[Edit 16/7/2011: Se você tem interesse em usar o cache do Google Maps offline no seu Android, veja como fazer no post Como baixar mapas offline do Google Maps]

Na sexta-feira passada (20/05/2011), o Google anunciou o lançamento do novo Google Maps para os navegadores móveis dos sistemas Android e iOS.

A intenção é fazer com que a experiência de uso do Google Maps nos navegadores dos dois sistemas seja a mesma e várias opções já disponíveis na versão para desktop foram incluídas no Google Maps para navegadores móveis. Além disso não serão necessárias atualizações quando algo novo for lançado.

google maps mobile navegador android ios iphone ipad galaxy xoom smartphone tablet

Fonte: Divulgação

Assim, quem acessar o Google Maps pelo navegador, seja do seu Smartphone ou Tablet rodando Android ou iOS, terá uma experiência parecida com a que tem em seu computador pessoal. Nesses casos será possível:

  • Ver sua posição atual
  • Pesquisar o que há por perto com sugestões e auto-completar
  • Clicar nos ícones de pontos populares e estações de transporte
  • Gerar rotas de navegação por carro, bicicleta ou a pé e também ver como está o trânsito
  • Ver camadas como satélite, trânsito, caminhos de bicicleta, dentre outras
  • Ver as páginas do Google Places com fotos, classificação, horários e mais
  • Quando logado em sua conta Google, você pode acessar seus locais favoritos e seus mapas do My Maps
google maps mobile navegador android ios iphone ipad galaxy xoom smartphone tablet

Fonte: Divulgação

Para usar o novo Google Maps para navegadores móvies, basta acessar o site do Google Maps (http://maps.google.com) no navegador do seu smartphone ou tablet e permitir que a página acesse sua localização.

Essa nova versão está disponível para para qualquer iPhone ou iPad com iOS e para os smartphones e tablets com Android, como Samsung Galaxy S, Motorola Atrix, Motorola Milestone, Samsung Galaxy Tab, Motorola Xoom e etc.

Minhas impressões:

Eu testei o Google Maps no navegador do meu Samsung Galaxy S e está realmente interessante a nova interface. Depois de logar na minha conta Google eu consegui escolher um dos “My Maps” que tenho e ver tudo que marquei :D A mesma coisa pelo Safari do iPhone.

Mas há alguns problemas, claro. A navegação ficou um pouco mais lenta devido ao aumento de informações e camadas que se pode colocar no mapa e não há cache de verdade como na App do Google Maps para Android. Para não dizer que não há nada de cache, apenas alguns pedaços do mapa continuam disponíveis depois de sair do navegador, mas nenhuma informação dos mapas do “My Maps” é salva.

Isso tudo faz com que, na minha opinião, o Google Maps no navegador seja mais interessante para quem tem iPhone ou iPad e que tem conexão à Internet onde precisar do mapa. Digo isso poruqe sem Internet o Google Maps pelo navegador não é lá muito útil e também poque a versão 5 do Google Maps para Android possui mais opções para o mapa além do cache offline.

A impressão eu tive é que essa foi a maneira encontrada pelo Google de evitar ter de atualizar a app do Google Maps para iPhones e iPads.

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Acima: Mapa do Scribble importado para o Google My Maps visto da app do Google Maps para Android e da página do Google Maps visto do navegador (Android ou iOS). [...]