Criada para celebrar o casamento do rei Ludwing I em 1810, até hoje a Oktoberfest é a maior festa dedicada a cerveja do mundo. Mais de seis milhões de foliões passam pelo enorme parque de exposição ao longo das duas semanas festivas. Vem gente do mundo todo! Toda essa galera bebe mais de 7 milhões de litros de cerveja feitas especialmente para esse período. Com tanta gente passando pela cidade, ninguém lembra de trazer uma caneca para mim?

Já participamos de várias celebrações na Alemanha, inclusive a Festa da Primavera que acontece no mesmo endereço, o Theresienwiese, mas nunca participamos da Oktoberfest em si.

Durante nossa passagem pela cidade em junho de 2016, conversamos com vários moradores sobre a festa e eles foram quase unânimes: se prepare! Numa leitura brasileira, é quase como curtir o carnaval de Salvador pulando como pipoca e, em seguida, encarar um show no Rock in Rio no Rio de Janeiro — a única diferença é que a bagunça é ao som de músicas folclóricas da Baveira.

Para intercalar a festança com um pouco do clima da cidade, veja nosso roteiro completo de quatro dias em Munique.

A Oktoberfest em Munique: datas oficiais

Oktoberfest de Munique: como visitar a maior festa da cerveja do mundo 7

A Oktoberfest acontece anualmente entre o final de setembro e o início de outubro. O nome pode enganar, mas ela não segue por todo o mês de outubro. Nesse período, a cidade promete ficar lotada de visitantes que não querem perder um minuto se quer dessa bagunça tipicamente bavariana.

Infelizmente essa grande festa foi cancela em 2020 por conta da pandemia de COVID-19, mas as datas dos anos seguintes já foram anunciadas:

  • Em 2021, a festa vai de 18 de setembro até 3 de outubro.
  • Em 2022, começa dia 17 de setembro e vai até 3 de outubro.

Onde ficar em Munique durante a Oktoberfest

Hotel em Munique: Luis Hotel - 03

As mesmas dicas sobre onde ficar em Munique também servem para a época da Oktoberfest. Se o objetivo da visita for exclusivamente a festa, um hotel, albergue ou apartamento mais próximo do Theresienwiese pode ser mais interessante 🙂

Se você pretende visitar a cidade durante o festival, o hotel deve ser reservado com até um ano de antecedência, tipo carnaval e ano novo no Rio de Janeiro. Sugiro que a pesquisa dos hotéis seja feita assim que possível. Quem sabe você não encontra uma oferta perdida no meio do caminho?

Uma última opção seria buscar hospedagem em Augsburg, a cidade fica a 30 minutos de trem de Munique, mas cuidado para não se empolgar muito na festa e perder a hora!

Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:

Como chegar à Oktoberfest

Oktoberfest de Munique: como visitar a maior festa da cerveja do mundo 8

As principais linhas de U-Bhan (U3, U4, U5 e U6), o metrô da cidade, que passam pela região operam com mais frequência durante a festa.

Uma dica especial é pegar o S-Bahn, trem suburbano com cara de metrô, até a estação Hackerbrücke e caminhar até o parque da Oktoberfest. Quase todas as linhas de S-Bahn passam lá e são menos de 10 minutos de caminhada até a festa. A grande vantagem é que você não encontra o trem tão lotado.

Para o turista de primeira viagem, sugerimos usar o U-Bahn ou S-Bahn, por serem mais comuns, entretanto, pegar os Straßenbahn – também conhecidos como streetcar, tram ou trólebus – é viável e o passe metrô também é válido para eles.

O sistema de transporte público de Munique costuma reforçar a operação durante esses dias, tendo em vista o volume enorme de turistas se locomovendo pela cidade. Fique atento a sinalização e ao horário de funcionamento de cada linha. O Uber e os táxis comuns devem ser superconcorridos.

Como chegar à Oktoberfest usando o transporte público:

  • U-Bahn:
    • U3 / U6: Estações Goetheplatz ou Poccistraße
    • U4 / U5: Estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
  • S-Bahn:
    • S1 – S8: Estação Hackerbrücke
    • S7, S20 ou S27: Até a estação Heimeranplatz e de lá pegar a U4 ou U5 até as estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
  • Straßenbahn (streetcar, tram ou trólebus):
    • Linha 18 ou 19: Até Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße
  • Ônibus:
    • MetroBus-Linha 53: Até Schwanthalerhöhe
    • MetroBus-Linha 58: Até Georg-Hirth-Platz ou Goetheplatz
    • StadtBus-Linha 131 ou 132: Até Hans-Fischer-Straße
    • StadtBus-Linha 134: Até Schwanthalerhöhe

Horário de Funcionamento da Oktoberfest

Ao contrário do que a maioria pode pensar, a Oktoberfest não é uma festa que acontece 24h por dia ou que fica aberta até o amanhecer. A maioria das tendas fecha às 23:30, sendo que param de servir cerveja às 22:30. Entre 1 e 2 da manhã, a festa acaba e quem ainda estiver por lá tem que voltar para casa.

Horário de venda de cerveja:

  • De segunda à  sexta, das 10h às 22h30 e sábados, domingos e feriados a partir das 9h até às 23h30
  • Horário do fechamento das tendas: diariamente às 23:30h

A “Käfer Wiesn-Schänke” e a “Weinzelt” ficam abertas até a 1 da manhã, sendo o último pedido de cerveja aceito até a 0h15.

O que comer na Oktoberfest

Oktoberfest de Munique: como visitar a maior festa da cerveja do mundo 9

Você encontrará várias barraquinhas com comidas, não deixe de provar os quitutes mais típicos da região:

Aliás, você já viu nosso post falando sobre as melhores comidas típicas da Alemanha?

Quanto custa o ingresso da Oktoberfest?

Oktoberfest de Munique: como visitar a maior festa da cerveja do mundo 10

A entrada é franca, até mesmo nas tendas das cervejarias. Você consegue entrar nas tendas sem reserva, mas chegue cedo porque elas lotam rapidamente. O ideal é tentar uma reserva direto com as cervejarias participantes, caso queira garantir um lugar sentado.

Por exemplo, se você quer um lugar na tenda da famosa Hofbräuhaus, mande um email para reservierung@hb-festzelt.de ou tente preencher o cadastro no site. Cada cervejaria costuma publicar um site exclusivo para o evento, mas o site da Oktoberfest reúne todos os contatos para as tentas, esse é o primeiro passo para você conseguir uma reserva. Escolha sua favorita e entre em contato o mais rápido possível.

As outras cervejarias que também participam da festa, mas que não conseguimos confirmar se aceitam reservas, são: SpatenLöwenbräuAugustiner-BräuHofbräu-MünchenPaulanerHacker-Pschorr.

Dicas especiais para aproveitar a Oktoberfest

Oktoberfest de Munique: como visitar a maior festa da cerveja do mundo 11

Curiosidades sobre a Oktoberfest

Onde fazer compras em Munique: shopping e centro histórico