O Samsung Galaxy S3 era o lançamento de celular mais esperado por mim para este ano. Nem o lançamento do Novo iPad ou mesmo as especulações sobre o futuro iPhone 5 me interessaram tanto quanto o deste smartphone. Depois de ver os tablets de configurações bem medianas que a Samsung anunciou no início do ano, eu esperava que o Samsung Galaxy S3 viria para deixar a concorrência chupando o dedo. E a ela não decepcionou. (Atualização 17/10/12: as especificações foram melhoradas para o lançamento do Galaxy Note 10.1 :))

Samsung Galaxy S3 (modelo I9300)

Samsung Galaxy S3 - frenteSamsung Galaxy S3 - lateralSamsung Galaxy S3 - traseira

Especificações
  • Processador (CPU): Quad-core 1.4 GHz Cortex-A9
  • Processador Gráfico (GPU): Mali-400MP
  • Memória RAM: 1GB
  • Tela: Super Amoled HD de 4,8” e resolução de 720 x 1280 pixels (densidade de pixel: 306 ppi)
  • Câmera: principal de 8MP com flash LED | frontal de 2MP
  • Gravação de vídeo: 1080p@30fps (full HD)
  • Armazenamento Interno: 16GB
  • Slot de expansão: Sim, microSd até 64GB
  • Sistema Operacional: Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich)
  • Tamanho: 136.6 x 70.6 x 8.6 mm
  • Peso: 133g
  • Bateria: 2100 mAh
  • Duração da Bateria: até 35 dias em standby
  • Preço: R$ 1.889,00 (preço médio em 06/08/2012)
  • Extras: Bluetooth 4.0, NFC, rádio FM, Corning Gorilla Glass 2 cobrindo a tela
Análise

Primeiras impressões:

Ao pegar o Samsung Galaxy S3 pela primeira vez na mão, eu tive a impressão de que ele era grande demais, talvez porque eu estivesse acostumado com o iPhone 4 e o Galaxy S, mas, ao colocá-lo ao lado do Galaxy S2, você percebe que ele não é tão maior assim. A Samsung conseguiu otimizar o design do Galaxy S3 de forma que, mesmo com uma tela maior, o Galaxy S3 tem apenas 1cm a mais na altura que seu antecessor e tem praticamente a mesma espessura. E, na minha humilde opinião, o Galaxy S3 é beeeeeeeeem mais bonitinho, apesar de não ser a coisa mais linda do mundo 😛

Samsung Galaxy S3 - vermelho AT&TSamsung Galaxy S2

Eu não costumo gostar de celulares muito finos ou leves por me deixarem com a impressão de que são muito frágeis, mas, por increça que parível, o Samsung Galaxy S3 não me passou essa impressão. Acostumar com o tamanho do Galaxy S3 também não foi problema. Muito disso graças ao Corning Gorilla Glass 2 (vidro curvado) que cobre toda a parte da frente do aparelho e deixa o celular mais agradável de segurar e usar.

Como tudo na vida, sempre há alguns poréns…

Como a tela ocupa quase toda a parte da frente do aparelho, os botões de Home, Back e Menu ficam espremidos na parte de baixo da tela. Isso faz com que você os aperte sem querer quando está usando o aparelho com apenas uma das mãos ou quando está segurando o aparelho no modo paisagem. Além disso, o botão de Home é estreito e acaba dificultando a sua utilização. Boa parte desses problemas se resolve colocando uma capinha que cubra as laterais do celular, mas isso não resolve o problema do botão Home :(

O sinal de wi-fi é bom, mas o de GPS deixou um pouco a desejar.

Não quer ler a parte técnica do texto?

Pule direto para as conclusões :)

Hardware:

Aqui não há o que reclamar, pois poucos são os smartphones concorrentes que possuem hardware comparável ao Samsung Galaxy S3. Com seu processador quad-core (ou, para os leigos, 4 processadores em 1), ele consegue executar basicamente qualquer programa ou joguinho com um pé nas costas.

Além do processador quad-core, o Galaxy S3 se destaca por ter Bluetooth 4.0 (que outros aparelhos já estão utilizando também), o NFC (Near Field Communications) e o S Beam, ambos permitem que arquivos sejam transferidos apenas aproximando dois dispositivos compatíveis, algo como o filme Minority Report 😛 #not

Bateria:

Com uma tela de 4,8” e 4 processadores (ok, 4 núcleos), era esperado que a bateria do Samsung Galaxy S3 acabasse mais rápido que hora do recreio, mas não é isso que acontece 😀

A Samsung conseguiu espremer 2100 mAh numa bateria pouco maior que a bateria do Galaxy S2 (de 1650mAh) e ainda manteve quase a mesma espessura do celular. Por causa deste e de outros fatores, o Samsung Galaxy S3 consegue ter uma autonomia melhor que o Galaxy S2 e ainda ter uma performance bem melhor.

Foto e vídeo:

O Samsung Galaxy S3 tem uma câmera traseira de 8MP com flash e foco automático e uma câmera frontal de 2 MP (1,9 MP para ser mais exato). A câmera traseira é muito rápida tanto para dar foco como para capturar a foto. Quanto à qualidade, eu diria que é boa e comparável aos melhores smartphones do mercado com a mesma resolução como o iPhone 4S e Galaxy S2.

Fotos

O aparelho também possui algumas características úteis:

  • Função melhor foto em que ele tira 8 fotos seguidas e automaticamente escolhe a melhor e permite que você escolha a que prefere
  • Função HDR para cenas em alto contraste
  • Função de fotos contínuas com uma velocidade de 3,3 fotos por segundo, mas limitados a 20 fotos no total.

Já no quesito vídeo, o Galaxy S3 permite gravação em Full HD 1080p ou 720p, ambos a 30 fps, e ainda permite que fotos sejam tiradas durante a gravação, sem atrapalhar o vídeo.

Em meus testes, as fotos ficaram boas, mas não extraordinárias. Eu gostei mesmo da velocidade da câmera e do foco, o que ajuda bastante nas fotos em movimento.

GPS:

O GPS do Samsung Galaxy S3 é melhor que o do meu antigo Galaxy S, mas não é assim nenhuma Brastemp. Eu fiz um teste aqui em Campinas com o Navigator do Google e o GPS perdeu o sinal em uma parte do percurso e ficou doidão por alguns segundos até se achar novamente. Dentro de casa, o aparelho só conseguiu fixar a posição rapidamente com o wi-fi ligado. Sem a ajuda do wi-fi, o sinal demora um pouco para ser fixado :(

Outros recursos:

  • NFC (Near Field Communications): Esse recurso permite que dados sejam transmitidos entre dispositivos apenas aproximando-os. Em teoria, funciona com qualquer dispositivo compatível, ou seja, você poderia transmitir dados de seu Galaxy S3 para um Galaxy Nexus e, talvez até para o iPhone 5 #rumores.
  • S Beam: É praticamente a mesma coisa que o NFC, mas depois de conectar um aparelho ao outro, a conexão é alterada para wi-fi direct o que aumenta bastante a velocidade de transferência. O único problema é que ainda não há dispositivos além do Galaxy S3 com essa funcionalidade.
  • All Share: Uma maneira de você poder distribuir o conteúdo de um aparelho em outros que também tenham essa opção como TVs e computadores.

NFCS Beam

Agora, nenhuma dessas funcionalidades extras são realmente funcionais, não da maneira que estão hoje. O NFC e S Beam têm bastante potencial, mas fazer a conexão é quase tão chato e trabalhoso quanto conectar dois dispositivos via Bluetooth :( Quem já tentou usar Bluetooth para transmitir dados entre celulares sabe do que estou falando 😛

O All Share é ainda mais difícil de configurar e fazer funcionar. Eu fiquei algumas horas tentando fazer funcionar e nunca conseguir que funcionasse direito. Eu gosto da ideia, mas não funciona direito #fail

Concorrentes:

HTC One X, LG Optimus 4X HD e o Meizu MX 4-core são os concorrentes diretos do Samsung Galaxy S3, mas me parece que nenhum desses chegará ao Brasil oficialmente :( Isso não quer dizer que ficaremos sem o top de linha no mundo, pelo contrário, os review que eu li apontaram o Galaxy S3 como sendo o melhor, seguido bem de perto pelo HTC One X e pelo LG Optimus 4X HD, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Samsung Galaxy S3HTC One XLG Optimus 4X HDMeizu MX 4-core

Se você tiver a oportunidade de escolher entre um deles, pode escolher pelo que você acha mais bonito ou pelo que é mais barato, pois todos são igualmente bons :)

Conclusões, ou, vale a pena comprar o Samsung Galaxy S3?
  • Você gosta de tecnologia?
  • Quer ter sempre o melhor do mercado?
  • Você ainda não tem um Samsung Galaxy S2 ou iPhone 4S ou Motorola RAZR MAXX?
  • Você não gosta da Apple? 😛

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, então o Samsung Galaxy S3 é para você 😛

Esse é o celular top de linha hoje e o será por um bom tempo, dando aí mais uns 2 ou 3 anos fáceis de boa performance. Eu vou além e digo que, mesmo com o futuro iPhone 5, o Galaxy S3 continuará dividindo o topo da linhagem de smartphones.

Se você disse não a essas perguntas, então o principal quesito que você tem de analisar é o preço.

Há alguns outros bons aparelhos com um preço mais acessível. Só tenha em mente que depois de 1 ou quem sabe 2 anos, eles estarão bem obsoletos e você precisará trocar de aparelho. É a mesma coisa que pensar em comprar um iPhone 4 agora que o iPhone 5 está próximo do lançamento.

Se você já tem um Galaxy S2, iPhone 4S ou equivalente, a figura muda um pouco e você pode, tranquilamente, continuar com ele até que um próximo lançamento estrondoso aconteça. Apesar de não terem a mesma performance, eles continuam muito bons de briga.

E para quem é viajante, quais as vantagens desse aparelho?

Resumidamente: Ótima duração de bateria, tela grande e câmera muito rápida.

A bateria do meu Samsung Galaxy S3 tem chegado ao fim do dia com 50-40% de carga com apenas o modo “economia de energia” do próprio Android habilitado e sem me preocupar com as outras técnicas de economia de bateria. Obviamente que um uso intenso do aparelho vai drenar a bateria mais rápido. Para esses casos eu recomendo uma lida no post sobre as baterias extras para o celular.

A tela grande é otima para ver mapas offline ou não e para facilitar a leitura do seu roteiro direto no aparelho. Além disso, a câmera é realmente muito rápida, o que ajuda você a não perder aquela foto de momento por estar esperando a câmera ligar e dar foco. #quemnunca

Samsung Galaxy S3 Vermelho da AT&T

Para ficar com vontade:
Samsung Galaxy S3 Vermelho da AT&T

Dica

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:

Compre uma capinha para seu celular que cubra a lateral do aparelho.

Por mais mequetrefe e feia que a capinha seja, ela poderá evitar que aconteça a mesma coisa que aconteceu no meu aparelho ao cair das minhas mãos na rua antes de ter a capinha e a película :(

Quebra causada por queda :(

Pois é, além de arranhar a lateral do aparelho, a queda conseguiu quebrar um pedaço do Gorilla Glass (damn you, Lady!). Pelo menos ele cumpriu o prometido e não deixou nenhum outro arranhão na tela :/

 Você já experimentou o Samsung Galaxy S3? O que achou?

Acha que vale a pena comprá-lo ou prefere esperar o lançamento do iPhone 5?

Apple ou Android? Por quê? :mrgreen:

 

Este post é um oferecimento: 6 parcelas no meu cartão de crédito 😛

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    106 Comentários
  1. boa noite FRED.vim ak pedir novamente sua ajuda…eu tenho um galaxy 3 e não estou conseguindo nem mandar e nem receber mensagens mms…como eu tenho que fazer para conseguir tal coisa?desde já agradeço novamente pela atenção…abraçosss

    • Oi Beatriz.

      Isso depende da sua operadora e do seu plano. Para mandar mensagem MMS no galaxy S3, basta criar uma mensagem e anexar uma foto, por exemplo.

      Eu já fiz isso algumas vezes, só não gostei do preço. foi mais de 1 real por mensagem :(

  2. BOA NOITE FRED,GRATA MAIS UMA VEZ PELA ULTIMA RESPOSTA E REALMENTE O PREÇO FICA BEM SALGADO DO MMS…CONSEGUI MANDAR UMA VEZ,HEHEHE.VENHO PEDIR DE NOVO SUA MARAVILHOSA AJUDA AMADO.EU TENHO UM GALAXY S3 E RESOLVI COLOCAR UM SOM DE CHAMADA NELA,ATRAVEZ DA OPERADORA QUE TENHO VIVO.MAIS EU ODIEI A MUSICA,E PEDI PARA CANCELAR A ASSINATURA DA MESMA E ASSIM FOI FEITO.SÓ QUE AMIGO,O GALAXYS3 TEM UM SOM DE CHAMADA DE FRABRICA,QUE NÃO É AQUELE TUM,TUM INJUADO…VC DEVE SABER DISSO NÉ?AI MENINO DEPOIS QUE CANCELEI A BENDITA,O SOM DO MEU SAMSUNG DE CHAMADA DESAPARECEU E FICOU O TUM, TUM CHATO.GOSTARIA QUE VC ME AJUDADESSE A COLOCA-LO NOVAMENTE SE PUDER É LÓGICO…ME INDICANDO ONDE COLOCO ELE NOVAMENTE…DESDE JÁ TE AGRADEÇO MEU AMIGO FRED.ABRAÇOSS E QUE DEUS TE ABENÇÕE POR NOS AJUDAR…

    • Oi Beatriz.

      Não sei bem se é isso que você está procurando, mas para alterar o toque do galaxy S3 e praticamente qualquer celular android vá em Configurações > Som > Toque de Chamada (ou algo assim).

      Até,

  3. 1 4 5 6
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] este foi meu telefone principal. Uma boa experiência que me permitiu compará-lo ao meu atual Galaxy S3 e trazer para vocês minha experiência e opiniões sobre ele. De antemão já posso dizer que […]

  2. 1 4 5 6