Com o número de smartphones crescendo cada vez mais, a necessidade de estar conectado aumentou. Há uns 3 anos, eu viajei com apenas um iPhone e consegui me virar bem com as redes Wi-Fi abertas, mas hoje minha necessidade de estar conectado já não me deixa ficar tranquilo na mesma situação :P Por isso, poder usar a Internet 3G no exterior é uma das minhas necessidades básicas de viagem. Como fazer para usar a Internet 3G no exterior de maneira eficiente e barata?

Há momentos em que você quer enviar uma foto, um vídeo ou simplesmente fazer um check-in no Foursquare, mas sem uma rede aberta por perto o timing acaba passando e aquele momento pode deixar de ser interessante.

Como usar a Internet 3G no exterior

Pensando nisso, comecei a procurar se haviam planos pré-pagos de Internet 3G no exterior enquanto viajávamos e, a partir de 2011, comecei a ver algumas opções surgindo. Obrigado Marcie (@Marcie14), Carlinha (@carlinhaz) e Thyago (@thyago_portela) pelas discussões iniciais sobre o assunto :)

Hoje, quase todas as operadoras GSM do mundo – ou pelo menos nos destinos mais comuns dos viajantes – já têm um plano de Internet 3G pré-pago tanto para smartphones quanto para tablets.

Resolvi então montar uma lista com os países e operadoras que eu consegui confirmar que têm planos pré-pagos de Internet 3G no exterior.

Se você sabe de algum outro país ou operadora ou se já usou algum desses serviços,

por favor conte-nos sua experiência :D

Como usar a Internet 3G no Exterior?

Alguns pequenos detalhes sobre a utilização da Internet 3G no exterior:

  • Como os nomes e valores de planos mudam muito rápido, a lista contém apenas os países e suas operadoras que já confirmamos ter planos pré-pagos de Internet 3G.
  • Ao lado de alguns países, coloquei o equivalente de “pré-pago” para ajudar quando forem falar com os vendedores ;)
  • Lembrando também que é necessário que seu smartphone esteja já desbloqueado e em alguns países pode ser preciso fazer alguma configuração no seu smartphone/tablet para a Internet funcionar na rede deles. Nada que o funcionário da loja não possa lhe ajudar.
  • Não é possível usar o chip da operadora de um país em outro país, mesmo que a operadora seja a mesma em ambos os países e que estes estejam, por exemplo, na União Europeia. Se você tentar, estará em roaming internacional no país de destino.

Usar a Internet 3G no exterior não tem muito segredo. Basta fazer como faríamos por aqui. Procure uma das operadoras da lista abaixo que tenha planos pré-pagos de Internet e compre o SIM card ou o microSIM, enfim, o “chip” para o seu telefone.

Para o caso do iPhone e outros smartphones, você provavelmente terá de comprar um chip com plano pré-pago e adicionar a esse plano a opção de Internet. A vantagem é que você terá créditos de minutos também para fazer ligações e enviar SMS. Já para o iPad e outros tablets, você pode comprar um plano somente de dados, pois não há a parte “telefone” deles.

Em ambos os casos, depois de comprar o chip, basta colocá-lo no aparelho, habilitar a linha e testar a Internet para ter certeza de que está tudo funcionando. Nesse momento, o funcionário da loja poderá lhe ajudar caso haja algum problema :) Só lembrando que algumas operadoras precisam de algumas horas ou mesmo dias para habilitar a Internet 3G.

Com tudo funcionando, é hora de comentar aqui no blog ou mandar uma mensagem no Twitter pra mim avisando que deu certo :P

Operadoras com planos pré-pagos de Internet 3G no exterior para Smartphones e Tablets
(iPhone, Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian, etc.)

Vale a pena comprar o iPhone 5 - concorrentes: Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920Como usar a Internet 3g no exterior - motorola xoom

África do Sul

Alemanha (prepaid / callYa)

Veja o post com todos os detalhes sobre os Planos de 3G pré-pago na Alemanha.

Argentina (prepago)

A Keila disse que o plano MoviTalk da Movistar não funcionou no iPhone 4S para a Internet 3G. Segundo a operadora é porque eles não tem permissão para o 4S.

Austrália (prepaid / pay as you go)

Áustria (prepaid)

Bélgica

Brasil (pré-pago)

Canadá (prepaid / pay your way)

Chile (prepago)

China

Colômbia (prepago)

Claro é boa para a maior parte da Colômbia, mas em alguns lugares como San Andrés é melhor usar a Movistar.

Dinamarca (prepaid)

Espanha (tarjeta)

Escócia (pay as you go / prepaid)

  • O2 (dica Bruna)

Estados Unidos (prepaid / pay as you go / go phone)

  • AT&T (comprar o data package pois o pay-per-use não serve para smartphones)
  • T-Mobile

Grécia

Finlândia

França (la carte / prépayées)

  • SFR - somente para iPhone (dica Marcie)
  • Orange (dica Taciana)
  • Bouygues - habilita a Internet 3G na hora (dica Anderson)

Relato detalhado do André sobre a Bouygues. Ele também comentou que eles não permitem usar o Skype, Viber e outras apps do tipo para fazer chamadas.

Relato da Maria sobre um chip pré-pago pronto para usar da Orange.

A Sophia comentou que apesar de a Orange dizer que a Internet leva 2 dias para ser habilitada, na prática começa a funcionar na hora.

Grécia

Holanda (prepaid)

Índia

Inglaterra (pay as you go / prepaid)

Israel (Big Talk)

Itália (ricarigabili)

Japão

Na Soft Bank é preciso alugar um chip direto na operadora para poder usar o número e a Internet no Japão, pois não há como comprar um chip lá sem ser morador. No aeroporto já dá para alugar o chip :)

Na eConnect você pode comprar o chip e enviar diretamente para seu hotel e não precisa devolver. Leia o comentário da Camila sobre essa opção.

Jordânia

  • Zain (dica Philipp)

México (prepago)

Peru (internet móvil prepago)

Polônia

Portugal (pré-pago)

República Dominicana

República Tcheca

Suécia

Suíça (PrePay / Prepaid)

Tailândia

Turquia

Os planos da AVEA ainda dão direito a Free WiFi para clientes estrangeiros  :D Se possível, faça download do teclado turco no seu celular, pois o Tony teve problemas para habilitar a internet 3G dele por não conseguir digitar um caracter especial.

Uruguai (prepago)

Update (25/10/2011):

Dois leitores do blog (Betinho e Marcel) indicaram 2 sites muito interessantes para pesquisar as operadoras GSM do mundo todo que tem chips SIM pré-pagos. Desta forma você pode descobrir quais têm plano de Internet 3G disponíveis para os planos pré-pagos também se ele já não estiver na lista acima.

Apesar de mostrarem o preço, eu não confiaria cegamente, pois preços e planos mudam a toda hora nas operadoras, mas é uma boa maneira para se ter uma noção do quanto gastaria.

PrePaidGSM: É bem completo e atualizado, mas para saber se a operadora tem planos de dados pré-pago é preciso clicar no link “Pre Paid Offer” para ver as opções de plano para cada operadora.

Pay as You Go Sim with Data Wiki: Bom site também, mas não tão completo. Para o caso da Alemanha, por exemplo, as operadoras maiores (como Vodafone e T-Mobile)  não estão listadas.

Este post é atualizado constantemente com novas dicas que outros leitores deixam nas caixas de comentários ou que descobrimos em nossas viagens.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    550 Comentários
  1. Um dos melhores sites pra se saber quais os melhores planos em cada país é o http://prepaidgsm.net . Excelente! Sempre o uso.

    • Oi Betinho.

      Interessante esse site :) Me parece bem completo.

      Vou adicioná-lo ao post também, afinal não dá pra confirmar todas as operadoras do mundo sozinho heheheh Essa lista que eu fiz foi baseadas nas operadoras grandes que consegui confirmar através de seus sites e baseado na experiência dos leitores também :D

      Até,

  2. Oi, Ligia,

    Embora não esteja na relação acima, na Itália, a operadora 3 (Tre) oferecia, até julho/2010, quando fui, um plano pré-pago de 2 ou 3GB de dados por €8. E, para a 1a. ativação, você recebia os €8 como crédito!

  3. Magnífico. Fica a minha sugestão. Indicar ao lado de cada operadora o passo-a-passo para se obter o acesso. Pelo que já estudei o processo se dá em duas etapas. 1 – A compra do chip pré. 2 – A recarga de algum plano de dados. Abraços, Marcel

    • Oi Marcel.

      Cada operadora tem sua maneira de colocar o plano de dados e não são todas que têm plano de dados pré-pago também. Por isso eu não quis colocar mais detalhes (sem contar que os sites são sempre muito confusos :( ).

      Mas gostei da dica e vou colocar como uma nota geral, pois a maioria das vezes é assim mesmo :)

  4. Acabei de achar na net …. http://prepaidwithdata.wikia.com Acho que tem do mundo todo.

    • Oi Marcel.

      Boa dica :) Mas não é assim tão completa. Para a Alemanha, por exemplo, as operadoras grandes (Vodafone e T-Mobile) não aparecem.

      De qualquer forma, vou adicionar o link pois há muitas outras operadoras que a gente nem conheçe por serem menores. Difícil é achá-las durante a viagem :P

      Valeu,

  5. Na Holanda fui de Vodafone em um plano pré-pago que descontava menos de 10 euros por mês para 1Gb de dados. Deu para fazer tudo que precisava.

    Na França procuramos na Orange e o atendente disse que demorava 4 ou 5 dias para ativar o plano. Antes disso era o valor normal (caríssimo) sendo descontado dos seus créditos. Perguntamos se era assim em todas e ele garantiu que sim :-( Vale a pena pra quem for ficar bastante tempo.

    Na Inglaterra fomos de T-Mobile, quase o mesmo esquema da Holanda (preço e dados.)

    Se a operadora não tiver o micro sim (pro iPhone 4) vale a pena procurar outras, pois às vezes eles mesmos cortam o sim normal e é mais garantido :-)

    • Oi Cláudia.

      Obrigado pelas dicas :)

      Já adicionei ao post como confirmação. Não adicionei o da Orange na França pois parece que não é um plano assim tão bom pra quem está de passeio pela cidade.

      Até,

  6. sei que o post é sobre 3G, mas eu tenho uma dúvida meio boba. Nunca viajei com smartphone pro exterior…pra usar wi-fi liberado não é preciso ter chip das operadoras locais, né? nesse caso o smartphone funciona como um computador normal, é isso? Obrigada!

    • Oi Val.

      No exterior, para usar o Wi-Fi no smartphone vc não precisa de chip de nenhuma operadora :)

      Alguns celulares precisam de um chip inserido para poder usar o aparelho direito, mas nesse caso pode ser o seu mesmo do Brasil. É só não tentar fazer ou receber ligações para não pagar Roaming. Ah, e desabilitar o 3G pq Internet em Roaming é um roubo o.O.

      O que eu faço no meu Android e no iPhone é deixar o aparelho em modo avião e habilitar somente o Wi-Fi. Dessa forma não corro riscos de fazer ligações ou usar a Internet 3G. Somente quando uso o Chip de uma operadora local que eu deixo no modo normal :)

      Qualquer dúvida, é só avisar :)

  7. Oi, gente! Vi esse post no site do Ricardo Freire, achei interessante pq acabei de publicar algo semelhante no meu blog e minha irmã me perguntou sobre os dados 3G na França. Só queria explicar um detalhe: o programa pré-pago da SFR é para uma "clé" 3G, ou seja, um pen-drive que se adapta num computador mas não num smartphone pois precisa de uma entrada USB! Acho que pra ter 3G no celular só com plano e assinatura mesmo.

    Beijos!

    • Oi Ana.

      Obrigado pela informação.

      Eu acabei de falar com a Marcie, que deu essa dica, e ela confirmou que na SFR o plano pré-pago é somente para iPhone, mas existe sim :)

      Para os outros aparelhos de telefone é realmente necessário procurar uma outra operadora. Mas se a SFR tem planos para Modem, é bem possível que sirva nos iPads e tablets já que é a mesma ideia ;)

      Vou atualizar o post com essas novas informações.

      Até,

  8. Ah ok então! Abandonei o iPhone pra adotar o Galaxy SII, mas é bom saber. De qualquer jeito acho que o melhor é procurar um ponto de wi-fi mesmo a não ser que seja caso de vida ou morte. Qualquer plano pré-pago, seja de dados ou não, costuma ser caríssimo!

    • Oi Ana.

      Eu também mudei de iPhone pra Galaxy S :P A Marcie (correspondente especial em Paris ;P) confirmou o preço e na SFR eles estão cobrando 24 euros por 20 dias de internet ilimitada (1,20 euros por dia). Um preço bom, mas que vale mais a pena para quem vai ficar pelo menos 1 semana para que o preço fique mais diluído.

      Não sei quanto às outras operadoras da França, mas a maioria das operadoras da Europa que têm planos pré-pagos de Internet está cobrando algo entre 1 e 2 euros de acesso à Internet por dia, o que eu acho bem razoável, ainda mais se tratando de Pré-Pago :P

      Usar Wi-Fi é uma boa também, mas encontrar Wi-Fi's abertas está ficando complicado. Na Espanha e em Londres, o que fazíamos era ou entrar no Starbucks e tomar um café ou usar a Internet nos restaurantes e bares (com consumo, claro), uma prática que está se tornando comum e que eu apoio :)

      Agora, eu acho que ficar conectado é legal, mas sem ficar neurado com isso, pois nada melhor que esquecer da vida durante uma viagem :D (Ainda mais em Paris, né Marcie?)

  9. Gente, vamos ver se vocês conseguem me dar uma ajuda. Estou na Itália há dois meses. Vim para cá com um Milestone desbloqueado da Vivo. Chegando aqui comprei um chip da Tim, com internet 3G pré-paga. A vendedora me disse que a internet, bem como a linha seria ativada em até 24 horas. A internet 3G NUNCA funcionou. Ao ir em uma loja da Tim e relatar o problema para uma vendedora, ela me disse que nunca ia funcionar mesmo, pois a Vivo, ao desbloquear o telefone, desbloqueia só para chamadas e não para internet. Sendo assim, teria que comprar um aparelho novo aqui na Itália. Para mim isso não faz nenhum sentido e é papo de vendedora para eu gastar uns bons euros num celular novo. O site da Tim Itália também não oferece um suporte decente. Alguém sabe se preciso mexer em alguma configuração do telefone para a internet funcionar?
    Obrigada!

    • Oi Carolina.

      Isso que a pessoa da TIM lhe falou é balela. Eu tenho um Galaxy S desbloqueado pela VIVO e consigo usar 3G em qualquer operadora. O que poderia estar acontecendo é o seu Milestone não usar a mesma frequencia da TIM Itália, mas não é o caso, pois o 3G da TIM é 2100 e o Milestone também usa essa frequência.

      Infelizmente nenhuma operadora em nenhum lugar do mundo vai lhe oferecer um suporte bom :(

      Eu aconselho você a ir a outra operadora e testar o plano deles e conferir se você também tem problemas com o 3G. Dessa forma você tira a dúvida se o problema é no aparelho ou na operadora (eu voto na segunda opção).

      Em todo caso eu imagino que seja possível configurar qual a frequência usada pelo 3G no seu aparelho (cada aparelho é diferente) e daí você poderia tentar colocar 2100, mas isso não é algo comum ou que devesse ser feito manualmente. Pra mim o seu plano com a TIM Itália é que está com problema e eles não querem adimitir :(

      Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

      Até,

  10. Fred, valeu pelas dicas! Vou comprar um chip de outra operadora e ver no que dá. Qualquer coisa dou mais um grito por aqui. Obrigada!

  11. 1 2 3 4 5 22
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Como usar a Internet 3G no exterior […]

  2. 1 2 3