O mercado de turismo, assim como a indústria dos eventos e entretenimento, foi um dos mais atingidos pela pandemia de COVID-19 exatamente por incentivar a aglomeração e o fluxo de pessoas. Tentando recuperar os prejuízos, uma primeira aposta para a retomada do setor foi o tal do turismo de isolamento.
Esse termo que logo caiu nas graças do Instagram e que nos garante uma certa facilidade em o distanciamento social porque se proporem em oferecer opções de lugares com pouco fluxo de pessoas. Mas a muvuca logo descobriu esse segredinho e também escolheu viajar para esses destinos perfeitos para quem queria se esconder.
Aqui cabe um porém bem grande: muitos desses lugares considerados destinos de isolamento não têm estrutura hospitalar e nós podemos ser vetores assintomáticos de transmissão e contaminação da doença, causando sobrecarga à um sistema praticamente inexistente.
Turismo de Isolamento: 5 destinos tranquilos no Brasil
Se você considerou todo esse cenário e quer tirar uns dias de folga, reuni cinco opções de roteiros isolados (na alta temporada nem tanto assim) aqui no sudeste saindo dos grandes centros urbanos e que são boas opções para quem gosta de viajar de carro.
Capitólio
Minas Gerais vai levar dois prêmios nessa lista: um para Capitólio e outro para Serra da Canastra – inclusive fica aí a dica para quem quer fazer um roteiro combinado entre as duas regiões. Vale super a pena essa combinação de cachoeira e alguns dos melhores queijos brasileiros.
Capitólio é um destino de fácil acesso também para quem sai da região de Campinas ou de Ribeirão Preto, quanto para quem vem de Belo Horizonto. A cidade ficou famosa pelos passeios de lanchas na represa de Furnas, os cânions que se formam com a construção das barragens da hidroelétrica de Furnas e suas muitas cachoeiras. Não vá aos finais de semana e feriados prolongados. A cidade fica lotada.
Serra da Canastra
Vizinha de Capitólio, a Serra da Canastra colocou o Brasil no mapa dos queijos mais premiados internacionalmente. Muito além dessa gostosura, é ali que nasce o rio São Francisco. A região tem trilhas 4×4 incríveis, passeios de balão, cachoeiras maiores que as de Capitólio e um povo bem hospitaleiro.
A Serra da Canastra é muito conhecida por ser um destino de aventura, por isso as atividades mais comuns são percorrer as trilhas pelas montanhas, fazer tours de motocross ou 4×4, descer os rios fazendo canoagem ou boia-cross e, quem sabe, ainda se aventurar fazendo rapel em uma cachoeira. Como a circulação dentro parque é limitada para quem não tem um veículo apropriado, algumas pousadas e guias oferecem esses tipos de passeios.
Montanhas Capixabas
A região das montanhas capixabas é muito procurada durante o inverno, principalmente por quem vive em Vitória, afinal menos de 100 km separam a serra da capital. Com temperaturas mais amenas e ares de puro sossego, o destino é perfeito para ser visitado praticamente o ano todo.
O principal cartão postal da região não pode ficar de fora do seu roteiro: Pedra Azul. O parque estadual da Pedra Azul é um ponto de preservação da mata atlântica. Muitos moradores garantem que esse nome surgiu graças à coloração azulada que a pedra aparenta ter dependendo da hora do dia e da incidência do sol.
Se você procura um roteiro de carro pelo Espírito Santo, a sequência Venda Nova do Imigrante – Pedra Azul – Domingos Martins – Santa Tereza é perfeita para quem gosta de montanhas e dias mais tranquilos.
Ilhabela (lado norte)
Destino queridinho dos paulistanos mais endinheirados (não é à toa o apelido de Capital da Vela), Ilhabela é um dos pontos altos do turismo no estado de São Paulo. Com pousadas charmosas, ótimos restaurantes e praias deliciosas, a ilha é sempre uma boa escolha, principalmente para viagens curtas e durante a semana.
Para evitar a superlotação, dê preferência às praias e pousadas no lado norte da Ilha (em breve vai ao ar nosso guia completo desse lindo destino no litoral de São Paulo).
Cunha
A pequena cidade de Cunha é a receita perfeita antistress. No trecho da Estrada Real que leva a Paraty, a região é cheia trilhas, cachoeiras e muita tranquilidade. Cunha também é conhecida pelos seus tradicionais ateliês de cerâmica.
Cunha abriga uma das áreas de maior biodiversidade desse trecho da Mata Atlântica e, por conta do seu relevo acidentado, muitas cachoeiras são formadas ao longo dos rios que passam por essa região. Seu grande campo de lavandas também tem recebido muitos visitantes.
Alguns pitacos para tentar amenizar os riscos de contaminação:
- Não aglomere
- Procure jantar cedo, dê preferência para restaurantes com áreas abertas
- Use máscara o tempo todo mesmo que as pessoas ao seu redor não estejam usando
- Dê preferência para os modelos N95 da 3M
- Lave bem as mãos o tempo todo e use álcool gel
- Evite levar as mãos aos olhos
- Evite viajar na alta temporada (durante o verão)
- Deixe as janelas abertas e os ventiladores ligados. É importante que o ar circule bastante.
2020 foi um dos anos mais incertos das nossas vidas. Vimos nossa programação de viagens caindo feito dominó e muitas inseguranças ainda surgem quando falamos se já é hora de voltar a viajar ou não. Sei que você está cansado, eu também estou, mas a pandemia não acabou e todo cuidado é pouco.
Ótimo texto com essas 5 sugestões de cidades para fazer um turismo de isolamento bacana. Bem lembrada a questão da falta de estrutura hospitalar adequada inexistente em alguns lugares. Destes lugares só não conheço ainda as montanhas capixabas (quero já!) e Ilhabela.
Ilhabela é uma delícia. Sou suspeita pra falar, Deyse 😉
Adorei essas dicas de destinos no sudeste para dar uma escondida. Acho essa proposta de turismo de isolamento uma ótima ideia para este momento.!
Torcendo para a situação melhorar logo!
Adorei os destinos para turismo de isolamento! Nós estamos fazendo viagens curtas e em locais tranquilos e tem sido ótimo 🙂
AS vezes bate aquela vontade danada de querer sair de casa, né?
Realmente, ao pensar em uma viagem é preciso verificar se realmente não vamos piorar o cenário. Se todos decidirem ir para aquele destino onde você pretende fazer turismo de isolamento, já deixa de ser.
É preciso muita cautela, paciência e responsabilidade. Serra da Canastra e Capitólio estão na minha listinha para quando as coisas se acalmarem. 🙂
Se você conseguir viajar durante a semana e fora da alta temporada deve conseguir encontrar essa região bem mais tranquila 😉