O Samsung Galaxy S3 era o lançamento de celular mais esperado por mim para este ano. Nem o lançamento do Novo iPad ou mesmo as especulações sobre o futuro iPhone 5 me interessaram tanto quanto o deste smartphone. Depois de ver os tablets de configurações bem medianas que a Samsung anunciou no início do ano, eu esperava que o Samsung Galaxy S3 viria para deixar a concorrência chupando o dedo. E a ela não decepcionou. (Atualização 17/10/12: as especificações foram melhoradas para o lançamento do Galaxy Note 10.1 :))

Samsung Galaxy S3 (modelo I9300)

Samsung Galaxy S3 - frenteSamsung Galaxy S3 - lateralSamsung Galaxy S3 - traseira

Especificações
  • Processador (CPU): Quad-core 1.4 GHz Cortex-A9
  • Processador Gráfico (GPU): Mali-400MP
  • Memória RAM: 1GB
  • Tela: Super Amoled HD de 4,8” e resolução de 720 x 1280 pixels (densidade de pixel: 306 ppi)
  • Câmera: principal de 8MP com flash LED | frontal de 2MP
  • Gravação de vídeo: 1080p@30fps (full HD)
  • Armazenamento Interno: 16GB
  • Slot de expansão: Sim, microSd até 64GB
  • Sistema Operacional: Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich)
  • Tamanho: 136.6 x 70.6 x 8.6 mm
  • Peso: 133g
  • Bateria: 2100 mAh
  • Duração da Bateria: até 35 dias em standby
  • Preço: R$ 1.889,00 (preço médio em 06/08/2012)
  • Extras: Bluetooth 4.0, NFC, rádio FM, Corning Gorilla Glass 2 cobrindo a tela
Análise

Primeiras impressões:

Ao pegar o Samsung Galaxy S3 pela primeira vez na mão, eu tive a impressão de que ele era grande demais, talvez porque eu estivesse acostumado com o iPhone 4 e o Galaxy S, mas, ao colocá-lo ao lado do Galaxy S2, você percebe que ele não é tão maior assim. A Samsung conseguiu otimizar o design do Galaxy S3 de forma que, mesmo com uma tela maior, o Galaxy S3 tem apenas 1cm a mais na altura que seu antecessor e tem praticamente a mesma espessura. E, na minha humilde opinião, o Galaxy S3 é beeeeeeeeem mais bonitinho, apesar de não ser a coisa mais linda do mundo :P

Samsung Galaxy S3 - vermelho AT&TSamsung Galaxy S2

Eu não costumo gostar de celulares muito finos ou leves por me deixarem com a impressão de que são muito frágeis, mas, por increça que parível, o Samsung Galaxy S3 não me passou essa impressão. Acostumar com o tamanho do Galaxy S3 também não foi problema. Muito disso graças ao Corning Gorilla Glass 2 (vidro curvado) que cobre toda a parte da frente do aparelho e deixa o celular mais agradável de segurar e usar.

Como tudo na vida, sempre há alguns poréns…

Como a tela ocupa quase toda a parte da frente do aparelho, os botões de Home, Back e Menu ficam espremidos na parte de baixo da tela. Isso faz com que você os aperte sem querer quando está usando o aparelho com apenas uma das mãos ou quando está segurando o aparelho no modo paisagem. Além disso, o botão de Home é estreito e acaba dificultando a sua utilização. Boa parte desses problemas se resolve colocando uma capinha que cubra as laterais do celular, mas isso não resolve o problema do botão Home :(

O sinal de wi-fi é bom, mas o de GPS deixou um pouco a desejar.

Não quer ler a parte técnica do texto?

Pule direto para as conclusões :)

Hardware:

Aqui não há o que reclamar, pois poucos são os smartphones concorrentes que possuem hardware comparável ao Samsung Galaxy S3. Com seu processador quad-core (ou, para os leigos, 4 processadores em 1), ele consegue executar basicamente qualquer programa ou joguinho com um pé nas costas.

Além do processador quad-core, o Galaxy S3 se destaca por ter Bluetooth 4.0 (que outros aparelhos já estão utilizando também), o NFC (Near Field Communications) e o S Beam, ambos permitem que arquivos sejam transferidos apenas aproximando dois dispositivos compatíveis, algo como o filme Minority Report :P #not

Bateria:

Com uma tela de 4,8” e 4 processadores (ok, 4 núcleos), era esperado que a bateria do Samsung Galaxy S3 acabasse mais rápido que hora do recreio, mas não é isso que acontece :D

A Samsung conseguiu espremer 2100 mAh numa bateria pouco maior que a bateria do Galaxy S2 (de 1650mAh) e ainda manteve quase a mesma espessura do celular. Por causa deste e de outros fatores, o Samsung Galaxy S3 consegue ter uma autonomia melhor que o Galaxy S2 e ainda ter uma performance bem melhor.

Foto e vídeo:

O Samsung Galaxy S3 tem uma câmera traseira de 8MP com flash e foco automático e uma câmera frontal de 2 MP (1,9 MP para ser mais exato). A câmera traseira é muito rápida tanto para dar foco como para capturar a foto. Quanto à qualidade, eu diria que é boa e comparável aos melhores smartphones do mercado com a mesma resolução como o iPhone 4S e Galaxy S2.

Fotos

O aparelho também possui algumas características úteis:

  • Função melhor foto em que ele tira 8 fotos seguidas e automaticamente escolhe a melhor e permite que você escolha a que prefere
  • Função HDR para cenas em alto contraste
  • Função de fotos contínuas com uma velocidade de 3,3 fotos por segundo, mas limitados a 20 fotos no total.

Já no quesito vídeo, o Galaxy S3 permite gravação em Full HD 1080p ou 720p, ambos a 30 fps, e ainda permite que fotos sejam tiradas durante a gravação, sem atrapalhar o vídeo.

Em meus testes, as fotos ficaram boas, mas não extraordinárias. Eu gostei mesmo da velocidade da câmera e do foco, o que ajuda bastante nas fotos em movimento.

GPS:

O GPS do Samsung Galaxy S3 é melhor que o do meu antigo Galaxy S, mas não é assim nenhuma Brastemp. Eu fiz um teste aqui em Campinas com o Navigator do Google e o GPS perdeu o sinal em uma parte do percurso e ficou doidão por alguns segundos até se achar novamente. Dentro de casa, o aparelho só conseguiu fixar a posição rapidamente com o wi-fi ligado. Sem a ajuda do wi-fi, o sinal demora um pouco para ser fixado :(

Outros recursos:

  • NFC (Near Field Communications): Esse recurso permite que dados sejam transmitidos entre dispositivos apenas aproximando-os. Em teoria, funciona com qualquer dispositivo compatível, ou seja, você poderia transmitir dados de seu Galaxy S3 para um Galaxy Nexus e, talvez até para o iPhone 5 #rumores.
  • S Beam: É praticamente a mesma coisa que o NFC, mas depois de conectar um aparelho ao outro, a conexão é alterada para wi-fi direct o que aumenta bastante a velocidade de transferência. O único problema é que ainda não há dispositivos além do Galaxy S3 com essa funcionalidade.
  • All Share: Uma maneira de você poder distribuir o conteúdo de um aparelho em outros que também tenham essa opção como TVs e computadores.

NFCS Beam

Agora, nenhuma dessas funcionalidades extras são realmente funcionais, não da maneira que estão hoje. O NFC e S Beam têm bastante potencial, mas fazer a conexão é quase tão chato e trabalhoso quanto conectar dois dispositivos via Bluetooth :( Quem já tentou usar Bluetooth para transmitir dados entre celulares sabe do que estou falando :P

O All Share é ainda mais difícil de configurar e fazer funcionar. Eu fiquei algumas horas tentando fazer funcionar e nunca conseguir que funcionasse direito. Eu gosto da ideia, mas não funciona direito #fail

Concorrentes:

HTC One X, LG Optimus 4X HD e o Meizu MX 4-core são os concorrentes diretos do Samsung Galaxy S3, mas me parece que nenhum desses chegará ao Brasil oficialmente :( Isso não quer dizer que ficaremos sem o top de linha no mundo, pelo contrário, os review que eu li apontaram o Galaxy S3 como sendo o melhor, seguido bem de perto pelo HTC One X e pelo LG Optimus 4X HD, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Samsung Galaxy S3HTC One XLG Optimus 4X HDMeizu MX 4-core

Se você tiver a oportunidade de escolher entre um deles, pode escolher pelo que você acha mais bonito ou pelo que é mais barato, pois todos são igualmente bons :)

Conclusões, ou, vale a pena comprar o Samsung Galaxy S3?
  • Você gosta de tecnologia?
  • Quer ter sempre o melhor do mercado?
  • Você ainda não tem um Samsung Galaxy S2 ou iPhone 4S ou Motorola RAZR MAXX?
  • Você não gosta da Apple? :P

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, então o Samsung Galaxy S3 é para você :P

Esse é o celular top de linha hoje e o será por um bom tempo, dando aí mais uns 2 ou 3 anos fáceis de boa performance. Eu vou além e digo que, mesmo com o futuro iPhone 5, o Galaxy S3 continuará dividindo o topo da linhagem de smartphones.

Se você disse não a essas perguntas, então o principal quesito que você tem de analisar é o preço.

Há alguns outros bons aparelhos com um preço mais acessível. Só tenha em mente que depois de 1 ou quem sabe 2 anos, eles estarão bem obsoletos e você precisará trocar de aparelho. É a mesma coisa que pensar em comprar um iPhone 4 agora que o iPhone 5 está próximo do lançamento.

Se você já tem um Galaxy S2, iPhone 4S ou equivalente, a figura muda um pouco e você pode, tranquilamente, continuar com ele até que um próximo lançamento estrondoso aconteça. Apesar de não terem a mesma performance, eles continuam muito bons de briga.

E para quem é viajante, quais as vantagens desse aparelho?

Resumidamente: Ótima duração de bateria, tela grande e câmera muito rápida.

A bateria do meu Samsung Galaxy S3 tem chegado ao fim do dia com 50-40% de carga com apenas o modo “economia de energia” do próprio Android habilitado e sem me preocupar com as outras técnicas de economia de bateria. Obviamente que um uso intenso do aparelho vai drenar a bateria mais rápido. Para esses casos eu recomendo uma lida no post sobre as baterias extras para o celular.

A tela grande é otima para ver mapas offline ou não e para facilitar a leitura do seu roteiro direto no aparelho. Além disso, a câmera é realmente muito rápida, o que ajuda você a não perder aquela foto de momento por estar esperando a câmera ligar e dar foco. #quemnunca

Samsung Galaxy S3 Vermelho da AT&T

Para ficar com vontade:
Samsung Galaxy S3 Vermelho da AT&T

Dica

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:

Compre uma capinha para seu celular que cubra a lateral do aparelho.

Por mais mequetrefe e feia que a capinha seja, ela poderá evitar que aconteça a mesma coisa que aconteceu no meu aparelho ao cair das minhas mãos na rua antes de ter a capinha e a película :(

Quebra causada por queda :(

Pois é, além de arranhar a lateral do aparelho, a queda conseguiu quebrar um pedaço do Gorilla Glass (damn you, Lady!). Pelo menos ele cumpriu o prometido e não deixou nenhum outro arranhão na tela :/

 Você já experimentou o Samsung Galaxy S3? O que achou?

Acha que vale a pena comprá-lo ou prefere esperar o lançamento do iPhone 5?

Apple ou Android? Por quê? :mrgreen:

 

Este post é um oferecimento: 6 parcelas no meu cartão de crédito :P

Se gostou do que viu, assine o blog!


    106 Comentários
  1. comprei um s3 e até fazer as atualizações, funcionava todos os aplicativos do celular.
    após a atualização o gps não funciona fora do wi-fi. Existe algo que devo fazer?
    Cheguei até fazer backup para atualização de fábrica, mas não obtive êxito…

    • Oi Marcos.

      Eu não tive problema com a atualização. O Wifi é usado para acelerar a fixação do sinal de GPS, mas ele deveria pegar o sinal mesmo sem wifi, inclusive eu uso isso nas minhas viagens até mesmo fora do país :/

      Tenta falar com o suporte da samsung, pq alguma coisa pode ter dado erro na sua atualização.

  2. ola, quero comprar um galaxy s3 em buenos aires, pelo que li ja, o aparelho ter que ser gsm?

    • Oi Jodolang.

      Tem de ser GSM sim. Confira o modelo para ter certeza de que é o I9300, pois esse funcionará no Brasil. Ah, e tem de ser desbloqueado, caso contrário só a operadora da Argentina funcionará nele.

  3. parabens pela sua pagina muito bem explicativa, minha duvida é sobre a tela dele esta tendo muita advergencia se é gorila glass ou não (reclamações que esta quebrando facilmente) .
    E quais a diferença entre o modelo nacional e o importado ? obrigado….

    • Oi Evandro.

      A tela é de gorilla glass sim e, segundo o diretor de produto da Samsung, essas reclamações de que a tela quebra fácil são infundadas e as quebras estão dentro do esperado. Eu particularmente nunca vi um S3 perto de mim com a tela quebrada, enquanto já vi diversos iPhones assim :P

      Agora, como eu falo no post, meu celular caiu no chão sem capa e de quina e a única coisa que quebrou foi a pontinha da tela. O resto continua intacto. Claro que se você colocar alguma coisa pesada em cima, ou bater alguma coisa com força, ela poderá quebrar como qualquer outra tela :)

  4. Oie Gostaria de saber como faço chamada em video do do meu Samsung Galaxy s3 ?? Não estou conseguindo !!!

  5. como faço para deletar os destinos do gps do galaxy S3

    • Oi Andson.

      Boa pergunta. Eu tentei encontrar aqui como apagar o histórico do Navigator (são as Apps que salvam isso, não o Galaxy S3 :)) e não encontrei. Pelo visto não dá :/ Nem limpando o cache do Google Maps eu consegui.

  6. ola amigo comprei o S3 chegara daqui a 3 dias, e tenho algumas duvidas acho que voce pode me ajudar , Quero saber se será necessario ter algum aplicativo para um bom funcionamento das funções. E quais aplicativos não podem faltar, muito obrigado pela sua pagina

    • Oi Evandro.

      Apps não são necessárias para o celular funcionar. O próprio celular já vem com várias apps e existe o Google Play Store para vc baixar mais apps.

      Quais as melhores, depende do que você gosta e quer fazer com o smartphone. Dá uma olhada neste post que eu falo das que mais gostei em 2012. Já é um bom ponto de partida :)

      As melhores apps de 2012

  7. Comprei um Samsung SIII em Novembro de 2012 e a cada dia estou mais desesperada pois ele leva 15/18 horas para carregar a bateria e descarrega muito rápido. vC já ouviu alguém falar sobre isso ?

    • Oi Lilian.

      Leve seu celular na autorizada, pq ele está com algum problema muito grave. O meu leva +- 2h pra carregar inteiro quando está na energia elétrica e dura um dia inteiro sem esforço. Infelizmente não sei o que pode ser, mas certamente é problema de fabricação.

  8. boa noite FRED.vim ak pedir novamente sua ajuda…eu tenho um galaxy 3 e não estou conseguindo nem mandar e nem receber mensagens mms…como eu tenho que fazer para conseguir tal coisa?desde já agradeço novamente pela atenção…abraçosss

    • Oi Beatriz.

      Isso depende da sua operadora e do seu plano. Para mandar mensagem MMS no galaxy S3, basta criar uma mensagem e anexar uma foto, por exemplo.

      Eu já fiz isso algumas vezes, só não gostei do preço. foi mais de 1 real por mensagem :(

  9. BOA NOITE FRED,GRATA MAIS UMA VEZ PELA ULTIMA RESPOSTA E REALMENTE O PREÇO FICA BEM SALGADO DO MMS…CONSEGUI MANDAR UMA VEZ,HEHEHE.VENHO PEDIR DE NOVO SUA MARAVILHOSA AJUDA AMADO.EU TENHO UM GALAXY S3 E RESOLVI COLOCAR UM SOM DE CHAMADA NELA,ATRAVEZ DA OPERADORA QUE TENHO VIVO.MAIS EU ODIEI A MUSICA,E PEDI PARA CANCELAR A ASSINATURA DA MESMA E ASSIM FOI FEITO.SÓ QUE AMIGO,O GALAXYS3 TEM UM SOM DE CHAMADA DE FRABRICA,QUE NÃO É AQUELE TUM,TUM INJUADO…VC DEVE SABER DISSO NÉ?AI MENINO DEPOIS QUE CANCELEI A BENDITA,O SOM DO MEU SAMSUNG DE CHAMADA DESAPARECEU E FICOU O TUM, TUM CHATO.GOSTARIA QUE VC ME AJUDADESSE A COLOCA-LO NOVAMENTE SE PUDER É LÓGICO…ME INDICANDO ONDE COLOCO ELE NOVAMENTE…DESDE JÁ TE AGRADEÇO MEU AMIGO FRED.ABRAÇOSS E QUE DEUS TE ABENÇÕE POR NOS AJUDAR…

    • Oi Beatriz.

      Não sei bem se é isso que você está procurando, mas para alterar o toque do galaxy S3 e praticamente qualquer celular android vá em Configurações > Som > Toque de Chamada (ou algo assim).

      Até,

  10. 1 3 4 5
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] O iPhone 5 foi anunciado semana passada (estará a venda nesta sexta, dia 21 de Setembro) e, apesar de todo o furor que qualquer lançamento da Apple traz, eu achei que a gigante de Cupertino foi muito acanhada no que diz respeito ao design e especificações do iPhone 5. Não que o evento tenha sido pequeno, não que o mundo inteiro não estivesse falando dele, não que os applemaníacos não tenham ficado de olhinhos brilhando, mas eu achei o iPhone 5 muito blasé, sem sal mesmo. Por causa disso, eu não sei se vale a pena comprar o iPhone 5, principalmente nos países que têm o modelo I9300 do Galaxy S3 da Samsung. [...]

  2. [...] palavras de um dos diretores da Samsung, a Galaxy Camera tem, literalmente, o mesmo hardware do Samsung Galaxy S3 e roda a mesma versão 4.1 (a.k.a. Jelly Bean) de [...]

  3. [...] e uma tela também maior, o Samsung Galaxy S4 ainda conseguiu ser menor e mais fino que o Galaxy S3! Ponto para a [...]

  4. […] este foi meu telefone principal. Uma boa experiência que me permitiu compará-lo ao meu atual Galaxy S3 e trazer para vocês minha experiência e opiniões sobre ele. De antemão já posso dizer que […]