Desde o finalzinho do ano passado, a KLM lançou sua nova classe executiva na rota Brasil – Amsterdam. Chamada de World Business Class, ela também marcou a chegada de outra novidade da cia em terras canarinhas: a operação com o Boeing 787 Dreamliner para voos partindo do Rio de Janeiro.

E foi graças ao convite para conhecer essas novidades que nós conseguimos fechar nosso roteiro de 60 dias pela Europa. Obrigada, KLM 😀

Como é voar de business class na KLM - 05

A nova World Business Class da KLM

A chegada da World Business Class foi fruto de um longo trabalho de desenvolvimento visando o conforto e a privacidade de cada passageiro. O primeiro sinal desse objetivo alcançado foi encontrar assentos totalmente reclináveis e que ainda contavam com divisórias entre as poltronas.

Cada uma delas ainda conta com suas próprias tomadas e espaços para recarregarmos nossos dispositivos eletrônicos. A TV é de 17 polegadas e ainda conta com a função dual-screen, ou seja, é possível assistir um filme na tela e acompanhar a rota do seu voo no controle remoto 😉 Os fones de ouvido possuem cancelamento de ruídos (noise cancelling), ou seja, uma maravilha para não escutar os ruídos do avião durante uma noite de descanso.

Como é voar de business class na KLM - 04

Visando valorizar os talentos do país, a KLM chamou alguns dos designers holandeses mais reconhecidos para desenvolverem detalhes especiais de toda essa experiência na nova World Business Class como: os tecidos das poltronas, os talheres e louças. Até a bolsa com amenities da cia foram projetados exclusivamente.

Como é voar de business class na KLM - 09

Na rota BrasilAmsterdam, o cardápio é assinado pelo chef Rodrigo Oliveira do famoso restaurante Mocotó e oferece pratos que são a cara do nosso país como o típico escondidinho de mandioca com carne seca. Uma delícia! 😀

Como é voar de business class na KLM - 08

Ao final do voo, não poderiam faltar as famosas miniaturas das casas de Amsterdam feitas em Delft Blue, a tradicional cerâmica holandesa pintada em azul. Ah, e são 96 casinhas diferentes e colecionáveis 😛

A frota vai ser redesenhada em diferentes fases e aos poucos todos os aviões da cia devem passar a operar com essa nova classe executiva.

Como é voar de business class na KLM - 01

Nós tivemos uma experiência muito tranquila e agradável ao voar na executiva da KLM para a Holanda e não poderíamos começar melhor nossa longa viagem pela Europa 🙂 Energias recarregadas, era hora de cair na estrada.

Como é voar de business class na KLM - 02

O Boeing 787 Dreamliner da KLM

A KLM começou a voar com o Boing 787 Dreamliner no final de 2015 e ele só é utilizado em determinadas rotas como Toronto, Abu Dhabi, Osaka, São Francisco, Dubai, Cidade do Cabo e o Rio de Janeiro.

A empresa opera 12 voos semanais entre o Brasil e Holanda, mas o Dreamliner por enquanto é utilizado apenas na rota Rio de JaneiroAmsterdam com quatro saídas semanais.

Como é voar de business class na KLM - 03

Atendimento via Redes Sociais

Em abril, a empresa lançou outra uma novidade: ao conectar sua conta de Facebook com seu cadastro no site da KLM e ao fazer seu check-in online, automaticamente você recebe uma mensagem via in-box confirmando seu voo e, o melhor de tudo, até seu cartão de embarque. Esse é o print da mensagem que recebi na hora do meu web check-in. Achei prático demais 😉

Como é voar de business class na KLM - 12

Stop-over e promoções da KLM

Mesmo que a Holanda ou Amsterdam não sejam seus destinos finais, voar com a companhia é sempre uma ótima pedida, tendo em vista que o aeroporto internacional de Schiphol é um importante hub de conexões para a Europa e Ásia. Além disso, a companhia também tem lançado, com uma certa frequência, ótimas promoções para diferentes cidades europeias 😀

Como é voar de business class na KLM - 11

Comprando sua passagem direto no site da KLM, ainda é possível incluir o famoso stop-over na ida ou na volta de seu destino final, sem tarifa adicional. Agora eles também oferecem a possibilidade do passageiro escolher quanto tempo quer ficar na capital holandesa, antes de partir novamente. Se você queria uma razão para conhecer Amsterdam, essa é a sua chance 😉

Como é voar de business class na KLM - 10

Nenhum valor extra é cobrado para esse stop-over além das taxas aeroportuárias e ela é válida para todos os voos saindo do Brasil, mesmo para quem voa na classe econômica. Você ainda pode utilizar esse recurso tanto na ida quando na volta da sua viagem, desde que ele seja reservado na hora de emissão do seu bilhete aéreo.

Spencer, o robô da KLM

Como um dos projetos de inovação da cia, a KLM vem testando os serviços de um simpático robô chamado Spencer. Ele oferece ajuda para passageiros em conexão, lê as informações do cartão de embarque e calcula a distância e o tempo de deslocamento até os portões de embarque. Que pena que não conseguimos encontrá-lo pelo aeroporto. Quem sabe na volta ao Brasil? 😛

Como é voar de business class na KLM - 06

O aeroporto internacional do Galeão

O aeroporto internacional do Galeão ainda está em reformas para a chegada dos jogos Olímpicos e desde 21 de abril, a KLM passou a operar seus voos saindo do terminal 2, uma ótima notícia tendo em vista as limitações do antigo terminal 1.

Com essas mudanças, os passageiros que voam de executiva e associados Elite Plus do programa de fidelidade Flying Blue agora tem acesso à sala VIP da Gol, parceira da KLM. A entrada no lounge, que funciona de 6h às 2h, é sujeita à disponibilidade de lugares.

Como é voar de business class na KLM - 07

O Sundaycooks viajou para Amsterdam a convite da KLM.