Páscoa pede chocolate, seja em forma de ovo de páscoa, seja em forma de barras de chocolate que valem mais que dinheiro. Então, para adoçar o almoço de páscoa, resolvi fazer um Bolo Fudge com Cobertura de Ganache.

Mas por que você não fez o seu delicioso cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro ou seu famoso brigadeiro de colher? Primeiro porque fudge significa que o doce tem bastante chocolate (era páscoa, lembra?) e depois porque ganache também tem bastante chocolate e eu sempre quis aprender a fazer ;)

Vamos à receita d, e no final eu deixo as dicas de execução :D

Bolo Fudge com Cobertura de Ganache do Panelinha

chocolate meio amargo

Tempo de preparo

2h se você for de boa na lagoa como eu ;P

1h se você tiver experiência

Serve

Muitas porções. Mesmo.

Ingredientes
Para a massa:

  • 150g de chocolate meio amargo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 110g de manteiga
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar e forma
Para a cobertura de ganache:

  • 300g de chocolate meio amargo
  • 2/3 de xícara de creme de leite fresco
  • 70g de manteiga
  • 1/2 xícara (chá) de lâminas de amêndoas torradas para decorar
Modo de preparo
Massa:

1) Preaqueça o forno a 180 graus (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 25cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2) Numa tábua, pique o chocolate. Numa panela, coloque o chocolate picado, o açúcar, o leite e a água. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando derreter, retire do fogo.

3) À panela com a mistura de chocolate, junte a manteiga e o óleo. Misture apenas para incorporar.

4) Numa tigela grande, mistura a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o fermento em pó. Regue com a mistura de chocolate e misture bem.

5) Adicione os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição.

6) Transfira a massa para a fôrma e gire sobre a mesa para nivelar. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura.

Cobertura de ganache:

1) Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela e leve ao micro-ondas por 1 minuto, apenas para amolecer.

2) Coloque a manteiga num recipiente e leve ao micro-ondas or 30 segundos para derreter. Se preferir, derreta numa panelinha em fogo bem baixo.

3) Numa panelinha, coloque o creme de leite e leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e despeje no chocolate amolecido. Misture bem até obter um creme liso. Acrescente a manteiga derretida e misture novamente.

bolo fudge recém desenformadaganache

Montagem:

1) Num prato redondo, maior que a fôrma, desenforme o bolo.

2) Despeje a cobertura de ganache sobre o bolo e espalhe com uma espátula para cobrir o bolo todo, inclusive as laterais.

3) Polvilhe a borda do bolo com as amêndoas laminadas.

4) Quando a cobertura endurecer, transfira o bolo para outro prato ou limpe as bordas, retirando todo o excesso de cobertura.

Dicas:
  • Compre sempre chocolate de boa qualidade. Nada de chocolate hidrogenado ou fracionado.
  • Quando estiver misturando o chocolate com a farinha, mexa bem para evitar que o bolo fique com bolinhas de farinha depois de assado.
  • Ao misturar o creme de leite no chocolate ou a margarina no chocolate, pode parecer que eles nunca vão se juntar, mas é só misturar que eles se incorporam direitinho :D

Resultado:

O bolo em si ficou muito bom. Ao sair do forno, o cheiro estava tão bom que perfumou a casa inteira. A minha cobertura de ganache não ficou como deveria e acabou ficando muito mole. Não sei se foi o calor ou algum ponto errado do chocolate da cobertura, mas ela não endureceu. Somente quando eu a coloquei na geladeira é que ela endureceu como esperado. Não sei se esse era realmente um passo necessário (e o livro o omitiu), se alguma coisa da receita estava faltando ou se eu errei alguma coisa (o mais provável :P).

bolo fudge com cobertura de ganache

Mesmo que a cobertura de ganache não tenha ficado na textura esperada, o bolo foi um sucesso e não sobrou nem uma migalha para contar história :D

Seja para comemorar algum evento especial, seja para afogar as mágoas ou hidratar a sua pele, o chocolate é um ótimo companheiro, e o Bolo Fudge com Cobertura de Ganache está aí para isso :mrgreen:

Amigos e amigas cozinheiros, vocês já fizeram uma cobertura de ganache? O que pode ter dado errado na minha tentativa para ela ficar tão mole?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    5 Comentários
  1. Mandou bem Fred… até eu que não sou fã número um de doces fiquei com água na boca!

  2. Humm, parece muito bom! Quanto ao ganache, eu não uso manteiga, talvez possa ter sido isso.

    • Oi Aline.

      Pois é to achando que é isso tb. 70g de manteiga era bastante no total da massa de ganache… Vamos ver na próxima sem manteiga como vai. :P

  3. Minha ganache não vai manteiga! Só o chocolate meio amargo e o creme de leite. Fica uma textura ótima. É igual um fondue de chocolate mesmo. Outra ganache que eu gosto é da Lena Gasparetto, a base é a mesma da minha, mas ela põe mel e baunilha. GÊNIA. Tá aqui ó: http://www.helenagasparetto.com.br/?p=547. Bjs!

    • Verdade, Lu.

      Ela tb usa creme de leite sem soro, enquanto a receita q eu vi era com creme de leite fresco… Acho que aqui também pode dar uma boa diferença no ponto.

      Próxima tentativa sem manteiga e com creme de leite sem soro :P

Deixe seu Comentário