparelho.

    • Concordo plenamente com você. Atualizei meu tomtom ontem e hoje ja tem nova atualização. Toda semana e não acrescenta nada. É só uma atualização que obriga vc entrar na loja deles, mas se vc não atualiza, ele para de encontrar o sinal do GPS. Não tive outros GPS, mas é seguramente um dos piores produtos que já adquiri. Quantas vezes tive que desligar o Tomtom para usar o Waze, porque estava me mandando prum lugar completamente errado. Muito ruim esse TomTom.

    • Oi Edivar.

      Depois do surgimento do Waze e da melhora dos sinais de GPS dos smartphones, a maioria dos aparelhos de GPS como TomTom e Garmin ficou meio obsoleta, pois os mapas demoram a serem atualizados (qntas vezes o TomTom me mandou virar onde não podia em Sampa), principalmente pela falta de informação de tráfego. Usei na Alemanha a app da TomTom e era boa, mas sem info de trânsito (dispensável naquela situação) :/

  3. minha bateria esta fraca não sei onde trocar meu GPS.no Rio de Janeiro sou moradora em Saquarema por favor me informem,não sei onde trocarGPS GARMIN NUVI 250W

    • Oi Mercedes.

      Eu tentei achar se tinha suporte Garmin aqui no Brasil, mas não encontrei nenhuma informação no site deles :( somente suporte na América do Norte.

      O meu TomTom também não está lá essas coisas com a bateria, por isso uso sempre ligado na energia dentro do carro. Fora dele uso o GPS do smartphone mesmo.

      Até,

  4. Oi Fred!!! Posso fazer uma pergunta totalmente boba? Olha a situação: vou para fortaleza sábado, e decidi que seria melhor levar meu Tom tom que ainda tá na caixa. Só que ele está com o mapa dos states, canada e méxico (suuuuuper útil neste momento, hehe). Aí eu to aqui achando que vou entrar no site, comprar o mapa do Brasil e fazer download para o aparelho. Mas um amigo acaba de me falar que provavelmente eu vou receber um mídia física com o mapa, ou seja: se eu comprar hj, tenho que esperar chegar essa midia física pra pode “acoplar” no GPS. É isso mesmo? Outra dúvida: você sabe se eu comprar o mapa do Brasil eu vou perder o mapa que veio nele (EUA, Canada Mexico)?

    • Oi Carla :)

      Esse seu amigo está meio desatualizado :P Não sei como era antes, mas mapas que você compra são baixados direto do site da TomTom. Eu fiz o teste de compra do mapa e na última tela antes do download aparece:

      Product Name
      Brazil
      Downloadable item

      Delivery
      Directly downloadable

      Então pode comprar que você vai poder fazer download :) Eu fiz isso no site americano. Tentei no Brasileiro e ele não deixou eu criar minha conta pq já tenho uma no site US :/ mas não acredito que você tenha de esperar uma mídia. Ninguém faz isso hoje em dia hehehe

      Para colocar no GPS, se houver espaço, você pode simplesmente colocar no aparelho usando o TomTom Home (o mapa do Brasil não é muito grande). Se não houver espaço, copie todo o conteúdo (inclusive dos arquivos ocultos) do aparelho para seu computador e depois apague os mapas existentes. Daí você terá espaço para o do Brasil. Quando precisar dos mapas originais, basta mover os mapas de volta para o aparelho. Tudo isso como se fosse um pen-drive :)

    • Fred, você é incrível!! Super obrigada! Eu to numa agonia de trabalho, espero que seja tudo fácil, a hora que eu conseguir parar para fazer isso. Tom Tom Home é o site da Tom Tom, o mesmo onde vou comprar o mapa certo? Eu não quero perder o mapa dos States, vou p/ lá em Abril e vai ser super util!
      Mais uma vez obrigada,
      beijos,
      Carla.

    • O TomTom Home é o software que controla o GPS e outras coisinhas pelo computador. É nele que você faz updates do que estiver no GPS (localização de satélites – GPS fix – é muito útil). Se não tem no CD q veio com seu GPS vc pode baixar no próprio site da TomTom. Para transferir coisas de/para o GPS (tipo mapas) você talvez não precise disso, mas será mais fácil por lá :) Não sei se há como comprar mapas direto do TomTom Home.

      Tenta pegar o TomTom Home e ver se tem dúvidas, daí eu posso tentar ajudar :)

  5. Fred, demorei mas entendi :)
    Já baixei o Tom Tom Home, já comprei o mapa. Agora estou transferindo o mapa dos EUA para o computador, ele mesmo detectou que não caberiam os dois. Apanhei um pouco, mas depois que achei onde estava o mapa que eu comprei (na opção “atualizar”), o resto parece que ele faz sozinho – aparece uma janela com todas as etapas que ele vai fazer: gravar o mapa atual no computador, limpar o GPS, gravar o mapa novo no GPS. Eu volto para dizer se deu certo, mas CERTEZA que se eu me empepinar, ligo procê correndo :) bjs,

  6. gostei das sugestões e dos comparativos muito útil,obrigada!

  7. Boa tarde, Fred! Já vi que vc é expert em Tom Tom. Por favor, vc pode me ajudar? Tenho no GPS p mapa do Brasil e comprei o mapa da Alemanha , pelo site da Tom Tom. Pelo que eu entendi foi carregado. Como eu verifico se o mapa da Alemanha já está nele? Me preocupa ter uma surpresa quando chegar lá.
    Abs.

    • Oi Ines.

      Você precisa ir em Alterar Preferências > Gerencias Mapas > Alterar Mapa e ver se o mapa está lá. Quando for usar o mapa, volte nessa tela e selecione o mapa que você quer. No meu caso eu tenho o mapa do Brasil e de Guam aqui :)

  8. Sera que posso retirar o mapa do tomtom xl e colocar outro melhor tipo guia quatro rodas da Aquarios ?

    • Oi André.

      Os mapas dos aparelhos de GPS são o que eles têm de mais valioso, por isso não é possível usar o mapa de um aparelho em outro de marcas diferentes.

  9. Oiii!!
    Estou com vontade de comprar um gps TomTom, gostaria de saber qual seria o melhor gps TomTom de hoje???
    E se é preiso fazer o download do mapa do Brasil para poder viajar aqui mesmo?? Ou já vem istalado??

    • Oi Nyce.

      Eu não tenho como dizer qual o melhor TomTom hoje porque não testei nenhum aparelho deles, mas tendo como base o meu TomTom antigo, o tamanho da tela é o que mais faz diferença. Compre um que tenha uma tela acima de 4″ e você estará bem :)

      Sobre o mapa, se vc comprar aqui no Brasil, ele já vem com o mapa brasileiro, mas se comprar fora, terá de comprar também o mapa do Brasil para poder colocar no aparelho.

  10. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] A melhor dica que eu posso dar para vocês ao alugar um carro é: tenha um GPS com mapa dos EUA, seja seu, alugado ou que dependa de Internet como o Waze. Assim, 80% das suas preocupações […]