O Millennium Park de Chicago era um local abandonado, que se tornou referência de planejamento urbano e atualmente é um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade e não é para menos.

História do Millennium Park de Chicago

Antes de se tornar o Millennium Park de Chicago, que tem esse nome para celebrar o novo milênio, este espaço era praticamente baldio e controlado pela companhia férrea da cidade. Ou seja, era tomado por linhas de trens desabilitadas e estacionamentos.

Porém, a partir de 1998, o governo de Chicago passou a fazer mudanças. Com intuito de ser um espaço artístico e cultural, o parque acabou recebendo ajuda de artistas, arquitetos e designers, ao longo dos anos, até se tornar o Millennium Park em sua forma atual, aberto em 2004.

assine nossa newsletter

    Atualmente, são mais de 99 mil m² de área verde construída em cima das estações de trens. Até hoje, arquitetos do mundo inteiro visitam a cidade para estudar o projeto de paisagismo e urbanismo que deu tão certo.

    Não deixe de conferir o Chicago CityPass. Ele é um passe que garante entrada com desconto nas principais atrações de Chicago e vale a pena.

    O que fazer no Millennium Park de Chicago?

    A Fundação do Millennium Park oferece programas sazonais que permitem aos visitantes participar de atividades culturais e artísticas, apresentações musicais para crianças e a oportunidade de se exercitar ao ar livre nos meses de verão ou inverno.

    Cloud Gate

    Projetado pelo artista londrino nascido na Índia Anish Kapoor, o Cloud Gate (ou carinhosamente apelidado como The Bean, ou Feijão) tem cerca de 10 metros de altura e é uma escultura inspirada no mercúrio líquido, mas se parece com um feijão gigante pintado de prata. Essa escultura se tornou ícone do Millennium Park e de Chicago.

    O que fazer no Millennium Park? 1
    Millennium Park – A famosa escultura do parque

    Que tal um tour guiado para conhecer a história da cidade? Chicago é uma das cidades mais interessantes dos Estados Unidos.

    The Crown Fountain

    Painel de Led que atrai a atenção dos visitantes do Millennium Park
    Millennium Park – Visitantes observam o painel do parque

    A fonte foi criada pelo artista Jaume Plensa e é formada por dois painéis de LED com 15 metros de altura que exibem os rostos dos moradores de Chicago.As fontes fazem referências às gárgulas das mitologias e à água como símbolo da vida, formando um pequeno espelho d’água onde as pessoas aproveitam para brincar e se refrescar durante o curto verão.

    Nem o próprio artista esperava que a população fosse interagir dessa forma com sua obra.

    Jay Pritzker Pavilion

    Projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim de Bilbao na Espanha, o Jay Pritzker Pavilion é um teatro a céu aberto, elaborado para receber concertos e apresentações artísticas.Ele fica dentro do Millennium Park e a sua estrutura metálica, que remete a muitas outras criações do arquiteto, é de surpreender.Até os detalhes da acústica foram bem planejados de maneira com que as caixas de som não atrapalhem ou formem algum tipo de eco.

    Fachada do  teatro Jay Pritzker Pavilion, Millennium Park
    Millennium Park – A estrutura do teatro Jay Pritzker Pavilion

    Imagine sair do trabalho para encontrar os amigos e ainda se dar ao luxo se escutar um bom grupo de jazz ou a orquestra sinfônica da sua cidade tocando ao ar livre no por do sol? Um verdadeiro privilégio.

    BP Bridge

    Essa ponte não é apenas mais uma ponte feita de aço inoxidável escovado. Ela foi projetada para criar uma barreira acústica para proteger o Jay Pritzker Pavilion do barulho do tráfego da avenida que passa por ali.

    Além disso, a ponte sinuosa de 281 metros de comprimento oferece vistas incríveis ​​do Millennium Park, do horizonte de Chicago, Maggie Daley Park e Grant Park. Aproveite!

    Vista da ponte BP Bridge com os carros em movimento abaixo dela
    Millennium Park – Vista da ponte

    Harris Theater

    Ainda dentro desse complexo do parque fica o Harris Theater. O espaço acomoda 1.525 pessoas e foi o primeiro local multiuso de artes cênicas a ser construído no centro de Chicago após 1929 e é palco para companhias se apresentarem.

    Lurie Garden

    Também não deixe de visitar o Lurie Garden, um jardim lindo. É um oásis dentro de Chicago.

    Parque visto do alto, com prédios ao fundo e sua grande vegetação
    Millenium Park – Parque visto do alto

    Boeing Galleries

    Espalhadas pelas extremidades norte e sul do Millennium Park, as Galerias Boeing abrigam exposições temporárias.

    Vista do Millenium Park  com prédios ao fundo e o cèu claro de um dia ensolarado
    Millenium Park – Vista do parque

    McDonald’s Cycle Center

    Que tal alugar uma bicicleta? No Millennium Park há uma estação para aluguel de bicicletas e estrutura para reparos. É uma iniciativa para promover o ciclismo no centro da cidade.

    McCormick Tribune Plaza

    Parte do Millenium Park  durante o inverno
    Millenium Park – Parque durante o inverno

    Durante o inverno, entre novembro a março, o Millennium Park oferece uma das maiores pistas de patinação no gelo gratuitas e ao ar livre de Chicago, a McCormick Tribune Plaza. Aulas gratuitas de patinação no gelo são oferecidas todo fim de semana, bem como durante as férias de inverno escolares e feriado de selecionados. A entrada é gratuita, mas será necessário reservar ingressos online.

    Durante o verão, de junho a setembro, o espaço é utilizado para fazer refeições ao ar livre e algumas atividades como 45 minutos de ioga, musculação e pilates.

    Quando visitar o Millennium Park de Chicago?

    O parque é ponto de encontro durante o ano todo. Até mesmo durante o rigoroso inverno de Chicago, as pessoas se encontram no Millennium Park para curtir a pista de patinação no gelo montada no coração do parque.

    Por trás do Cloud Gate
    Millenium Park – Um outro angulo do Cloud Gate

    Mas é no verão que o parque se enche de uma energia especial: os jardins florescem, a prefeitura capricha na programação. Orquestras e grupos de jazz e blues se apresentam gratuitamente e artistas aproveitam para expor suas obras.

    Se você aproveitar para conhecer a cidade no verão, nem preciso comentar que o Millennium Park é um ótimo lugar para fazer aquele piquenique caprichado, certo?

    Millennium Park de Chicago
    Endereço

    201 E Randolph St, Chicago, IL – 60602

    Horário

    Aberto diariamente, das 6h às 23h

    Valor

    Grátis para acessar o parque

    Como chegar

    Estacionamento: Grant Park North Garage (25 N. Michigan Ave.), Grant Park South Garage (325 S. Michigan Ave.) e Millennium Park Garage & Millennium Lakeside Garage (5 S. Columbus Dr.)
    Metrô: estações Lake (Linha Vermelha) ou Washington (Linha Azul)
    Ônibus: as linhas que passam pelo Millennium Park são: 3, 4, 6, J14, 20, 56, 60, 124, 146, 147, 151, 157

    Site oficial

    Acesse informações adicionais do parque aqui

    As dicas sobre Chicago não param por aqui, vem conferir nosso conteúdo no Youtube e mais links aqui no sundaycooks.com:

    Jay Pritzker Pavilion visto de longe
    Millenium Park – Um outro angulo do teatro Jay Pritzker Pavilion