O metrô de Chicago é um metrô organizado e tranquilo de usar. Ele não tem tantas estações como os metrôs de Londres e Nova York, e às vezes você precisa andar um pouquinho para chegar até o seu destino, mas mesmo assim é possível visitar quase todas as atrações e pontos turísticos utilizando apenas o metrô, além de ser muito fácil sair do aeroporto de O’Hare até o centro da cidade :)

Como usar o Metrô de Chicago

Todas as estações por onde passamos em Chicago têm conexão entre as plataformas de “ida” e “volta” dos trens, então em qualquer lugar da estação que você entrar, é possível chegar à plataforma certa, basta seguir as plaquinhas :)

A maioria das estações também não são assim uma maravilha de “buniteza”, mas que metrô que é bonito, né? Ok, algumas estações de Paris e de Washington são bonitas sim :P

metrô de chicago eua estacao

Detalhes do skyline de Chicago nas paredes

As principais linhas de metrô de Chicago, pelo menos para nós turistas, são a linha Vermelha e a Azul. A Vermelha corta a cidade de norte a sul e passa perto dos principais pontos turísticos da cidade. Já a linha Azul é a linha que leva ao Aeroporto Internacional Chicago-O’Hare.

Tarifas

Existem diferentes tipos de tarifa, mas a que interessa para nós é aquele passe que permite viagens ilimitadas. São eles:

  • 1-day: $10
  • 3-day: $20
  • 7-day CTA only: $28
  • 7-day CTA/Pace: $33
  • 30-day: $100

Valores atualizados em 19/03/2013.

Esse passe 7-day CTA/Pace é um passe que dá direito a usar os meio de transporte da CTA (metrôs e ônibus de Chicago) e os trens que vão para os subúrbios e cidades vizinhas. Se você quer ficar somente em Chicago, os passes de 1, 3 e 7 dias (CTA Only, sem Pace) são mais que suficientes. Nós compramos o passe 7-day CTA only já no aeroporto.

Todos esses passes também dão direito a usar o ônibus dentro da cidade de Chicago. Nós só utilizamos o ônibus uma vez para ir do Field Museum ao John Hancock Observatory. Não que houvesse muita necessidade, mas a estação de metrô mais próxima estava a alguns minutos de caminhada e o ônibus estava chegando no ponto quando passamos por lá, então resolvemos experimentar :)

Andar de ônibus em Chicago não tem erro. Os mapas mostram onde cada linha passa e os passes também incluem os ônibus. No mais é como aqui no Brasil: você entra, passa o ticket e dá sinal quando quer descer :)

Como comprar o passe do metrô de Chicago?

CTA Pass

O CTA Pass deve ser substituído nos próximos meses pelo sistema Ventra em Chicago. Mais abaixo nós explicamos direitinho como usar o sistema Ventra :D

Nas estações de metrô existem máquinas automáticas para compra de passes. Procure pelas máquinas que dizem “Buy CTA Passes Here” pois são as máquinas que vendem passes de dias ilimitados. As outras máquinas vendem os outros tipos de tickets disponíveis e que, em geral, não são muito boa ideia para turistas.

metrô de chicago - máquina de compra de passes do aeroporto

Buy CTA Passes Here

metrô de chicago - como comprar passes - tela 1

Escolha o tipo de passe

metrô de chicago - como comprar passes - tela 2

Coloque a forma de pagamento no local indicado

metrô de chicago - como comprar passes - tela 3

Escolha o tipo de função (crédito ou débito) do seu cartão

metrô de chicago - como comprar passes - tela 4

Concluindo a compra

metrô de chicago - tipos de passes

Os vários passes disponíveis

Utilizando o CTA Pass no metrô

Nas catracas há um buraco para colocar os tickets. Coloque-o com a tarja preta virada para você e, após validação, a máquina lhe devolverá o ticket pelo mesmo lugar. Nós vimos alguns turistas desavisados quase passando sem pegar o ticket >.<”

metrô de chicago - catraca

Ventra Card / Ventra Ticket

O Thyago Portela no avisou que em Setembro/13 começou a ser implementado em Chicago um novo sistema de passes chamado Ventra que deve substituir o sistema atual do CTA Pass até o fim de 2013. Como o Thyago estava lá em Chicago, ele fez a gentileza de nos mandar todas as informações que conseguiu sobre os passes de metrô Ventra e como comprá-los. Obrigado Thyago!

Metro de Chicago - Ventra Card - Novas máquinas

Segundo um funcionário da CTA, o Ventra é o novo sistema de pagamento do metrô que começou a ser implantado em Setembro/13 (até ele tava um pouco enrolado). Parece que a intenção é concentrar todos os tipos de cards e passes CTA/Pace nele até o fim do ano.

Metro de Chicago - Ventra Card

O Ventra Card tem um custo de 5 dólares que podem ser revertido em créditos se o usuário preencher um cadastro no site. Algo como o Oyster card do metrô de Londres.

Agora, se você preferir comprar apenas o ticket de uma viagem (3 dólares), o 1-Day Pass (10 dólares) ou o bilhete de/para o aeroporto de Chicago O’Hare (5 dólares), você não precisará comprar o cartão Ventra. Nesses casos você receberá um Ventra Ticket.

Metro de Chicago - Ventra Card - Valores e explicações

Metro de Chicago - Ventra Card - Outros detalhes

Como comprar o Ventra Card e os passes diários?

Basta seguir os passos descritos abaixo. Passe o mouse em cima das imagens e use as setinhas para navegar entre elas :)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como usar o Ventra Card / Ventra Ticket?

Para usar o Ventra Card, basta aproximá-lo do leitor de cartão nas catracas, já o Ventra Ticket continua usando o mesmo esquema do CTA Pass aí em cima :)

Curiosidade: O Ventra também poderá ser ativado para funcionar como um cartão de débito pré pago da Mastercard. Não que isso seja interessante para turistas, mas é curioso :P

Como ir do aeroporto ao centro de Chicago?

Essa é uma tarefa um tanto quanto complicada quando se chega atordoado da viagem, com fome e sono, mas não é nada assim, tipo o fim do mundo.

A estação O’Hare do metrô fica no nível inferior do aeroporto (lower concourse) e há conexão dos Terminais 1, 2 e 3 direto para lá. Do Terminal 5 é preciso pegar um trenzinho (airport shuttle train) de graça para ir até a estação.

Há placas pelo caminho, mas não é assim tão simples dependendo de onde você estiver e do seu estado depois da viagem :P Então aconselho perguntar a alguma pessoa do aeroporto como chegar até o metrô.

metrô de chicago - estação do aeroporto

À esquerda, chegada pelo Terminal 1. À direita, chegada pelos Terminais 2 e 3. A máquina de compra de passes está no pilar vermelho. Fonte: Divulgação CTA

Veja também este post com mais detalhes e outras opções:

Como ir do aeroporto ao centro de Chicago

Mapa do metrô de Chicago

Para ver o mapa do metrô de Chicago, clique na imagem abaixo ou vá direto no site da CTA para pegar a versão em PDF e já planejar seu roteiro. Eu também aconselho que você pegue os mapas do metrô e ônibus diretamente numa das estações, para tê-lo sempre com você :)

Metrô de Chicago - mapa da CTA

Dicas

  • Pegue os mapas de metrô e ônibus na estação. Eles são muito úteis e fáceis de usar e não dependem de bateria :P
  • Os tickets ilimitados não podem ser usados mais de uma vez na mesma estação por um certo período de tempo (entre 15 e 30 min) para evitar que um ticket seja usado por mais de uma pessoa.
  • O The Loop são estações que circulam o centro de Downtown Chicago e você consegue identificar facilmente nos mapas :P Chicago é uma das poucas, se não a única, cidade dos EUA que ainda tem metrôs elevados no centro da cidade.
  • Para informações atualizadas sobre as condições do metrô de Chicago, tarifas e planejamento de rotas (apesar de eu não ter gostado dessa parte), entre no site oficial da CTA (Chicago Transit Authority)
Se gostou do que viu, assine o blog!


    62 Comentários
  1. Oláá,

    Vou para Chicago com meu namorado no final do ano, e estou acertando as últimas coisas da viagem agora. Estava na dúvida a respeito dos passes de metrô, o post de vocês me ajudou muito, obrigada! Mas eu fiquei com uma dúvida ainda: pretendo comprar o mesmo passe que vocês, o 7-Day CTA Only. E no texto você disse que comprou no aeroporto mesmo. A minha dúvida é a seguinte: no aeroporto também há uma dessas máquinas de comprar passes como a que tem nas estações de metrô? Ou, se não tiver, como se faz para comprar o passe no aeroporto?

    Grata,

    Stella Kiss

    • Oi Stella.

      Que bom que lhe ajudou :)

      Essas máquinas estão em quase todas as estações. Todas as fotos que eu coloquei no post são da estação do metrô do Aeroporto, então você pode ficar tranquila que irá encontrar a maquininha por lá :)

      Lá também tem um guichê com um funcionário do metrô pra lhe ajudar. Foi ele que me falou que eu teria de usar essa máquina da primeira foto para comprar o passe já que as outras, pelo que entendi, são para os outros tipos de passes.

      Qualquer dúvida é só falar :)

  2. Obrigada, foi realmente muito esclarecedor o post! :D

    • Depois nos conte o que achou da cidade :P Chicago ganhou um espaço especial em nossos coraçõezinhos hehehe

  3. Olá Fred Marvila,

    Só para dizer que adorei suas dicas. Já tinha agradecido a outro blog, mas essas suas, passo-a-passo, deveriam ser de todas as agências de viagem. Na verdade estamos indo para Vancouver, mas teremos 12 horas de escala, escolhida por nós mesmas, em Chicago que gostaria demais de fazer uma visitinha de um dia. Fiquei pensando o quanto iria gastar de tempo, como voce diz corretamente, atordoada da viagem, para me situar, saber como localizar o local de informações. Não precisamos mais; apenas ver onde estão as máquinas e já treinamentos em cada foto; MARAVILHA!!!! Muitíssimo grata e parabéns por essa ajuda fantástica para quem quer visitar Chicago. Deus lhe abençoe!

    • Oi Fátima.

      Fico muito feliz pelas suas palavras :) A nossa intenção é realmente ser o mais claro possível nos nossos posts :D

      Que pena que terão apenas 12h em Chicago, a cidade é incrível. Se você estiver procurando sugestões do que fazer nessas 12h, veja nosso recap com todas as nossas dicas de Chicago.

      Para uma visita rápida, sugiro ir ao Millenium Park, Grant Park, Art Institute, depois subir a Magnificent Mile e subir no John Hancock Center para ver a cidade de cima e tomar um café lá no alto :P Dependendo de como vocês planejarem, dá tempo de ir no Field Museum também e dar um alô pra SUE :P

      Qualquer dúvida é só falar,

  4. Olá Fred

    Muito legal esse seu passo a passo, estou indo para lá começo do ano e gostaria de esclarecer uma duvida.. eu li em outro site que comprando esse passe do metro tbm dava direito a pegar os onibus da mesma companhia… com o 7-day CTA only é possivel???

    Valeuu!!

    • Oi Lucas.

      É possível usar o passe de 7 dias do metrô nos ônibus sim ;) Nós usamos o ônibus uma vez para ir do Field Museum até o John Hancock Building.

      Nada que não desse para ir de metrô, mas era uma pequena caminhada e resolvemos ver como era :D

      Em Chicago, normalmente nao é necessário usar onibus, mas é tranquilo usar. Tem mapas na maioria dos pontos de onibus :)

      Vou adicionar essa.informação ao post, pq achei que já tinha falado disso. Falha nossa >.< Obrigado pelo aviso :)

      Se precisar de alguma informação mais sobre isso é só falar.

      Até,

  5. Obrigado pro tirar essa duvida…

    Bom na verdade eu tenho muitas perguntas pra fazer devido a minha ansiedade haha mas acho melhor dar uma olhada nos topicos pra nao ser muito chato e se alguma coisa nao ficar muito clara te aviso ;)

    Abs

    • Lucas,
      fique a vontade para fazer as perguntas que você achar necessárias :) Quem sabe não conseguimos te ajudar?

  6. Ok,
    aproveitando esse passe é no mesmo esquema que o de NY que pode pegar o metro quantas vezes quiser durante os dias que o passe da direto pois antes de ir para Chicago vou passar alguns dias em NY… falando nisso os pots de ny sao de vcs também??

    • Oi Lucas.

      Os posts de NY são nossos sim :) Na verdade, a maioria dos posts aqui são nossos. Alguns poucos são de correspondentes especiais e nós explicamos no início dos posts :P

      A série de NY termina esta semana com o nosso Recap com todos os posts para aproveitar melhor a cidade :D Até lá, fique à vontade para ler e perguntar o que precisar sobre NY :D

      Até,

  7. Gente queria deixar registrado aqui que esse post do metrô de chicago ficou incrível! Tao incrivel que segui as dicas, tim tim po tim tim (indo incluive na maquina CTA da foto) e me dei super bem na cidade! Amei la! E que cidade incrível é que vc tem uma linha de metrô direto para o aeroporto?? Lindo isso! :-)
    Obrigadaaa e parabens!
    bjus!

    • Obrigado, Guta :)

      É bom saber que está tudo explicado direitinho :D Cidades em que o metrô chega até o aeroporto e funcionam é tudo de bom :P Igualzinho São Paulo #NOT.

      Eu até achei que estaria muito lotado no horário que usamos, mas até que foi tranquilo sair do metrô com as malas hehehe

      Até,

  8. Olá Fred!
    Excelente dica do metrô, era isso mesmo que eu tava precisando. Vou para Chicago em outubro, pretendo passar uns 4 dias lá, depois vou para Boston (de trem) e de pois para Nova York. Gostaria de algumas dicas sobre onde ficar em Chicago, alguma opção que seja bem em conta, afinal é só para dormir mesmo e irei sozinho. Gostaria de ficar em um local próximo ao metrô pois esse será meu meio de transporte lá. Se tiver alguma dica para dar sobre a viagem de trem de Chicago até Boston, ficarei agradecido.
    Sds,

    • Oi José Rocha.

      As dicas de onde ficar em Chicago estão no post:

      http://sundaycooks.com/2011/08/31/chicago-onde-ficar-e-como-chegar/

      e todas nossas dicas estão aqui:

      http://sundaycooks.com/category/viagens/estados-unidos/chicago/

      Os preços dos hotéis tem aumentado bastante, infelizmente. Então fique de olho no TravelZoo (conseguimos boas tarifas por lá) e no Hotwire (mas esse é melhor para reservas mais em cima da hora). Priceline também costuma ter umas boas ofertas. Lembrando que ficar muito longe do centro pode fazer com que vc perca muito tempo com deslocamentos de e para o hotel.

      Confira esse post aqui que explica como procurar hotel no Hotwire e Google Hotel Finder. Assim vc junta as promoções e sabe onde ficam os hotéis na cidade e se está perto ou não dos metrôs:

      http://sundaycooks.com/2012/02/03/como-tirar-proveito-do-google-hotel-finder/

      Outra coisa, eu não recomendo ir de trem de Chicago para Boston, pois é uma distância bem grande e segundo o site da Amtrak, são mais de 22h de viagem O.O” E o preço não é muito diferente de uma low cost como a Jet Blue (veja o review da companhia aqui).

      De qualquer forma, a Amtrak é uma companhia que faz esse trecho entre Chicago e Boston, mas recomendo mesmo ir de avião :) Eu até pensei em fazer de carro quando fomos para lá, mas a distância é muito grande.

    • Obrigado pelas dicas Fred!
      Já tinha desistido de ir de trem para Boston, realmente é muito tempo para passar dentro de um trem e me parece que as poltronas não são muito confortáveis… O ideal seria pegar uma cabine mas como vou sozinho, não faz sentido. Vou mesmo é de avião, sai praticamente o mesmo preço e ganho 1 dia! O que está me assustando são os preços de hotel em Chicago, realmente estão muito caros, principalmente para uma pessoa. Tem um hotel que fica no bairro de Chinatown, será que vale a pena ficar lá?
      Parabéns pelo seu blog, me ajudou muito!
      Sds,

    • Obrigado José!

      Eu tinha marcado de ir para Chinatown um dia, mas acabamos abortando a ideia e fomos passear por outros lugares :P

      Se seu hotel ficar perto da estação de metrô, é só se preparar para ter de voltar mais cedo se não quiser pegar um taxi ou para ficar gastando um tempinho no metrô todo dia até voltar para o hotel. Outra dica é olhar no Google Street View os arredores do hotel e ver se está legal para você.

      Eu dei uma olhada rápida pelo Street View e não me pareceu uma região problemática, mas não tenho como garantir. Nas partes que eu olhei, não achei muitos bares e restaurantes, então pode ser que se você quiser sair de noite, você tenha de voltar de taxi por não ter muitas opções perto do hotel.

  9. Olá Fred,

    Adorei as dicas de Chicago, principalmente sobre o metro. Gostaria de saber quanto tempo leva de metro do aeroporto int O’Hare até o centro da cidade? Obrigada.

  10. Nossa…parabéns mesmo pelo site! ÓTIMO!
    Estou com viagem marcada para Chicago em final de setembro, comecinho de outubro…
    Ficaremos 05 dias na cidade..
    Por isso li tudinho….suas dicas aqui no post.

    Então Casal Marvila, só gostaria de mais informação….ficarei hospedada em um bairro chamado Gold Cost
    Rua DeWitt…

    O que vcs, experts, me dizem sobre esse local?

    Obrigado!

    • Oi Carina.

      Muito obrigado pelo elogio! Ficamos felizes em saber que estamos ajudando :D

      Essa região é bem tranquila e está muito pertinho do John Hancock Center. Nós andamos ali perto e achamos bem legal. Tem um shoppingzinho ali perto, uma Best Buy, uma The North Face e uma Cheesecake Factory no Hancock building :)

      O único inconveniente é que está a algumas quadras do metrô, mas se vocês forem andar de ônibus, tem pontos bem pertinho. Então não é problema algum ficar ali :) Nós andamos de ônibus por lá e é super fácil e o passe do metrô também serve pra eles.

      Qualquer coisa, estamos aí :)

  11. 1 2 3
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] de aprender sobre como usar o metrô de Chicago, ir para seu hotel não terá mistérios [...]

  2. [...] O trem sai de da estação Union Station no centro de Chicago. Você deverá descer na estação Aurora e de lá pegar o ônibus Pace Bus #533 (acima) ou um táxi até o Outlet. Lembrando que o Metra Rail não está incluso no passe do metrô de Chicago. [...]

  3. [...] | chicago: onde ficar e como chegar | LINK 126. @sundaycooks | como usar o metrô de chicago | LINK 127. @cta | chicago transit authority | LINK 128. @fly2ohare | chicago o’hare international [...]

  4. [...] Vamos usar o metrô, pois é tão rápido quando o táxi (e mais rápido na hora do rush) e beeeeem mais barato. Um táxi do centro de Chicago para o aeroporto custa entre 50 e 60 dólares. [...]

  5. [...] de aprender sobre como usar o metrô de Chicago, ir para seu hotel não terá mistérios [...]