Muito se fala sobre as criações da gastronomia peruana, seus novos chefs e seus ingredientes únicos. Nessas horas, não há lugar melhor do que o Mercado de Surquillo para experimentá-los in natura. Sem dúvidas é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de Lima.

Nossa paixão pelo Mercado de Surquillo

Apaixonados por mercados que somos, nossa aventura por Lima só estaria completa depois de conhecer o Mercado de Surquillo, onde chefs buscam suas matérias primas frescas, turistas ficam encantados com frutos raros e limenhos passam apresados.

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 08

Prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos, no Mercado de Surquillo você encontrará uma variedade incrível de grãos, de temperos, de frutas e de sabores muitas vezes diferentes do que esperamos.

Da imensidão de batatas e das diferentes cores dos milhos, logo nos deparamos com a variedade dos ajís, as pimentas peruanas, muito utilizadas como base para seus pratos.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

O mais famoso entre eles talvez seja o ají amarillo, uma pimenta alaranjada muito utilizada nos ceviches, nas causas limeñas e no ají de gallina – pratos tradicionais da cozinha do Peru. Como ela não costuma arder, você pode experimentá-la sem medo.

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 11

Passeios pelo Mercado de Surquillo

Alguns guias e chefs peruanos oferecem um passeio pelo mercado, mostrando seus diferentes sabores e ainda explicando cada uma das frutas e vegetais típicos do Peru. Esse tipo de tour vale muito a pena, mas fazer um passeio pelo Mercado de Surquillo por conta própria também é uma experiência por si só.

Guia de Lima Ebook

O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.

Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.

Em algumas barraquinhas, você pode conversar com as vendedoras e perguntar sobre cada fruta, comprar uma de cada e fazer a degustação ali mesmo. É uma oportunidade única para conhecer alguns sabores um tanto quanto diferentes para nosso paladar. Já adianto, são deliciosos!

Depois de visitar o Mercado de Surquillo, nenhum capítulo de Chef’s Table será mais o mesmo.

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 05

As frutas do Mercado de Surquillo

Se quiser algumas sugestões, não deixe de provar algumas das frutas do mercado como a lúcuma (essencial para o suspiro limenho e muito utilizada em sobremesas e sorvetes), a chirimoya (parente da nossa fruta do conde e atemoia), o aguaymanto (que no Brasil atende pelo nome de physalis ou golden berry), o pepino (um tipo de mini-melão), a tuna (uma fruta de cacto parecido com nosso figo da índia), a granadilla (um tipo de maracujá docinho), a ingá (uma fruta que parece um algodão doce natural) e o tomate de árbol (que de tomate não tem nada além da aparência).

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 06

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 03

Um mercado de orgânicos em Surquillo de fazer inveja

Aos domingos, na ruazinha lateral do Mercado de Surquillo, acontece uma feira de produtos orgânicos muito boa. São oferecidos temperos, mel, chás, chocolates, ervas, queijos, cafés e pães: tudo muito natural e fresco. Destaques para os temperos e chocolates amargos.

 

Passeio pelo Mercado de Surquillo em Lima - 09

Mercado de Surquillo

  • Endereço:
    • Av. Paseo de la Republica, próximo ao cruzamento com Ricardo Palma
    • Estação Ricardo Palma do corredor de ônibus Miraflores – Centro
  • Horários:
    • segunda a sexta, das 7 às 17h; sábados até as 17h; domingos até as 16h
    • O mercado orgânicos acontece na rua lateral apenas aos domingos
  • Preços:
    • Considere gastar em torno de 12 soles para provar várias frutas
    • Negocie sempre os valores