Seguindo a ideia do post do Viber, resolvi testar o Tango, uma app para fazer video-ligações ou ligações só com voz entre seus usuários.

Eu lembro de ter testado o Tango já há algum tempo, mas na época não me agradou, mas resolvei testar novamente para saber se ele ficou melhor e gostei do resultado :)

O Tango

Tango

Pode-se dizer que o Tango, além de uma dança sensual dos nossos hermanitos, é um Skype sem a opção de ligação paga para telefones fixos, mas com a facilidade de não precisar criar nenhuma conta para usar a app.

Ao abrir a app em seu smartphone pela primeira vez, ela vai lhe pedir o número do seu telefone e seu email para criar sua conta. A partir daí, a app fará uma pesquisa em seus contatos e lhe mostrará quem já está cadastrado.

Versão para PC bem parecida com a do smartphoneVersão para PC bem parecida com a do smartphoneVersão para PC bem parecida com a do smartphone

Selecione com quem você quer conversar e escolha se quer conversar com vídeo, voz ou apenas enviar uma mensagem de vídeo para essa pessoa :)

versão para smartphoneversão para smartphone

Um fato bem interessante é que é possível usar o Tango pelo PC, coisa que não é possível com o Viber. Basta baixar o programa, usar o mesmo telefone já cadastrado na app do seu smartphone e o mesmo email. (algumas imagens acima são da versão para PC :P)

Na primeira vez, ele lhe enviará um código pelo Tango para o seu telefone, então você precisa que a app esteja rodando em seu smartphone, pois esse código é necessário para garantir que outras pessoas usem a sua conta. Depois disso, o programa do PC funcionará como no seu smartphone (repararam que a skin é parecida com um iPhone), permitindo chamadas com ou sem vídeo direto de/para o PC.

Vídeo-chamadaVídeo-chamada com "surpresas"Vídeo-mensagem

As imagens acima são as de divulgação do próprio Tango, pois essas mocinhas de banco de imagem são muito mais bonitas que minha cara feia :P Mas uma coisa é certa, a qualidade dos vídeos não são nem de perto próximas a essas. Falo mais sobre isso abaixo.

Durante as vídeo-chamadas é possível mandar umas animaçõezinhas bobinhas para a outra pessoa, mas apenas uma é de graça e você tem de pagar para ter as outras. Também é possível ver as 5 últimas mensagens de vídeo enviadas para você e, novamente, se você quiser armazenar mais, será preciso comprar um pacote especial.

O Tango está disponível para Android, iPhone, iPod Touch, iPad, Windows Phone e PCs (com Windows apenas).

Qualidade da ligação:

Eu liguei para um amigo que está morando no interior de Minas Gerais pelo Tango utilizando o Wi-Fi (4MB do meu lado e 10MB do lado dele) e a qualidade de ligação foi boa, quase sem atraso e sem nenhum corte. Claro que quanto pior for sua conexão (3G, estou olhando para você), pior a qualidade da ligação.

Qualidade da vídeo-chamada:

A qualidade do vídeo em si é baixa, porém mais que suficiente para uma conversa. Apesar de travar de vez em quando (estávamos usando o 3G), ainda era possível manter a conversa sem problemas já que o áudio era mantido mesmo quando o vídeo travava..

Eu fiz uma vídeo chamada com a CarlinhaZ do RJ, ambos usando 3G, e a qualidade de vídeo e ligação foram melhores que o esperado, com pequenos atrasos e poucos cortes. Já com a Paula Bicudo de SP, ela com 3G e eu com Wi-Fi, a chamada foi perfeita, sem atrasos ou cortes. Obrigado às duas pela participação :D

Mais uma vez, a qualidade e velocidade da conexão influenciam muito e o vídeo pode ficar mais lento ou com menos quadros por segundo.

Vantagens:
  • Não precisa de mais um usuário e senha, seu próprio telefone é o seu usuário (o email é para o caso de você usar pelo PC).
  • A qualidade de ligação é boa, mesmo em 3G.
  • Faz chamadas de voz e vídeo de graça entre usuários do Tango.
  • É possível enviar mensagens de vídeo para outros usuários.
  • Pode ser usado diretamente do PC.
  • Atualização automática da sua lista de contatos e sincronização com a do telefone, ou seja, nada de ficar procurando amigos que têm a app ou ficar avisando que você está lá.
  • Para adicionar pessoas à sua lista, basta que seus telefones estejam em sua lista de contatos.
Desvantagens:
  • Não é possível enviar mensagens de texto ou multimídia (só vídeos)
  • Não há versão para Blackberry.
  • Não existe versão para Macs.
  • Não é possível ligar para telefones fixos ou para telefones que não estejam usando o Tango.
Conclusão:

Eu achei que o Tango evoluiu bastante desde a última vez que usei e agora é uma app que pode ser usada sem maiores problemas para fazer ligações internacionais e manter o contato com a família e amigos durante uma viagem ou até mesmo para economizar em ligações interurbanas entre amigos :)

A possibilidade de usar pelo PC é um atrativo, mas não haver a versão para Mac é uma falha que eu espero que corrijam em breve.

O grande problema do Tango e da maioria das apps que usam voz em tempo real como o Skype e Viber é a qualidade e velocidade das conexões utilizadas. Quando se está em Wi-Fi, a qualidade e velocidade geralmente são melhores e, portanto, a ligação também, mas em 3G a coisa muda de figura, pois o 3G já é inerentemente instável (a velocidade varia bastante) e nesse caso a qualidade da ligação cai. Ainda assim, pelos meus testes o Tango se saiu muito bem.

Dicas:

Quem usa iPhone precisa habilitar o Push Notifications para a app, caso contrário não saberá quando alguém está ligando se a app já não estiver aberta.

Se você já usou o Tango, nos diga o que achou :)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    66 Comentários
  1. Como faco pra deletar meu perfil do tango e q pare de chegar mensagens por email ja q registrei by email. Obrigada

    • Oi Van. Infelizmente eu não sei. tente ver nas configurações ou entrar em contato com o suporte deles.

  2. 1 2 3 4
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] de falar sobre o Tango e o Viber, ótimas opções para quem quer economizar fazendo ligações ou vídeo-chamadas, chegou [...]

  2. [...] É uma app de troca de mensagens muito usada e bem feita, mas não é grátis. Ela custa apenas 0,99 USD para iOS. Preço irrisório, é verdade, mas com outras opções grátis, eu prefiro não senti necessidade de comprar essa app Tango [...]