Venho preparando este guia de como fazer ligações internacionais baratas já há algum tempo para explicar as diversas formas para economizar ao fazer ligações telefônicas internacionais e, por que não, também economizar nas ligações interurbanas nacionais. No post você encontrará opções para todos os gostos :P Apps para smartphone, planos de roaming e cartão de telefone internacional são algumas das opções.

Afinal, se você não tomar cuidado, seu dinheiro pode ir pelo ralo…

Image by Keith Ramsey.

Como fazer ligações internacionais baratas?

Essa sempre foi a pergunta número um desde que nós começamos a viajar lá em meados de 2007, quando smartphones ainda não existiam direito e tablets ainda estavam em gestação. Em 2010 eu fiz o primeiro post com um guia para fazer ligações internacionais baratas. De lá pra cá, novas tecnologias e apps surgiram, e as redes e planos 3G pelo mundo foram expandidas, permitindo que nós fiquemos ainda mais conectados, por isso este novo guia atualizado se fez necessário :D

Mas não se preocupe, se você não tem ou não gosta de smartphones e tablets, também há diversas opções menos tecnológicas :P

como fazer ligações internacionais baratas

Para quem tem Smartphone ou Tablet

(iPhone/iPad/Android/Windows Phone)

Neste caso, para fazer ligações internacionais baratas, a primeira coisa é conseguir acesso à Internet (#duh), por isso fique de olho em redes Wi-Fi abertas ou procure uma operadora local que tenha planos de Internet 3G pré-pagos a preços razoáveis :)

Para o caso do Wi-Fi, lojas Starbucks são o porto seguro para conseguir Internet grátis, mas dependendo do país e da cidade, até aquele butecão da esquina vai ter Wi-Fi grátis para seus fregueses. Não deixe também de tentar achar uma rede aberta pela rua para “filar” um pouco da conexão alheia :P

Já para usar a Internet 3G e se manter conectado o tempo todo, confira aqui as minhas dicas de como utilizar um chip local com plano de Internet 3G pelo mundo ou para saber como usar a Internet 3G na Alemanha ;)

Apps para fazer ligações ou enviar mensagens

Além das apps para enviar mensagens para Facebook e Twitter, essas são as que eu acho mais legais:

Skype

Ótimo para se fazer ligações internacionais baratas tanto para telefones “reais” fixos ou celulares a um preço beeeeeem mais baixo que se você resolver pagar roaming internacional direto do seu celular. Ele ainda permite fazer ligações entre Skype de graça. Se você não tem um smartphone ou tablet, mas levou seu notebook na viagem, use o Skype ;)

Talky

É uma alternativa ao Skype não muito conhecida, não tão bonitinha, mas que na época em que testei funcionou muito bem e os preços eram compatíveis com o Skype. Você ainda pode se cadastrar e receber 30 minutos grátis para testar o serviço. Se bobear dá até pra testar o serviço já em viagem :P Falo sobre o Talky aqui.

Viber

É uma opção para fazer ligações e enviar mensagens de texto entre pessoas que tenham o Viber em seus smartphones ou tablets, tudo de graça. A vantagem para o Skype é que você não precisa adicionar as pessoas à sua lista, pois a app automagicamente descobre quem da sua lista de telefones já tem o Viber instalado. Veja aqui o post para saber como usar o Viber.

What’s App

É uma app de troca de mensagens muito usada e bem feita, mas não é grátis. Ela custa apenas 0,99 USD para iOS. Preço irrisório, é verdade, mas com outras opções grátis, eu prefiro não senti necessidade de comprar essa app :P

Tango

É outra opção concorrente do Skype que permite ligações de voz e vídeo entre pessoas que tenham Tango nos smartphones, tablets ou PCs. Eu gostei da qualidade do vídeo e voz e a vantagem para o Skype é a mesma do Viber, ou seja, ele já descobre na sua lista de contatos quem é que já tem o Tango instalado. A desvantagem para o Skype e Viber é que ele não permite troca de mensagens de texto. Veja o post com mais detalhes do Tango aqui.

Voxer

Essa é uma app estilo walkie-talkie em que somente uma das pessoas fala por vez. A grande vantagem é que não há cortes ou atrasos ao ouvir uma mensagem, pois a app gravará toda sua mensagem para depois enviá-la ao destinatário. Já do outro lado, a app baixará toda a mensagem antes de reproduzi-la. É possível também enviar mensagens com fotos e texto.

ChatON

Essa é uma app bem interessante de troca de mensagens e arquivos multimídia entre pessoas que tenham a app ou pela Web. Está disponível para quase todos os sistemas: Android, iOS, BlackBerry, Windows Phone e até o Samsung Bada. Veja o post sobre o ChatOn aqui.

Para quem não tem um smartphone ou tablet

Para vocês que são como minha sogra (que se autoproclama analfatrônica :P), também é possível fazer ligações internacionais baratas, mas você vai perder toda a graça de ficar brincando de achar rede Wi-Fi aberta pela rua… só que não :mrgreen:

Cartão de Telefone Internacional

como fazer ligações internacionais baratas cartão telefonico internacional

Cartões de Telefone Internacionais são vendidos desde o saguão do aeroporto até bancas de jornais e mercearias no exterior. Foi assim que conseguimos manter contato de Londres com o Brasil quando ficamos sem nossas malas em 2007. Os preços são bons e, dependendo do cartão, você pode falar por muitos minutos.

A Sônia (minha sogra) usou um cartão de telefone internacional de 5 Euros em Portugal e falou 80 minutos com o Brasil. Quando usamos em Londres, também falamos bastante tempo e o cartão custou poucas libras. O que é mais chato neste caso é ter de achar um telefone público compatível, pois se você tentar do telefone do hotel, pode ser que eles lhe cobrem pelo uso.

Chip Local de Celular

como fazer ligações internacionais baratas chip de celular local

Chip SIM (acima) e MicroSIM (abaixo)

Seguindo a mesma ideia (e operadoras) do post sobre como usar a Internet 3G no exterior, você pode procurar uma operadora local, para fazer ligações internacionais baratas, pois algumas delas têm planos interessantes para ligações internacionais. Já cheguei a ouvir colegas dizendo que conseguiram planos nos EUA a 2 centavos de dólar o minuto, mas infelizmente eu nunca encontrei :( Os planos costumam ser muito melhores que preços de roaming internacional.

Numa das vezes que usei um chip nos EUA, o valor era de 0,14 USD por minuto internacional, o que já é um bom valor ;)

Chip Internacional de Celular

Eu não acho essa opção das mais baratas e vejo poucas vantagens nela, mas vale a pena citá-la.

Os chips internacionais, como Maxroam e SIMGoal, permitem que você, com um único chip e um único número, possa fazer e receber ligações em vários países do mundo. E essa é a única vantagem a meu ver. Isso porque os preços dos minutos não são muito baratos (em torno de 0,60 euros ou 1,50 reais dependendo do país de origem e destino das ligações). Ok, podemos dizer que, com eles, é possível fazer ligações internacionais baratas se comparados aos preços de roaming internacional das operadoras brasileiras, mas com um chip local (veja a explicação aí em cima), você faz e recebe ligações a preços muito melhores.

Outras desvantagens é que você pode ter de pagar para receber ligações e a pessoa que fizer a ligação ainda vai pagar o preço de uma ligação internacional para a Estônia no caso do SIMGoal.

Telefones descartáveis (NET10 e semelhantes)

como fazer ligações internacionais baratas celular net10

Nos EUA, existe uma operadora chamada Net10 que vende celulares e que tem planos de minutos tanto locais quanto internacionais muito bons, permitindo aos usuários fazerem ligações internacionais baratas.

Eu usei um plano de 30 dólares com 300 minutos locais ou 200 minutos internacionais (na verdade eram 0,10 USD o minuto local e 0,15 USD o internacional), o que já é barato, e foi melhor ainda porque consegui comprar, por 30 dólares, um celular simplão que já vinha com 30 dólares de crédito! Barganha total :P Veja mais detalhes aqui.

Telefones e cartões de recarga Net10 podem ser encontrados em lojas que vendem produtos de telefonia ou eletrônicos como Best Buy, Target e Walmart.

Eu nunca encontrei outra operadora com o mesmo tipo de serviço tanto nos EUA quando fora de lá. Se você souber de mais alguma, deixe sua dica nos comentários :)

Ligação internacional a cobrar via Embratel (Brasil Direto)

como fazer ligações internacionais baratas Brasil Direto

Não é a maneira mais barata, mas é uma maneira de você não precisar pagar pela ligação naquele momento e que também pode ser usada em quase todos os orelhões (no exterior alguns orelhões são especiais e não aceitam qualquer tipo de ligação). Existem várias modalidades de cobrança dessas ligações, podendo ser a cobrar na conta do telefone de destino, enviar a cobrança para um terceiro número ou utilizando o cartão de telefone pré ou pós-pago da Embratel.

Para fazer a ligação, basta ligar para o número correspondente do país em que você está e seguir as instruções em portugês ou inglês. Neste link, você encontra todos os números para fazer esse tipo de ligação e neste link está a explicação com mais detalhes de como fazer esse tipo de ligação e aqui você encontra as tarifas. Você também pode imprimir o guia de bolso, muito útil para levar sempre com você!

Abaixo está uma pequena lista com os números de telefones (um de cada país apenas) dos países mais comuns. Veja a lista completa aqui.

Foi com esse tipo de ligação que fiz minha primeira ligação internacional para a Natalie em 2006, de cara para a Golden Gate Bridge :D

TIM Liberty Passport Voz e Web

Quem é cliente TIM pós-pago pode contratar esses planos, mas, apesar de venderem como a solução de todos os problemas de roaming internacional, não é bem assim.

O plano TIM Liberty Passport Voz custa 29,90 reais (Américas e Europa) por dia utilizado e lhe dá direito a 50 minutos de TIM para TIM e minutos ilimitados para receber ligações.

A principio é um valor razoável (R$ 0,60 por minuto), mas isso apenas se você utilizar todos os 50 minutos de ligação durante as 24h do serviço. Lembrando que acima disso você paga 2,90 USD por minuto!

O que eu acho vantajoso nesse plano é o fato de você poder receber ligações ilimitadas, ou seja, se sua esposa estiver no Brasil e você no exterior, ela pode ligar para você pagando ligação local e falar o quanto quiser sem que você pague roaming internacional.

Ainda assim, não acho que o plano seja toda essa maravilha-do-mundo, pois há opções mais baratas para fazer ligações internacionais sem ter de ficar obrigado a gastar os 50 minutos para fazer o plano valer a pena. Talvez pela comodidade e possibilidade de receber chamadas ilimitadas por um preço fixo diário ela se faça interessante.

Agora o TIM Liberty Passport Web só pode ser piada :(

No que a TIM transforma seu celular no plano Passport Web deles

Seu celular vira isso aí no plano Passport Web

Ele custa R$ 29,90 reais por dia utilizado (Américas) e o valor é pago separadamente ao de voz. Ou seja, você tem de pagar o valor do plano de Voz mais o de Dados se quiser utilizar os dois. Até aí eu entenderia, não fossem as condições do serviço. Vejam o que está escrito no site deles:

  • Não há limite de trafego de dados por dia.
  • Quando for atingido o limite de 3 Mb de conexão, sua velocidade será reduzida para 25 Kbps.

Não há limite de tráfego por dia, OK, mas depois de 3 MB (TRÊS MEGAS!!!!) de tráfego, a velocidade cai para 25Kbps!! O.O”’ É pegadinha do malandro, né?

Primeiro: Não são 3MB de velocidade, são 3MB de transmissão de dados, o que não é nada hoje em dia. Tire duas fotos com seu celular e elas já devem ser maiores que 3MB. Imagina, então, ficar vendo email e redes sociais por um dia inteiro.

Segundo: Diminuir a velocidade para 25Kbps é brincadeira, né? Só pode.

Lembra daquela época em que nós usávamos modems de incríveis 33,6 kbps? Então, a velocidade deles era melhor que essa que a TIM está propondo como sendo a solução para o roaming internacional de dados… #fail

TIM, é pegadinha, né? Fala que é, por favor.

Sugiro que vocês reflitÃO sobre o assunto assistindo ao vídeo abaixo:

Bom, coloquei aqui esse exemplo do plano TIM Liberty Passport Web, não de como economizar, mas de como as empresas podem tentar enganar seus clientes com jogadas do tipo “Internet Ilimitada”. A Internet pode ser ilimitada, mas de que adianta se a velocidade não me permite usá-la direito?

É uma tática muito feia essa da TIM, principalmente quando a gente sabe que há outras maneiras muito melhores de se acessar a Internet no exterior, como, por exemplo, utilizando a Internet 3G com chips locais.

Eu uso a Internet 3G sempre que possível e adoro filar um Wi-Fi grátis :P

Conta pra gente o seu truque para economizar nas ligações internacionais :D

O que você achou desse plano Web da TIM? Acha justo que eles baixem a velocidade para míseros 25Kbps?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    67 Comentários
  1. Super Fred e seus posts pra lá de elucidativos! Excelente, como sempre! Danke de antemao, porque sei que uma hora vou voltar aqui pra tirar dúvidas!! :)

  2. Fred, Nat,
    Ano passado ativei o Roaming internacional da TIM e… me ferrei, claro. Não tinha lido este post.
    A conta veio no mês seguinte: cerca de 2500,00. Reclamei, liguei, chorei, esperneei e nada adiantou. Tive que pagar.
    Vou abusar pra tirar algumas dúvidas: neste ano faremos 3 países diferentes – Inglaterra, Paris e Espanha. Um chip adquirido em Londres valerá para os demais países? Para não pagar nada de roaming internacional (e deixar novamente as calças na TIM) saio daqui sem o chip deles?
    A minha maior preocupação é ter um número disponível para que nossos pais tenham acesso fácil para conversar com a gente, em caso de necessidade mais urgente (pela idade deles, eu me preocupo bastante). O que seria melhor?
    Desculpe a amolação e o monte de perguntas.

    • Oi Regina.

      É absurdo esses valores que eles cobram, o pior é que é sempre quase impossível conseguir extornar esse valor :(

      Um chip de uma operadora de um país não pode ser usado em outro, mesmo que seja a mesma operadora. Talvez a vodafone tenha algum plano assim, mas acho muito difícil cobrarem valor de ligação local.

      No seu caso, talvez esse plano da TIM diário de voz seja interessante, pois você pode receber chamadas ilimitadas no mesmo número para seus pais e a um custo de 30 reais por dia (é só não fazer ligação para TIM além dos 50 min).

      Outra opção é usar um chip “mundial” que vale em vários países como o Max Roam e SIMGoal, mas os valores não são assim tão baratos para fazer ou receber ligações (alguns países receber ligações é gratis) e o número que seus pais teriam de ligar será internacional (mais custos no final). A única vantagem é você ter um número só para a viagem toda.

      Foi bom ter lembrado desses Chips internacionais, pois acabei esquecendo de falar deles, pois não acho que sejam muito vantajosos.

  3. Valeu pela ajuda, Fred Abração!

  4. ótimo post. Essa plano da Tim aí só Jesus na bicicletinha….

    • Pois é, Jackie… Achei absurdo, ainda mais com essa propaganda de “Plano de Internet Ilimitada” para enganar os desavisados :(

  5. Muito legal, utilizo várias dessas dicas, como Skype, Viber e What’s Up! abraços

  6. Oi, Fred. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos e até mais,
    Natalie – Bóia Paulista

  7. O whatsapp custa só R$ 2, pagos uma única vez, e vc manda mensagens, fotos, vídeos, áudio, etc. à vontade para qualquer celular do mundo. Acho que os R$ 2 valem a pena sim

    • Obrigado pela sua opinião, Camila :) Eu não gostei do What’s App, mas reconheço que é a app mais madura dentre as citadas ;) Só que eu tenho notado que, se não é uma app com VoIP, o Facebook e Twitter estão tomando o lugar delas… O Voxer mesmo, eu só uso para voz.

  8. ola!!! dica: Cheguei na Italia agora em Maio de 2012 e comprei um chip da TIM que custou 10 euros (com 5 euros de credito) e com internet ilimitada por um mes! pronto, como eu fiquei pouco menos de um mes, fiquei com internet direto no celular “de graça” podendo me comunicar por facebook e email e liguei de urgencia pra italia varias vezes, liguei inclusive pra alemanha e lisboa e deu tudo certo. precisei colocar um credito de 10 euros para ligaçoes, e esse crdito ainda existe, nao acabou, usei pouco. Usei torpedos para celulares italianos tb e eles nao entraram na cobrança. Confesso que nao testei mandar torpedo pro Brasil, pois eu ativei no meu plano da TIm liberty brasileira os torpedos. E pra ligar pro Brasil eu utilizava a embratel 0800!!!

    • Oi Melissa.

      Esse plano da TIM na Itália é um dos que o pessoal mais usa mesmo. BBB total :P Mas e a velocidade, era boa? Não dava para você usar o Skype em vez de ligar pelo 0800 da Embratel? Pq no Skype é bem mais barato…

  9. Estou procurando um jeito barato de ligar do meu celular do Brasil pelo Canada. Eu achei a jibtel (www.jibtel.com) alguem ja usou??
    HA tambem tenho um jeito muito barato para quem quiser ficcar em contato com os Estados-Unidos e o Canada. Comprei um aparelho que se liga no computador (ou no router)chamado MAGICJACK no Canada 69$CA. Por mais 29 $ ao ano tem direito a um numero dos Estados-Unidos ou do Canada. Trouxe pelo Brasil. Esta ligado direito no meu router e uso direito para ligar minha empresa no Canada sem pagar mais nada. A vantagem sobre skype e que eles tambem pode me ligar com um numero local. Custo total por un ano ..menos do que 100$ A unica coisa que precisa para ativar e um numéro de tel nos Estados Unidos (ativar antes de voltar) Tem até um app pelo Iphone…mas eu tenho um blackberry…

    • Oi David.

      Obrigado pelas dicas :) Você já pensou em usar um númeor Skype In? No Brasil eles desativaram o serviço, mas nos EUA e Canadá eu acho que ainda está funcionando. Só não sei o valor mensal do serviço, mas tem as mesmas características de ter um telefone local nos EUA ou Canadá.

      Agora, ligar pela sua linha do Brasil quando estiver no Canadá, só por roaming mesmo :(

  10. Ola,

    Queria recomendar 1 plano da T-Mobile para quem vai para os USA, nele você pode pagar $2 por dia que usar por ligações ilimitadas, SMS e Web 2G (USA/local) + $10 por 1 mês de ligações para Fixo no Brasil e SMS ilimitados para qualquer operadora no Brasil.

    Deste modo você pode levar seu Smartphone ou comprar 1 por lá e ligar ilimitado para ao Brasil, quem quiser mais velocidade na internet pode pagar $1 dolar a mais por dia e usar 3G ou 4G.

    Detalhes sobre os planos:
    Plano base – http://prepaid-phones.t-mobile.com/pay-by-the-day-cell-phone-plans
    Plano Internacional – http://prepaid-phones.t-mobile.com/prepaid-additional-services#international
    http://prepaid-phones.t-mobile.com/content/files/Unlimited-International-Talk-Text.pdf

    Para complementar a dica, ao receber o nº do seu telefone nos USA, você pode enviar aos seus familiares que tem Gmail a ativarem a função de envio de SMS pelo Gmail, assim;

    Faça login no Gmail
    - Vá na parte de configurações do Gmail

    - Na Aba LABS, existe um campo “Pesquisar um lab:” busque por SMS

    - Vai aparecer – “SMS (mensagem de texto) no Bate-papo” – Ative essa função.

    - Agora cadastre o nº em seu contato do GMAIL e ao lado da caixa de entrada vai aparecer com campo envio de SMS e mensagens…

    - Pronto seus amigos podem enviar SMS para você de graça (só vale SMS para os USA)

    - Com você liga de graça para o Brasil, é só pedir para eles enviarem um nº de um telefone fixo mais próximo.

    Abraços, espero ter ajudado…

    Duvidas podem enviar via twitter
    @thiagoeverton

    Edit: Removi seu email email (por questões de spam) e coloquei os links originais (por questões de segurança)

    • Oi Thiago.

      Obrigado pelas dicas! Quando fui à loja da T-Mobile ano passado, os planos eram péssimos e caríssimos. Esses são melhores, mas é preciso ver se o 3G deles realmente funciona, pois eles usam uma frequência diferente das que usamos por aqui. Vale a ida a uma loja deles para confirmar e fazer o plano :)

  11. 1 2 3
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] é quase uma necessidade hoje em dia, seja para acessar seu email, suas redes sociais ou para economizar nas ligações internacionais. E a melhor maneira de se manter conectado durante uma viagem é usando um dos planos de 3G [...]

  2. [...] apps como Gmail, Viber, What’s App e Voxer fazem sincronização com seus servidores para manter seus dados atualizados, mas as apps estilo [...]

  3. [...] que quase qualquer app disponível para Android poderá ser baixada e usada, incluindo Google Maps, Skype, Snapseed e, porque não, Angry Birds A única app que eu tentei instalar, mas que não consegui, [...]

  4. [...] diversas vezes para a Isabel e para o gerente do hotel pelo Skype tanto para confirmar que a empresa e a Isabel existiam, como também para poder negociar o [...]

  5. [...] Como fazer ligações internacionais baratas: Guia 2012 [...]

  6. […] a Internet 3G no exterior para saber como ficar conectado enquanto viaja. Confira também o post Como fazer ligações internacionais baratas para descobrir outras maneiras de economizar em ligações […]

  7. […] [Viaje na Imagem] – Baixa gastronomia: o guia do mochileiro bem alimentado [Viajar bem e barato] – Como fazer ligações internacionais baratas: Guia 2012 [Sunday Cooks] – Devagar é mais barato – Estilo econômico [Viaje na Viagem] – Dólar: como […]