Sinceramente não sabia muito o que esperar dessa caminhada com nossa guia do Chicago Greeter, porém aos poucos a nossa guia foi nos conquistando não apenas com sua simpatia natural, mas também com sua vontade nata de sempre mostrar um ponto de vista diferente, inusitado, talvez.

Destaques do passeio com a guia do Chicago Greeter

Nos encontramos no Chicago Cultural Center, antiga biblioteca da cidade e, para nossa surpresa, ela nos levou para conhecer os vitrais da Tiffany que ali ficavam quase que escondidos.

Vitrais da Tiffany no Chicago Cultural Center

Vitrais da Tiffany no Chicago Cultural Center

Aliás, você sabia que é possível fazer um tour em Chicago somente para conhecer os vitrais da Tiffany devido à enorme quantidade deles espalhados por toda a cidade?

Curiosidade: Para quem, assim como nós, não tinha reparado até hoje (30-Agosto-2013), na foto dos vitrais acima há desenhos com os símbolos do zodíaco :D

E enquanto admirávamos os vitrais, contamos com a participação especial de um aluno que praticava com seu professor para um concerto de piano que aconteceria mais tarde ali mesmo. Quase como uma Ode ao passeio por Chicago :P Muitos artistas costumam se apresentar de graça no Centro Cultural, quem sabe você não dá sorte de participar de alguma delas?

vitrais da Tiffany na Macy's Chicago

Passando na Macy’s para aquelas comprinhas básicas, não deixe de observar os belos vitrais da Tiffany (Foto Greg Thiemeyer)

Pouco antes de sair do Brasil, eu li uma reportagem na Lonely Planet falando sobre Chicago e o jornalista fazia uma citação muito bonita dizendo que Chicago poderia ser a representação no nosso imaginário de qualquer metrópole, até mesmo de Gotham City. E não é que a Mimi nos levou para conhecer o local onde algumas cenas do último Batman foram gravadas?

Relógio de Chicago

A foto não ficou boa, mas esse relógio do Chicago Board or Trade fez uma participação especial no filme do Batman :D

Como parte da tradição mantida na cidade, Mimi nos levou até o gabinete do prefeito. Pois é, os prefeitos de Chicago conservam o hábito de receber turistas em seus gabinetes. Chegamos lá e todos foram muito simpáticos conosco e ficavam surpresos ao saber que éramos brasileiros. Um dos seguranças falou que ainda não se conformava com o fato de Chicago ter perdido para o Rio a sede da Olimpíada de 2016 :P

A única preocupação de todos que trabalham por lá era não saber se o próximo prefeito irá manter essa tradição de receber os turistas, afinal é um gesto muito simpático.

Por uma questão de minutos, não encontramos o prefeito em seu gabinete, mas conseguimos tirar algumas fotos em sua sala de conferência. E não é que o Fred leva jeito para assessor de imprensa?

Fred no Conference Room do prefeitor de Chicago

Fred fazendo seu discurso matinal (Foto Greg Thiemeyer)

Gostei tanto dessa experiência que estou quase me voluntariando para criar o Valinhos Greeter, o que vocês acham dessa ideia? :D

Curiosidades: Olha só quem encontramos no nosso caminho durante o tour: Picasso, Miró…

Para ver como agendar o passeio com o Chicago Greeter, entre neste post :)

Picasso - ChicagoMiró - Chicago

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros de Chicago \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    8 Comentários
  1. Se não em engano algum tempo atrás uma das charadas de sexta do VnV foi um destes vitrais de Chicago…

    Muito legal conhecer a cidade com o auxilio de um greeter… Se um dia for a Valinhos vou querer um passeio personalizado :D

    Bjs

    • Tadico! Se vc vier para Valinhos eu te levo, com o maior prazer, para conhecer todos os mega importantes pontos turísticos da cidade: a festa do figo, a igreja matriz, o maior jequitibá da cidade e o Mc Donalds :mrgreen:

      Brincadeiras a parte, foi bem interessantes conhecer a cidade pelos olhos de um morador local. E a Mimi era muito empolgada, contou várias histórias, não foi nada cansativo. Tomara que você consiga encontrar algo parecido em Boston :D

  2. Olá, Sou arquiteta e estou adorando seu blog!! Ouvi falar sobre roteiros especifícos para arquiteto, vc sabe alguma coisa?
    obrigada!

    • Patrícia,
      durante as nossas caminhadas por Chicago eu sempre comentava com o Fred que a cidade é um prato cheio para quem é arquiteto ou para quem gosta de arquitetura.

      É inevitável falar sobre arquitetura durantes os tours, pois é uma característica marcante da cidade.

      Lá você vai encontrar várias opções de passeios que falam sobre esse tema. Vou listar algumas pra você:

      Segway Tour

      Até mesmo no Food Tour eles comentam sobre a história e a arquitetura dos bairros que passamos durante o passeio.

      Você já pensou em agendar um tour com o pessoal do Chicago Greeter e dizer que você prefere fazer um tour com foco em arquitetura da cidade? Como esse programa é personalizado, o pessoal do Chicago Greeter vai agendar um horário com algum morador da cidade que tenha conhecimentos de arquitetura. Nós tivemos muita sorte de falar esse passeio ao lado de uma moradora que era apaixonada pela cidade, ela foi nos contando várias histórias dos prédios mais famosos de Chicago, foi um dos momentos mais legais da viagem.

      Você pode também agendar um tour com o pessoal do Chicago Architecture Foundation. Eles oferecem uma programação bem interessante de walking tours, bus tours e até boat tours focados na arquitetura da cidade. A programação oficial se encontra no site da Fundação. Fiquei super curiosa para fazer esse passeio de barco, mas ele não estava disponível quando visitamos a cidade.

      Lá você também encontra alguns passeios de barco chamados “tours de arquitetura“. Parece interessante :)

      Chicago tem inúmeras opções de passeios para quem curte arquitetura. Agora é só escolher a opção que mais lhe agrade ou optar por todas :D

      Boa viagem! (Depois você nos conta qual passeio você fez e o que você achou?) Aproveite bastante e qualquer dúvida é só falar ;)

  3. Agora não tenho mais dúvidas vou agendar o Greeter! Pena que vocês não testaram o passeio de barco…Vou continuar na dúvida ou vocês tem alguma dica de alguém que já foi? Achei meio caro por isso queria saber se vale realmente a pena.

    • Oi Fernanda.

      O Chicago Greeter é ótimo mesmo, ainda mais se vc pegar alguém bem legal como guia :) Não conhecemos ninguém que tenha feito o passeio de barco, mas vc pode conversar com o Greeter e ver se ele acha legal ou não e daí vc compra o ticket. Mas se vc não conseguir nenhuma referência, você pode aproveitar a cidade sem esse passeio mesmo. Nós ficamos 4 dias inteiros por lá e ainda faltou coisa pra ver e passear :P Então não deixe de ver algo legal só por causa do barco.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Chicago Greeter: destaques do passeio [...]

  2. [...] contando os primeiros detalhes do tour vou deixar as surpresas que a Mimi nos aprontou para o próximo post. Stay [...]