Google Voo é uma ferramenta gratuita de pesquisa de preços de voos que pode ajudar na hora da compra de passagens mais baratas.

Com toda a interface característica de outras ferramentas do Google, a função, antigamente conhecida como Google Flight Search, se torna uma grande aliada de quem busca o melhor custo benefício na aquisição do bilhete aéreo.

Conhecer o Google Voos e todas as suas funcionalidades é uma forma de otimizar mais ainda sua busca e tornar a viagem mais econômica.

Nesta post mostraremos os detalhes de como acessar e usar o pesquisador de voos do Google.

Como acessar o Google Voos e achar passagens baratas?

Google Voos é facilmente acessado por qualquer navegador, tanto nos computadores e celulares. O jeito mais simples é pesquisar no próprio Google ou digitando google.com/travel/flights.

assine nossa newsletter

    Digamos que você quer voar de São Paulo para Orlando (esse exemplo ainda será muito usado) e está pesquisando pelas passagens pelo notebook. Só acessar o Google e fazer qualquer uma das buscas relacionadas “São Paulo para Orlando voo”, “passagem aérea São Paulo para Orlando” e suas variações.

    Após aqueles links de anúncio que ficam no topo da pesquisa, o Google mostrará uma caixa onde você pode acessar as opções de voos que a ferramenta localizou. Ele também disponibiliza uma caixa de busca para “múltiplos destinos”, ou seja, você pode simular rotas chegando por um destino e voltando por outro.

    Captura de tela da página de pesquisa do Google com resultados de busca já utulizando o Google Voos
    Google Voos – Resultado quando você busca por voos no Google

    Como a imagem acima ilustra, o Google Voos mostra as opções com o melhor custo benefício (menor preço e menos horas/escalas) no topo da lista, além da opção de passagens mais baratas.

    Mais fácil ainda, você pode apenas digitar os dois destinos na busca “São Paulo Orlando” e logo na parte de baixo da barra de pesquisa terá a aba “Voos”, clique nela e pronto. Você está no Google Voos ou Google Flights.

    Captura de tela da página do Google com a opção Voos destacada
    Google Voos – Insira a origem e destino no Google e, depois, selecione o menu ‘voos’

    Na versão Mobile a pesquisa permanece a mesma. Caso você não visualize a aba “voos” no seu menu, basta arrastar as outras funções para a esquerda até achar o Google Voos.

    Ou, você pode acessar diretamente o site da ferramenta e colocar os destinos de maneira manual.

    Caputra de tela da página do Google infomando o resultado de busca pelo Google Voos
    Google Fligths – Usar o versão mobile segue o mesmo passo a passo da Web

    Passo a passo para usar o Google Flights e achar passagens baratas

    Chegou a hora de colocar a mão na massa e usar o Google Voos ou Google Flights, como você preferir, para achar passagens baratas. Ao acessar a ferramenta, coloque seu ponto de partida, destino e depois o período da viagem.

    Ao clicar, um calendário é aberto para você selecionar a data de ida e de volta. A melhor parte é que ao selecionar a data de ida, o Google Voos carrega automaticamente as tarifas dos bilhetes de ida e volta somados para aquele dia, deixando os preços mais baixos encontrados em destaque.

    Captura de tela com o calendário que apresenta o valor médio das passagens por dia.
    Google Voos – No calendário conseguimos ver mais fácil em quais dias as passagens estão mais baratas

    Ao selecionar o período, o site abre a lista de companhias aéreas que oferecem aquele voo, priorizando a passagem mais barata.

    Atenção

    Nem sempre a melhor opção de preços tem o trajeto mais conveniente

    Em muitos momentos, o voo considerado o melhor pelo Google é o mais barato e é também o que faz mais escalas.

    Se você deseja os voos diretos ou em horários melhores mas ainda sim, mais econômicos, use os filtros da ferramenta para tornar os resultados mais interessantes para as suas necessidades.

    Essa é uma das vantagens que fazem o Google Voos vantajoso, pois é possível planejar sua viajem baseado no quanto você quer gastar na passagem e/ou quão longo é o voo (incluindo escalas).

    Captura de tela apresentando resultados das buscas
    Google Voos – Página de resultados apresentando resultado da busca priorizando passagens mis baratas

    Ao selecionar as opções de voos de ida e volta baseadas na sua preferência, o Google Flights indica os canais onde é possível fazer a compra, seja diretamente no site da companhia aérea, ou em uma agência online ou indicando que a tarifa selecionada é possível apenas com um agente de viagens de sua escolha.

    voilà, voyageur! Você acaba de economizar e comprar passagens mais baratas.

    Captura de tela apresentando os sites mais indicados para comprar passagens
    Google Voos – Veja quais sites são mais interessantes para compra

    Alertas: o aviso do Google Voos para passagens mais baratas

    Na aviação é comum que os valores das passagens caiam (ou subam) conforme os dias. O preço acaba sempre variando por diferentes razões ligadas a economia, demanda, custo de aeroportos, tributos… enfim, uma salada de razões.

    Alerta Google

    Ative o alerta do Google Voos e deixe a ferramenta monitorar por você

    Por isso, o Google Voos, assim como outros buscadores de passagens, dispõe de uma função de rastreio do menor preço que pode ser acessado logo na primeira página do Google Flights.

    Você pode monitorar para qualquer data ou para um período específico, legal né?

    Caputura de tela com as aopções de alertas selecionadas
    Google Voo – Use o recurso de alerta para que o Google te avise quando os preços caírem

    Quando selecionada, a ferramenta envia um e-mail para sua conta do Google avisando sobre a queda no valor e indicando que talvez seja um bom momento para comprar e garantir o preço em baixa. Esses alertas são ótimos e nos ajudam a monitorar os preços das passagens.

    Outras funções do Google Voos

    Outras funções excelentes do Google Voos incluem ainda uma série de possibilidades de busca para os viajantes.

    Usei o exemplo da cidade de Orlando como destino final, mas e se a passagem mais barata para entrar na Flórida naquele período da viagem não esteja em Orlando mas em Miami ou Fort Lauderdale?

    Assim, o Google Flights permite selecionar o estado, país ou continente para descobrir quando comprar os voos mais baratos para aquele período e para aquele região.

    Além disso, você consegue incluir mais de um destino no campo de busca, facilitando a vida de quem planeja um roteiro com várias cidades.

    Também é possível acompanhar a evolução dos preços no menu “Gráfico de preços”. Essa opção fica bem acima dos resultados de busca.

    Como usar o Google Voos e achar passagens baratas 1
    Google Voos – Gráfico de preços e suas oscilações conforme os meses, considerendo o mesmo período de viagem