Para os momentos que não podemos ou não conseguimos sair de casa, existe uma solução prática que ajuda a saciar um pouco a vontade de explorar nosso mundo: as visitas aos museus virtuais.

O projeto ERA Virtual foi o primeiro do mundo a disponibilizar exposições de museus em ângulo 360º, oferecendo diversas opções de exposições Brasil a fora.

Já o Google Arts & Culture permite uma visitação virtual de centenas de pontos históricos de diferentes países, mesclando ainda o que já havia sido elaborado no Google Art Project e no World Wonders.

Basta abrir o navegador, escolher o museu e fazer um tour de qualquer lugar que você está. A experiência é quase um Google Street View dos museus, mas com muito mais interatividade e, no caso do ERA Virtual, com guias em áudio.

Então que tal aderir ao mantra fique em casa, abrir o notebook, entrar no site do projeto e se aventurar em um museu virtual?

Museu Virtual: o que é o projeto ERA Virtual

Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos, o ERA Virtual é um site que tem como missão democratizar o acesso a informação cultural de qualidade, oferecendo uma plataforma de visitação e consulta online de diferentes museus do Brasil.

Atualmente, o acervo do projeto tem 21 museus em 6 estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Maranhão), 2 museus totalmente virtuais, 7 exposições temporárias e visitações virtuais em 7 patrimônios culturais, como a cidade Ouro Preto ou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A plataforma é atualizada constantemente, por isso, novos museus devem ser inclusos com o tempo.

Os museus atualmente disponíveis são:

Museus virtuais

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Santa Catarina

Goiás

Espírito Santo

Maranhão

Todos as visitações virtuais têm áudio guia em português e grande maioria tem ainda as opções em inglês, espanhol e francês.

Que tal indicar o ERA Virtual para aquele seu amigo estrangeiro que também está ocioso e afim de viajar dentro de casa?

Posso conhecer um museu virtual pelo celular?

É um pouco complicado. Pois bem, muito bacana poder visitar um museu virtual e sequer sair de casa. Pelo smartphone o processo ainda não está 100% otimizado para todos os museus.

Alguns você conseguirá visitar sem problemas enquanto outros ainda exigem a instalação do Flash Player (já chegamos lá), recomendado apenas para os notebooks e PCs convencionais.

Sendo assim, já que você está em casa mesmo, opte pelo computador

visitando um museu virtual de casa 07

Museu virtual: acessando o acervo do ERA

Agora que você já sabe onde visitar mais de 20 museus brasileiros de graça e sem sair de casa, precisamos falar de “como” acessar a plataforma.

Acompanhe o passo a passo e acesse um museu virtual:

  1. Acessar o site do Era Virtual
  2. Escolher um museu logo na página principal
  3. Aproveitar

Agora você pode acessar o conteúdo do museu escolhido, com os guias no idioma escolhido e interagindo com cada peça, podendo ainda andar pelo ambiente como se estivesse explorando as ruas com o Google Street View.

Instalando o Flash Player

O ERA Virtual é simples de acessar, não é? Sim, mas vale ficar atento a instalação do Flash Player, caso ainda não o tenha instalado.

Ao clicar em um museu virtual, a aba da visitação se abrirá. Se você não tiver o Flash Player instalado, a página abrirá com um pequeno texto com um link te direcionando para o site da ferramenta.

Desmarque as opções de instalação de outras ferramentas e do antivírus McAffe que o Adobe adora empurrar e então feche o Chrome, reabra novamente e repita o processo de escolha do museu.

A página deve abrir normalmente e você poderá ter o tour interativo no museu virtual escolhido.

Habilitando o Flash Player no Chrome

Para quem utiliza o Google Chrome como navegador o processo pode ser um pouquinho mais complicado.

Como o Flash Player é relativamente pesado, ele não é a melhor opção para navegação mobile pelos smartphones e tablets. Assim, o Google tem cada vez mais cortado o suporte à ferramenta. Por isso, nas últimas atualizações do Chrome, o plug-in do Flash Player vem automaticamente desativado.

Para ativá-lo de novo, basta clicar nos 3 pontinhos no lado direito superior e clicar em “configurações”.

visitando um museu virtual de casa 02

Depois clique em “Privacidade e Segurança” no menu a direita.

visitando um museu virtual de casa 01

No centro da tela, abre a opção “Configurações do Site” e depois encontre na lista o item “Flash” e clique nele.

visitando um museu virtual de casa 04

visitando um museu virtual de casa 05

A chavinha “impedir que sites executem o Flash” deve estar desmarcada.

visitando um museu virtual de casa 06

Pronto. Agora você pode acessar o conteúdo bloqueado pelo Chrome.

Museu Virtual: acessando o Google Arts & Culture

Acessar o Google Arts & Culture e desfrutar de um museu virtual é tão simples quanto o ERA Virtual e os museus brasileiros.

Você ainda pode abrir um mapa com centenas de museus do mundo todo. De lá, basta escolher um dos locais destacados e uma página com informações sobre o museu selecionado aparece.

visitando um museu virtual de casa 09

Se houver a possibilidade de fazer um tour virtual dentro da página ficará indicado com Museum View. Ali, com a interface do Google Street View, você faz um passeio pelos corredores e conhece o acervo do museu.

Alguns locais poderão ser explorados por dentro e fora e alguns apenas por fora. Contudo, o Google Arts & Culture tem parceria com centenas de museus pelo mundo, inclusive no Brasil, permitindo que não haja falta de opções.

Apesar da ausência de alguns tours virtuais, a ferramenta do Google tem um extenso acervo de fotos dos museus e centros parceiros.