Nova York (particularmente Manhattan) é uma cidade muito tranquila de se passear. Como sempre há lugares bonitos e diferentes para ver, ande a pé sempre que possível para sentir a vibe da cidade :D Claro que, ainda assim, precisamos de um modo de locomoção eficiente e organizado para poder começar o dia, para cobrir aquelas distâncias maiores que não valem a pena serem percorridas a pé, ou simplesmente para quando estamos cansados. Para esses casos existe o Metrô de Nova York.

O sistema de transporte público de Nova York é muito bom e conta com várias linhas de metrô (é um dos maiores do mundo) que lhe levam para todo canto de Manhattan e arredores como Brooklin e o Bronx. Não bastasse isso, o sistema de ônibus deles é tão bom quanto o de metrô, mas isso será o assunto do próximo post da série Sem Mistérios :D

Mesmo sendo organizado e eficiente, o metrô de Nova York tem muitos detalhezinhos que atrapalham quem chega à cidade pela primeira vez e que me faz considerar este, junto com o metrô de Munique, um dos mais complicados.

Como usar o Metrô de Nova York

Comprando os passes:

A primeira coisa é entrar numa estação e comprar o Metro Card, que é o ticket usado nos metrôs e transporte públicos de Nova York.

Metrô de Nova York - Máquina de venda de passes

Existem 3 modalidades de passes:

  • Silgle Fare: Passe de um único uso. Para aqueles momentos em que você erra a estação e seu Metro Card não funciona >.<
  • Pay-Per-Ride Metro Card: Você carrega o Metro Card com um certo valor (entre 4,50 a 100 dólares) e o valor de cada uso (seja no metrô ou nos ônibus) é descontado a medida que você vai usando. É bom para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou não pretende usar muito o metrô.
  • Unlimited Ride Metro Card: Esse é um Metro Card que você pode usar tanto nos metrôs quanto nos ônibus de maneira ilimitada. O Unlimited Ride Metro Card é vendido somente para 7 ou 30 dias.

Valores (atualizados em 28/10/2011):

  • Single Ride: 2,50 dólares.
  • Pay-Per-Ride: Você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
  • Unlimited Ride 7 dias: 29 dólares.
  • Unlimited Ride 30 dias: 104 dólares

Metrô de Nova York - MetroCard

Qual passe comprar?

Como turista, é normal que a gente faça umas 4 viagens por dia com transporte público. No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,10 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 25,20 dólares. Se ficar mais um dia na cidade, esse valor já aumenta para 33,60 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias. Claro que se você usar mais ou menos o transporte público, essa conta muda :P

Então, qual passe comprar? Fiz uma listinha rápida para lhe ajudar a escolher :)

  • De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
  • De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias
  • De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias

Eu não vou entrar no mérito dos passes express ou EasyPay pois esses são mais para quem vai ficar na cidade por mais tempo ou com propósitos específicos que não o turístico :mrgreen:

Como comprar os passes?

Comprar os passes do metrô de Nova York é simples. Ache uma máquina e siga a instruções. Para nós, pobres mortais, há versões em Inglês e Espanhol dos menus.

Metrô de Nova York - telas da máquina

Metrô de Nova York - telas da máquina - 2

Ao final, insira seu cartão para o pagamento e pronto :)

Utilizando o metrô de Nova York:

Antes mesmo de entrar na estação, você precisa prestar atenção se o metrô naquela estação está indo para a direção correta (normalmente Uptown ou Downtown), pois em Nova York, poucas estações têm ligação entre as plataformas que vão em direções diferentes :(

Mapa do metro de Nova York

Clique na imagem para ver uma versão maior

Tente pegar o mapinha grátis das estações nos guichês. Não é sempre que eles têm, mas é uma mão na roda :D Você também pode utilizar alguma app para seu smartphone com o mapa do metrô de NY como o aMetro ou uma das várias opções específicas para NY da própria App Center da MTA. O mapa do metrô de Nova York também pode ser baixado pelo site da MTA direto em PDF.

Dentro das estações, não é sempre que o mapa das linhas está a mostra e a única indicação de direção da linha é aquele Uptown ou Downtown que eu falei. Não há mapas do tipo: Você está aqui e as próximas estações são X, Y e Z como nos metrôs de Madri e Londres, por exemplo.

Uma vez dentro da estação e passadas as catracas, é só esperar o trem :)

Planejador de Itinerários:

Utilize o planejador abaixo para ver os itinerários disponíveis para a rota que você deseja :D

Dicas:

A maioria das linhas de metrô de Nova York dentro de Manhattan está nas direções Norte (Uptown) e Sul (Downtown), com as linhas L e S (cinza nos mapas) cruzando a cidade de Leste a Oeste. Por isso, Uptown e Downtown são as direções principais que você precisa saber. Olhe no mapa e veja se a estação que você quer ir está a norte ou sul da sua estação atual.

Tentar ir da linha Azul para a Verde, por exemplo (uma vem pelo West Side e a outra pelo East Side) de metrô requer que você utilize as linhas L ou S para fazer a troca, o que aumenta o número de baldeações. Se você estiver mais ao sul da ilha, considere sair da estação e andar até a próxima estação do trem que você quer, pois é mais rápido :)

Para regiões entre a parte sul da ilha e o Central Park, usar o ônibus para fazer essas baldeações pode ser melhor e mais divertido :D

Pegadinhas:

Essa questão da direção dos trens em uma estação é o mais crítico do metrô de NY e, claro, foi nosso erro na nossa primeira vez na cidade.

Ainda acostumado com o metrô de Londres, nós entramos numa estação, passamos pela catraca para só então descobrir que não havia como cruzar para a outra plataforma. Tivemos de sair daquela estação e procuramos a entrada para a outra plataforma que ia para a direção correta. A entrada era do outro lado da rua…

Chegando lá, fomos trollados pela catraca. Como já havíamos passado o Metro Card naquela estação (mesmo que na direção contrária), não poderíamos usar o Metro Card por 18 min o.O”

Aqui tínhamos 2 opções: comprar um Single Ride para cada um ou esperar os 18 min… Acabamos comprando 2 Single Ride tickets para não perder muito tempo.

Se não tivéssemos saído da estação também poderíamos ter pego o metrô ali mesmo, ido até a próxima estação e feito a troca de trem e plataforma se necessário.

Uma coisa boa de NY é que as entradas das estações ficam todas perto umas das outras e as linhas e direção dos trens estão marcadas logo na entrada de cada uma delas. Portanto, se estiver em dúvida, olhe para os lados e vá até as outras entradas para garantir que está na direção certa :P

Se gostou do que viu, assine o blog!


    33 Comentários
  1. Poxa, e essas dicas vêm 2 semanas depois que eu voltei de la ?!Pelo menos pra Boston as dicas foram essenciais!!!

    Não achei um bixo de sete cabeças, mas tbm não é nada fácil…

    Agora vamos combinar que é beeem feio neh? Acho bom pra aqueles que reclama do metrô de São Paulo verem que o nosso é bem limpo e organizado….

    Anyway, prefiro andar pelas ruas, olhando tudinho! rsrs Fiquei na 8th Avenue e andei pros 2 extremos numa boa….

    Parabéns pelo blog!

    beijos

    • Oi Emily.

      Obrigado pelos elogios :)

      Que pena que você já voltou de lá hehehe Mas realmente, nenhum metrô é assim um bichão impossível, mas cada um tem suas nuances que podem atrasar um pouquinho seu passeio e, por isso, explicar os detalhes é sempre bom :D

      O de SP é organizado, mas é pequeno, então eu não compararia muito não :P o de Munique é bem maior e mais limpo que o de São Paulo, já o de Paris… Mas concordo que as estações de NY são bem sujinhas mesmo hehehe

      Nós também andamos horrores quando viajamos :P É muito legal sentir o ambiente das cidades, como as pessoas se comportam e, porque não, encontrar coisas inesperadas? :P

      Até,

  2. *reclamam

  3. Estou indo para Nova York e minha duvida é , descendo no Jfk Aeroporto, parece que tem um trem ate a estação Jamaica, mas depois não sei qual linha de metro pegar para chegar na setima avenida,proximo ao central park. Alquem teria uma dica, ja que de taxi ficaria muito mais caro.Grato

    • Oi Augusto.

      Você vai precisar pegar o Air Train para ir até a estação Jamaica ou Howard Beach. De lá você precisa saber qual estação você quer ir para poder saber exatamente quais opções você tem. No site da MTA é possível fazer o planejamento da rota, mas eu também coloquei um planejador de rotas no post para facilitar sua vida :)

      Utilize os seguintes valores:

      From: JFK TERMINAL 1 INTERNATIONAL
      To: <Coloque a sua estação de destino. Ex.: 59TH ST – COLUMBUS CIR STATION 1/A/B/C/D
      Clique na setinha ao lado de Submit.

      Ao fazer isso, o site vai lhe redirecionar ao site da MTA com os itinerarios :)

      Nesse caso de exemplo, é melhor pegar o Air Train até Horward Beach e de lá pegar a linha azul A em direção a 207TH ST-INWOOD e descer na estação 59TH ST – COLUMBUS CIRCLE.

      até,

  4. Ola Fred, muito boa as suas dicas, principalmente para nós que estamos indo agora em maio e ai está minha dúvida. Vamos descer no JFK, e o nosso hotel fica na 45 EAST 45TH ST. AT MADISON AVENUE, NEW YORK, NY 10017, consigo chegar de metro ou ônibus?
    Abraço.

    • Oi Auber.

      Você consegue chegar de metrô sem problemas sim. É só perguntar ou seguir as placas até o metrô (vc vai precisar usar o AirTran do aeroporto até chegar à estação de metrô) e de lá já pega o metrô até a estação mais próxima do seu hotel.

      Nós não usamos metrô em nenhuma das vezes, pois da primeira resolvemos experimentar o shuttle para o hotel e da outra estávamos vindo de outra cidade de carro. Mas é tranquilo. Esse AirTran é o trasporte que leva do aeroporto até a estação mais próxima do metrô (Jamaica normalmente) e de lá vc pega a linha para Manhattan.

      Para saber exatamente o caminho e as linhas que vc precisa pegar, use o widget do metrô que eu coloquei no meio deste post com a estação de saída (JFK) e a de chegada que for mais próxima do seu hotel :)

    • Valeu mesmo pelas dicas Fred, por sinal vamos ficar no já conhecido seu Roosevelt, alguma dica boa de compras ali perto, tipo roupas(North Face, Columbia, Timberland, etc) e eletroeletrônicos, estou querendo comprar uma armação de óculos Nike, na verdade estou pensando em mandar fazer lá, tenho miopia e vou levar os dados quanto a grau e tudo mais, será que consigo?

      Obs.: Confirmei com o hotel e eles recebem compras pela internet, o que acha do serviço?
      Abraço.

    • Auber,

      Nessa última viagem, também levei a receita do médico na tentativa de mandar fazer as lentes dos óculos por lá. Mas você acredita que a lente custava muito mais do que por aqui? (Levando em consideração os valores praticados aqui na região de Campinas.) No final das contas, comprei só a armação porque valeu muito a pena, a diferença de preço era gritante e mandei fazer a lente aqui mesmo no Brasil.

      Dá uma olhadinha na LensCrafters, é uma rede de óticas bem famosa em NY, tem várias filiais espalhadas pela cidade.

      Quanto a compras, fique tranquilo. Você está perto da Grand Central e relativamente próximo a 5av. ;) Mas se você procura por promoções, não deixe de ir na Century 21 e passear pelo Soho, lá você encontra muitas lojas bacanas e menos lotadas do que na 5av.

      Veja também esse post do Fred com dicas para sobreviver a muvuca da Century 21:

      Como sobreviver à Century 21 de Nova York

  5. Olá Fred,

    Você saberia dizer se este cartão ilimitado de 7 dias seria possível usar um cartão para dua pessoas, tipo estou viajando com minha noiva, se eu passar na roleta depois ela passar com o mesmo cartão se isso funciona?

    Valeu.

    • Oi Rodolfo.

      Não, em NY não existe a opção de usar um cartão para mais de uma pessoa como há na Alemanha. Além disso, se você por um acaso errar a estação e tiver de sair e entrar em outra em um tempo menor que 15 min, seu cartão será recusado :/ é uma maneira de evitar que mais de uma pessoa use o cartão ilimitado.

  6. olá, gente.. adorei seus posts.. inclusive esse do metrocard eu imprimi pra poder não me perder na hora do bilhete..kkkk bom estou indo no começo de março, e determinei que não vou usar taxi, só me digam uma coisa?! alguem´ja teve experiencia de andar com duas grandes malas pelos metros de NYC??? kkk eu chego por Laguardia e volto por JFK, vou ficar no Brooklyn há uns 300 metros da Prospect station.. alguem compartilha a experiencia, ou serei o primeiro a postar quando eu voltar!!??
    obrigado e boa viagem à todos.

    • Oi Fernando. Que bom que o post está lhe ajudando :D

      É possível ir de metrô com duas malas, mas em horário de pico pode ficar complicado. Outra coisa, não é toda estação que tem escada rolante, então se prepare para levar as malas escada acima.

      Dá uma olhada na opção de shuttle (usamos o super shuttle) do aeroporto. É mais em conta que táxi (para 2 pessoas) e mais tranquilo que metrô. Eu falo dele aqui:

      http://sundaycooks.com/2010/03/25/fred-e-natie-na-america/

  7. oi fred eh o coca vc falou que o metro de nova york eh complicado que nem o de munique eu estava em munique agora achei super facil mas o metro de nova york pelo que estou lendo ja estou assustado vc acha que como andei facil e munique nao vou ter dificuldade e nova york o que vc acha me da uma luz obrigado

    • hehehe O metrô de Munique é complicado por causa dos detalhes e da língua. O de Nova York é complicado porque você tem de saber para que lado quer ir, pois não é toda estação que tem comunicação com os dois lados dos trilhos. Uma vez que você sabe qual lado pegar, o metrô é bem simples ;) Em todo caso, não precisa se preocupar, o máximo que vai acontecer é você ter de voltar e pagar um passe de uma viagem a mais se não quiser esperar os 15-20 min para poder passar de novo com o passe diário.

      Mas a dica que eu dou é: use ônibus. Simples e rápido e você ainda poderá ver a cidade de cima em vez de ficar vendo somente pelos metrôs ;D

      Sem Mistérios: Ônibus em Nova York

  8. oi fred outra coisa essa questão de uptown e downtown eh muito importante saber como posso aprender esta questão para não errar obrigado aguardando resposta

    • Oi Coca.

      É importante sim, mas não é difícil. Pra saber se é uptown ou downtown, olhe para onde vc quer ir. Se estiver indo para cima no mapa é Uptown. Se estiver indo em direção para baixo do mapa, é downtown. Os mapas de metrô geralmente têm o desenho de manhattan, então são próximos à realidade :)

  9. oi fred outra pergunta o trem que vou pegar exemplo numero 1 eh igual o de munique sempre leva em cima o numero e o nome da ultima estacao do lado que quero ir ai vejo se no caminho esta minha estacao que quero decer assim eh todos na europa super facil obrigado

    • É diferente nesse caso. Em Munique passam trens de várias linhas na mesma plataforma, mas em NY só passam os trens da mesma linha (mesma cor de linha no caso). Há alguma exceção como as linhas 1, 2 e 3 que são vermelhas e em algumas estações elas param na mesma plataforma, mas de maneira geral só para uma linha por plataforma.

      Eu não achei muito fácil ler o número delas se vc perder a frente do trem chegando, mas só para alguns lugares específico é que isso mudaria seu itinerário. Eu não lembro de ter precisado olhar se era linha 1, 2 ou 3 durante as vezes que peguei essa linha.

  10. oi fred vc chegou a ler minha pergunta obrigado

    • Acabei de responder ;) É que tem semanas que a gente fica mais atarefado e demora um pouco mais para responder aos comentários, mas fica tranquilo que a gente responde a todos sempre. :)

  11. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] metrô organizado e tranquilo de usar. Ele não tem tantas estações como os metrôs de Londres e Nova York, e às vezes você precisa andar um pouquinho para chegar até o seu destino, mas mesmo assim é [...]