É sempre útil pesquisar preços de passagens aéreas e hoteis nos consolidadores como Kayak e Priceline para tentar encontrar boas ofertas e também para saber quais horários de vôos existem para determinado trecho. Assim, podemos planejar melhor nossos roteiros e bolsos :P

Encontrei esses dias um outro consolidador chamado Hipmunk que me agradou bastante, não tanto pelos preços que são parecidos com os outros, mas pela maneira com que mostram tanto vôos como hoteis.

Hipmunk é um jogo de palavras com Chipmunk (esquilo em inglês). Por que exatamente usaram um esquilo como símbolo eu não sei, mas até que é simpático :P

Pesquisando Vôos

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Ao pesquisar por vôos, o Hipmunk te mostra uma lista de todos os vôos disponíveis para aquele trecho de uma maneira em que você pode facilmente ver os horários dos vôos, se há escalas (parte mais clara na barrinha), quanto tempo de vôo e escalas e o preço.

O mais interessante é como ele ordena os vôos.

Além das opções mais básicas de ordenar por preço, duração de vôo e horário de chegada ou saída, ele também ordena por “Agonia” (Agony). Agonia para eles é uma combinação de preço, duração e número de paradas de um determinado vôo.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Esse conceito de “Agony” é muito interessante pois às vezes a gente prefere pagar um pouquinho a mais para ter um vôo menos longo ou com menos escalas.

O site também lhe dá outras maneiras para filtrar os vôos como a opção de “Filter by Time” (filtrar por horário) para escolher uma determinada faixa de horário. Você também pode mover as barrinhas com setas na tabela para filtrar somente os horários de vôos que começam e terminam naquela faixa de horário.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

O preço mostrado já é o preço total de ida e volta (se essa foi a opção escolhida). Para ter mais detalhes do treço, clique em cima dele.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Para comprar a passagem ou ver os detalhes dos dois trechos (para o caso de ida e volta), clique no “From $$$$” ou no “Select this leg” e ele lhe levará à próxima tela com as outras opções de horário e preço para a perna seguinte. Uma vez escolhido, clique em “Buy $$$$” e os detalhes serão mostrados e a opção de comrpar pela Orbitz será mostrada.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Pesquisando Hoteis

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Para pesquisa de hotéis eles também tem uma interface muito legal. Após escolher para onde você quer ir, ele lhe mostrará no Google Maps os hotéis disponíveis usando cores para distinguir as diferentes faixas de preços. Assim você tem uma idéia melhor de localização e preço dos hotéis disponíveis.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Bem como na pesquisa de vôos, o Hipmunk mostra os hoteis usando, além das clássicas, a classificação por Ecstasy, ou seja, uma pontuação baseada em preço, reviews e amenidades disponíveis naquele hotel.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Além disso você pode filtrar os hoteis pelas amenidades que você quer e ainda consegue mostar no mapa informações extras para saber se o hotel escolhido está perto de shoppings, restaurantes, pontos turísticos e afins :)

Clicando no hotel escolhido você tem mais informações sobre o hotel e as opções de sites para reservá-lo.

hipmunk pesquisa voo e hoteis

Tudo parece as mil maravilhas, né? Mas, como tudo na vida, o Hipmunk não é perfeito.

Vantagens

  • A interface é a melhor que eu já vi em sites de pesquisa de vôos e hoteis, os famosos consolidadores. Simples de usar e muito fácil de ver as informações mais importantes.
  • Essas classificações de vôo por Agony e de hotel por Ecstasy é muito legal. Assim, a não ser que você esteja procurando uma companhia aérea específica ou um hotel de padrão superior ou super barato, essas classificações lhe mostrarão os melhores custo-benefício.
  • O site não é pesado e as pesquisas são relativamente rápidas.
  • O esquema de mostar vôos é muito amigável.
  • O esquema de mostrar hotéis integrado com o Google Maps é super útil. Quem nunca sofreu para ver se o hotel que queria era bem localizado?
  • Clicando no hotel é possível ver as opiniões sobre ele.

Desvantagens

  • Não são todos os vôos que são mostrados. No Brasil eu só achei vôos da Gol e Tam. Contudo, a mesma coisa acontece com outros consolidadores, pois nem o Kayak mostra vôos da Trip, por exemplo.
  • Uma única opção de empresa para comprar vôos: a Orbitz.
  • Os preços não são melhores que os outros consolidadores, apesar de que, são sempre parecidos para o mesmo trecho de vôo.
  • Poucas opções de sites de reserva de hotéis.

Considerações finais

O Hipmunk é um ótimo site para pesquisar vôos e hotéis, mas ele deixa a desejar nas opções de compra. O que eu sugiro é começar a pesquisa pelo Hipmunk, pois sua interface é a melhor até hoje. Depois de encontrar o vôo ou hotel que você quer, use os outros consolidadores ou sites de reserva de hotéis para fazer a compra. É quase um retrabalho, mas o tempo economizado com a pesquisa inicial compensa.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    8 Comentários
  1. Uau! Gostei mto dessa novidade!

    Muito legal gente!!!

    bjus

  2. Muito bacana, obrigada por partilhar, Fred! :D

  3. Thanks so much for this great review of hipmunk! I had to translate it using GoogleTranslate because I can't read Portuguese :) but what I read looks great.

    • Hi Alexis.

      Thanks for the compliments :) I liked Hipmunk's design and usability. Really nice and easy to use.

      I just think it would be a good idea to have more partners on the "selling" part of travel tickets and hotels. I'm not sure which contract you have with them, if any, but having more options is always good ;)

      If there is something you didn't understand well from the translation (Google can sometimes make some mess with that :P) just let me know.

      BTW, I think you owe me a (or some) beer ;P

      Cheers,
      Fred @marvila

  4. Gostei! Vou testar na proxima viagem. Boa semana para vcs!

  5. Adorei o texto, super explicativo! Estou escrevendo um similar, de todos os buscadores de voos disponíveis, essas ferramentas são muito importantes para nós viajantes!

    Obrigada!

Deixe seu Comentário