Você já deve ter ouvido falar do Outubro Rosa, um movimento que nasceu nos EUA e que busca informar e conscientizar as pessoas sobre a luta contra o câncer de mama.

Post off-topic, mas por uma causa nobre :)

Como disse a @samegui ao lançar a blogagem coletiva desse ano sobre o #outubrorosa, é importante “lembrar que é preciso se cuidar, se conhecer e prevenir.”

Além de achar a ação um passo importante na luta dessa causa, achei que era o momento adequado de participar, pois muitas vezes esse assunto é esquecido pelas mulheres mais jovens.

Outubro Rosa 2011

Mesmo o câncer de mama não sendo comum nas jovens, será que estamos atentas à prevenção? Será que temos o hábito de nos cuidar e de fazer exames periodicamente? Quantas outras doenças não conseguimos prevenir se dedicarmos um pouquinho do nosso tempo a esse cuidado tão importante?

Se ainda não precisamos fazer a mamografia anualmente, com certeza convivemos com alguém que precise.

Será que também não é nosso papel conversar com ela sobre isso? Se criarmos o hábito da saúde preventiva e da busca pela qualidade de vida desde cedo, as chances de levarmos uma vida mais saudável e alcançarmos uma maturidade mais tranquila são maiores.

O #outubrorosa nos lembra que o melhor caminho para o bem-estar ainda é realizar os exames de rotina, o diálogo, a informação e sempre buscar um diagnóstico precoce.

Você pode até achar que já fez a sua parte e que está tudo em dia com essa agenda, mas você já pensou em conversar com suas amigas ou até mesmo com sua manicure ou cabeleireira sobre a campanha? Talvez ela esteja envolvida demais com outros assuntos e tenha “esquecido” dos seus próprios exames, talvez ela não tenha acesso a informações corretas ou não tenha com quem conversar.

Eu estava estudando algumas informações importantes para adicionar a este post, mas encontrei dois posts tão redondinhos sobre o tema que, se eu fosse você, não deixaria de ler:

Outubro Rosa 2011: você já teve o seu Dia Rosa? da Simone Miletic no blog Smiletic

Outubro Rosa: Top 10 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama da Flávia no blog From Lady Rasta

Acompanhe a blogagem coletiva no blog da Samantha Shiraishi

Tem mais valor quem gosta de compartilhar e construir colaborativamente #outubrorosa

Em homenagem ao #outubrorosa o Sundaycooks mudou seu visu ;)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Muito interessante e importante o tema escolhido para esse post.
    Nos cuidando poderemos garantir melhor qualidade de vida.

    Bjs

    p.s. achei lindo o novo visual.

  2. Muito bacana a iniciativa! :D Parabéns!!

Deixe seu Comentário