Munique (Müchen ou Munich, como preferir) é uma cidade muito simpática e gostosa de se conhecer, principalmente no verão e na primavera, quando as temperaturas são mais quentes, o sol se põe tarde e o povo está de bom humor.

roteiro-quatro-dias-munique-20

Para entender Munique

Em Munique, eu tive a sensação de estar em uma cidade medieval, principalmente em seu centro histórico, mas com quase todas as comodidades de uma cidade moderna. Foi muito legal ver como ela consegue mesclar a modernidade sem afetar a estrutura histórica que existe por lá.

Contudo, alguma coisa ainda me incomodava. Eu tinha a impressão de que algumas construções históricas eram meio fake. Foi então que um amigo, que me serviu de guia em um dos dias, me lembrou que Munique foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e que, em menos de 60 anos, eles conseguiram reconstruir toda a cidade, principalmente o seu centro histórico.

Ao assimilar essa informação, consegui apreciar melhor a cidade e compreendi que o que me incomodava eram algumas reconstruções, com suas paredes e pedras mais novas e muito limpas contrastando com o que havia restado de pé. Isso não representava um descuido, mas sim uma necessidade.

Durante a guerra, as igrejas foram muito bombardeadas, mas a maioria das torres resistiram e continuaram de pé devido à dificuldade dos aviões em acertá-las (ou porque muitos as utilizavam como pontos de referência nos momentos dos bombardeios). Então, em Munique as torres das igrejas são normalmente originais de fábrica.

Quanto tempo ficar em Munique

Eu consegui visitar quase todos os pontos que marquei no mapa em 2 dias inteiros. Confesso que foi muito corrido, mas era todo o tempo tinha disponível.

Se quiser fazer um roteiro parecido só que com mais calma, três dias são uma boa medida, entretanto, se quiser visitar outros pontos e quem sabe fazer algum bate e volta pela região, como o Castelo de Neuschwanstein, você precisará de mais tempo.

Sugestão de tempo na cidade:

Confira nosso roteiro completo de 4 dias em Munique.

Onde ficar em Munique

Se hospedar fora da área vermelha do mapa não é interessante, pois você gastará mais tempo com deslocamentos.

Dentro da área vermelha é onde considero lugares aceitáveis de se hospedar em Munique, desde que haja uma estação de metrô (U-Bahn) ou trem (S-Bahn) por perto. Lembrando que eu não estou levando apenas a localização no mapa em consideração: quanto mais para perto da linha vermelha, mais a cidade vai tendo cara de subúrbio europeu e menos burburinho você vai encontrar.

Dicas de hotéis em Munique:

Para se ter uma noção de tempo, do Olympiapark até Marienplatz (centro da cidade) são 12 minutos de metrô.

Já a área em azul, marca o centro de Munique. Se você se hospedar ali, a maioria dos pontos turísticos e históricos estará a alguns minutos de caminhada, sem contar as inúmeras estações de metrô por perto.

Eu sugiro ficar perto da área azul para não perder muito tempo com deslocamentos e também para poder curtir o o clima da cidade e os restaurantes/cervejarias mais de perto.

Roteiro de 4 dias de Munique 14