Hoje estamos todos dependentes dos nossos smartphones e tablets. Se isso é bom ou não, eu não sei, mas sei que ficar sem bateria no meio do dia é algo terrível, ainda mais quando você está viajando e precisa daquele mapa que você não imprimiu e estava apenas no seu telefone, agora morto (de fome). Por isso, não importa se você tem um iPhone, iPad, Android, Windows Phone, Blackberry ou até mesmo um smartphone com Firefox OS (Rá!), com essas 17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone, você sempre vai ganhar mais algumas horas de uso :)

17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone

Os smartphones e tablets hoje estão cada vez mais potentes e com telas maiores, mas a capacidade das suas baterias não tem melhorado na mesma velocidade, o que nos deixa reféns das tomadas pelo mundo. Quem nunca ficou procurando tomada em cafés ou aeroportos para poder recarregar seu celular? Além disso, temos o fator idade, que afeta tanto pessoas quanto baterias e as deixa mais fraquinhas, coitadas… Por isso é importante conseguir economizar a bateria sempre que possível, principalmente quando estamos viajando e não teremos acesso a uma tomada.

Bateria dos antigos telefontesTomadas pelo mundo

Foto: Cody and Maureenjnyemb

Vejam as dicas para extrair até a última gota de bateria do seu smartphone e tablet ;)

17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone

Sabe aquela velha história de que não se pode ter tudo nesta vida? Então, com a bateria de smartphones é a mesma coisa. Se você quer economizar a bateria, é preciso abrir mão de algumas funcionalidades :/ Fazer o quê? Ninguém disse que a vida é justa :mrgreen:

Dicas para economizar a bateria de qualquer smartphones ou tablet

1 – Diminua brilho da tela

Quanto mais clara a tela, mais bateria ela gasta :) Além disso, desabilite o brilho automático, pois a medição da luminosidade também contribui para gastar bateria.

2 – Reduza o tempo de bloqueio de tela

Quanto mais tempo a tela fica ligada, mais bateria ela gasta.

3 – Evite jogar joguinhos

Eu sei, a principal razão para termos um smartphone são os joguinhos :mrgreen:, mas se você está precisando economizar a bateria, é melhor não jogá-los, pois eles são o tipo de app que mais gasta bateria :(

4 – Desabilite o Wi-Fi, Bluetooth e GPS

Sempre que não estiverem sendo usados, deixe-os desligados, pois também são famintos por bateria. Ligue-os apenas quando precisar deles.

5 – Desabilite o 3G ou 4G

Pois é, depois da tela, o 3G é um dos maiores vilões no gasto de bateria. Como diriam os filósofos: “no pain, no bateria“.

Isso não quer dizer que você tenha de ficar 100% desconectado para economizar a bateria. Isso só quer dizer que você tem de manter o 3G desligado enquanto realmente não precisar. Se você quiser checar um email e não houver wi-fi por perto (yep, wi-fi gasta menos bateria que 3G), ligue o 3G e seja feliz :D Quando terminar, é só desligar.

6 – Use  a rede 2G ou EDGE

A rede 2G ou EDGE é bem mais lenta que a 3G, mas para ver emails e coisas que não precisam de conexão rápida, ela é suficiente. Por isso, se você quiser se manter conectado o tempo todo, deixe apenas essa rede ligada. Caso contrário, desabilite essa também :P

7 – Desative todo tipo de notificação

Para gerar as notificações, os programas precisam ficar rodando em segundo plano/background e, na maioria das vezes, acessando a Internet. Se você quer economizar a bateria, mas não quer se desconectar completamente, aumente o tempo entre uma sincronização e outra.

8 – Desabilite os serviços de localização

Várias apps tentam utilizar sua localização, seja para enviar na mensagem do Twitter, seja para fazer o geotag das fotos. Para isso elas podem utilizar o GPS, quando este está ligado, ou as redes móveis e o Wi-Fi, o que acaba gastando mais bateria que o necessário.

9 – Desabilite as sincronizações automáticas

Algumas apps como Gmail, Viber, What’s App e Voxer fazem sincronização com seus servidores para manter seus dados atualizados, mas as apps estilo DropBox são ainda piores, pois elas mantém arquivos inteiros em sincronia.

10 – Desinstale apps que você não usa mais

Algumas dessas apps podem ficar rodando em background, mesmo que as notificações estejam desligadas, por isso é sempre bom desligá-las para economizar a bateria.

11 – Deixe o vibracall apenas para quando o celular está no silencioso

Usar som e vibração ao mesmo tempo é overkill na maioria das vezes, não é? Essa dica é para extrair a última gota da bateria :P

12 – Utilize o modo avião sempre que possível

Essa é a mais radical das dicas, mas é também a mais eficiente para economizar a bateria. No modo avião, você basicamente desliga tudo que é relacionado a rede, inclusive a rede de telefonia. Você fica incomunicável, mas durante uma viagem, você pode não precisar estar comunicável o tempo todo. Se esse é seu caso, o modo avião pode fazer o seu Galaxy S de 2 anos ( alguém? ) economizar tanta bateria que ele aguentará quase 2 dias de uso.

Uma coisa legal sobre o modo avião, que alguns de vocês podem não saber, é que mesmo nesse modo, é possível ligar o GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Muito útil quando você não precisa ou não tem 3G no telefone :) #ficadica

Bateria de celularRecarregador de Bateria de celular

Fotos: Andy Melton / Charles & Hudson

Como economizar a bateria do Android

13 – Desabilite os papéis de parede dinâmicos

Aqueles papéis de parede que ficam se mexendo utilizam processamento e, quanto mais processamento, mais a bateria gasta.

14 – Pare apps que estejam rodando em background

No Android é possível matar algumas das apps que estejam rodando em background. Isso economiza a bateria, além de liberar mais processamento e memória para outras apps. Algumas apps úteis para tal são: Advanced Task Killer e o Android Assistant. Matar apps pode ajudar, mas essas apps normalmente voltam depois de um tempo, então é melhor você identificar quais apps estão rodando para poder configurá-las para não ficarem sincronizando automaticamente.

15 – Utilize um gerenciador de bateria

Os gerenciadores de bateria implementam boa parte das 17 dicas para economizar a bateria de forma automática. A principal manha deles é desabilitar o wi-fi, 3G, Bluetooth e GPS enquanto o celular estiver bloqueado. Alguns deles habilitam essas redes a cada X minutos para que as apps possam ser sincronizadas. Isso ajuda bastante a economizar bateria. Algumas apps para isso são: JuiceDefenderOne Touch Battery Saver e o BatteryXL.

Como economizar a bateria do iPhone

16 – Desligue o Ping

O Ping é uma rede social da Apple que não faz o menor sentido no Brasil :P Logo, é melhor desabilitar e economizar a bateria, nem que a economia seja de apenas alguns minutos. Vá em “Ajustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições > Ping” e desabilite-o.

17 – Desabilite o Diagnóstico e Uso

Quando alguma coisa de errado acontece no iOS, o celular pode enviar dados para os desenvolvedores da Apple para ajudar a melhorar o sistema no futuro, mas estamos falando em economizar bateria agora, não é mesmo? Para desabilitar vá em “Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso” e seleciona “Não Enviar”.

Eu usei várias dessa técnicas na última viagem e em nenhum momento fiquei sem bateria, mesmo quando utilizava o 3G e os mapas offline.

Infelizmente, essas dicas são apenas paliativas para permitir que o celular ainda tenha bateria ao final do dia para alguma emergência. Para o caso das pessoas que necessitam de todas as funcionalidades do smartphone durante todo o dia, veja as dicas nesse post sobre as baterias externas extras para celular:

Bateria extra para celular: Dicas dos leitores

Qual a sua dica preciosa de economia de bateria?

Já passou aperto por ter ficado sem bateria no seu celular?

Conta pra nós :D

Se gostou do que viu, assine o blog!


    28 Comentários
  1. Eu sou muito esbanjadora de bateria rsrs tenho notificações em tudo. Mas qd viajo eu deixo no modo avião, já que nunca habilito a linha telefônica mesmo.
    Agora comprei uma capa com bateria extra embutida. Vou testar nessa semana e ver se dá um help pras viagens.
    bjs

    • Oi Jackie.

      Eu já pensei nessas capas e baterias extras. Ainda não tenho uma opinião sobre elas, mas com certeza é uma opção válida!

      Avisa a gente como foi :)

    • Fred, abortar missão. A minha está dando só 30% ou 40% da carga da bateria. Não sei vale a pena. Ok, é leve mesmo, mas não uso ela direto, levo na bolsa pq fica meio trambolho no iphone (mais comprido). E eu paguei 70 reais mais ou menos. A questão é que vc tem que carregá-la por um bom tempo, levar…e só por 30% de bateria a mais. não achei isso tudo não. Mas eu vi gente dizendo que tem uma e que dá carga de 100%, aí sim eu veria vantagem. Uma pena =(

    • Oi Jackie.

      Obrigado por dar a sua opinião. Por esse preço a bateria deveria ser boa :( Tem como você dizer qual a marca da capinha pra ficarmos sabendo?

  2. Eu, de tanto ficar sem bateria ( e depois de xingar MUITO a Apple, bien sûr!) comprei um gadget destes de carregar a bateria ao longo do dia. Funciona assim: quando estiver acabando a bateria do celular, você acopla este trequinho que você carregou antes de sair de casa, e, supostamente, ele recarrega a bateria do seu aifoni. Funcionou bem nas duas ou três, talvez quatro, primeiras vezes. Depois não recarregava direito.

    Agora acabei de comprar uma capinha que recarrega a bateria. Espero que funcione, paguei uma nota. Inaugurarei na quinta-feira, em Tokyo. :wink:

    • Dona Marcie,

      Pois é, como eu disse pra Jackie, não tenho uma opinião ainda sobre isso pq a maioria delas pode ser como aconteceu com vc. A bateria é de baixa qualidade e pode perder a eficiência rapidamente. Claro que se a bateria extra for de boa qualidade, isso pode lhe dar bastante tempo extra de bateria.

      Depois conta pra gente como foi :)

  3. Igualzinho a Marcie!
    Já viajei entrando em cafés só pra carregar o iphone! Até que comprei a extra, mas que já não está mais tão boa.
    Será que preciso comprar outra?

    • Carlinha, acho que o problema é a qualidade da bateria. É tipo aquelas pilhas recarregáveis de baixa qualidade que vc usar umas 5-10 vezes e já não ficam boas, sem contar que descarregam rápido :/

  4. Já fiquei várias vezes sem bateria. Comprei e deixo no carro um carregador extra para conectar no USB . O trânsito em São Paulo está tão ruim que dá tempo de carregar a bateria toda rsrsrs. Ótimas dicas Fred.

    • OI Malu. Essa técnica é muito útil :P Eu também tenho um carregador no carro que ajuda bastante nessas horas de necessidade hehehe

  5. Santo Marvila! O que seria de nossas vidas cibernético-eletrônicas sem vc? heheh

    Super post!

  6. Dicas pros usuários de Iphone, que o utilizam freneticamente como GPS na navegação
    mophie juice pack powerstation® – smart phones & tablets
    custa quase 80 dolares.

    http://www.mophie.com/juice-pack-powerstation-for-iPod-iPhone-iPad-p/2027_jpu-pwrstion-2.htm

    essa caixinha tem autonomia pra carregar umas 3 vezes por completo um iphone…. 4000 mA, já me salvou várias vezes.. recomendo MUITO!

  7. Oi, Fred. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Bjs,
    Natalie – Boia Paulista

  8. Eu gosto de ativar o modo avião e tranformar meu iphone num ipod touch, em viagens internacionais! :-) E é isso aí, o wifi continua funcionando, entao pego rede em lugares com wifi liberado.

    Em viagens nacionais, gosto de desativar o 3G. Atualizo e faço grandes downloads só de noite ou com wifi disponivel.

    • Oi Adri!

      Modo avião rulez :P Mas apenas se vc não quiser usar o 3G hehehe na Alemanha quase não havia wi-fi aberto nos lugares. Poucos deles tinham wi-fi para clientes :/

  9. Caraca!, se for para seguir todos esses conselhos joga fora o seu smartphone e compra um cel sem acesso internet, sem touch e sem nada. Ao seguir elas vc “mata” as principais características de um smartphone.

  10. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] os comentários sobre as técnicas de economia de bateria e as discussões sobre o assunto, percebi que ter uma bateria extra para celular está se tornando [...]

  2. [...] smartphones então, acabam precisando carregar o celular mais de uma vez por dia, mesmo usando as técnicas de economia de energia. Por isso as baterias extras para celular voltaram a fazer sentido sernecessárias, pois sentido [...]

  3. [...] o modo “economia de energia” do próprio Android habilitado e sem me preocupar com as outras técnicas de economia de bateria. Obviamente que um uso intenso do aparelho vai drenar a bateria mais rápido. Para esses casos eu [...]

  4. [...] 17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone [...]