Esses dias, li uma notícia de que Vitória (capital do Espírito Santo, que fique bem claro :P) havia implantado um sistema chamado Ponto Vitória para que os usuários de transporte público da cidade pudessem saber o horário certo em que cada ônibus passará em seus respectivos pontos. Uma ideia interessante, mas que ainda pode ser melhorada ;)

Tela Inicial

Ponto Vitória

O sistema do Ponto Vitória é bem tranquilo de usar e tem como função  mostrar a localização no mapa de todos os pontos de ônibus da cidade indicando quais linhas de ônibus param em cada um deles e o horário em que o próximo ônibus daquela linha irá passar. Além disso, o sistema ainda permite que você pesquise diretamente por um ponto de ônibus específico ou pesquisar por pontos em uma dada rua ou avenida.

Mapa de Vitória

Outra coisa que eu achei interessante é que, ao clicar num ponto de ônibus no mapa, o Ponto Vitória mostra uma indicação de onde é o ponto. Ele diz, por exemplo, que o ponto está em frente ao número X da rua ou em frente a uma loja específica.

Pontos de ônibus no mapa

Me parece que a prefeitura instalou um sistema de GPS em cada ônibus que de tempos em tempos envia a localização daquele ônibus para uma central que calcula o tempo restante entre cada ponto.

Essa foi a primeira vez que eu vi alguma coisa do tipo em uma cidade do Brasil. Nem o sistema de metrô de São Paulo tem algo assim, mesmo sendo relativamente simples de implementar.

Você conhece algum outro sistema parecido pelo Brasil?

Detalhes do ponto de ônibus

Apesar de ter gostado da ideia, acho que o Ponto Vitória ainda precisa ser melhorado.

Digo isso porque, para usar o sistema com todas as opções, você precisa usar um computador. Eu até consegui usar o Ponto Vitória no meu smartphone, mas não foi possível usar o mapa e eu tinha de saber o número do ponto de cor para ver os horários.

Detalhes dos horários dos ônibusDetalhes da pesquisa por rua

Como sugestão de melhorias, agora que a parte mais difícil está pronta (a atualização da posição dos ônibus e cálculo de tempo até cada ponto de ônibus), espero que eles façam uma versão mobile do Ponto Vitória ou até mesmo uma app específica para isso. Assim, quando o usuário estiver na rua ou longe de um computador, ele poderá saber qual a previsão de horário para o próximo ônibus.

Eu também acho o mapa poderia incluir o itinerário dos ônibus para ajudar no planejamento de rotas. Quem sabe até colocar o local exato do ônibus no mapa?

Ah, se não for pedir muito, eu gostaria de ver um sistema com os números e horários dos próximos ônibus diretamente nos respectivos pontos :P

Para testar o sistema do Ponto Vitória, clique neste link :)

Você sabia?
  • Em Vitória você não desce do ônibus, você salta dele.
  • Você não vai ao centro, vai à cidade.
  • Que este autor que vos escreve é capixaba? :P
Se gostou do que viu, assine o blog!


    11 Comentários
  1. Puxa… Mesmo sabendo de toda “capixabisse” do autor, do acento no “ó” e “c” faltando… sabe que lendo o título pensei que o post seria sobre ônibus no entorno de Victoria Station…rsrsrs vocês são tão internacionais!!! rsrsrs Mas o sistema é bem legal…

  2. Em São Paulo há um sistema parecido. Chama-se Olho Vivo e você consegue ver o itinerário de cada linha e onde estão os ônibus no exato momento (às vezes o sistema atrasa um pouco para atualizar…). Para os corredores a informação é mais completa, pois mostra o horário em que cada ônibus vai passar no ponto. http://olhovivo.sptrans.com.br/

  3. O que? Como assim eu não vi esse post antes? Massa!!!
    Como eu não tenho smartphone, não tinha me atentado para essa falha no sistema. Eu geralmente uso ao sair do trabalho e aí eu olho no computador mesmo.
    Acho esse sistema bem legal.
    Aliás, em matéria de tecnologia, até que Vitória tá bem na fita. Alguns pontos da cidade tem wi-fi grátis!

    • Verdade Tiago.

      Algumas outras cidades têm sistemas parecidos, mas realmente Vitória está na crista da onda :P

  4. Fred. Já parou pra pensar (eu nunca busquei a informação) da quantidade de gente que usa navegador e que usa aplicativos nos celulares. Pense nisso e nos planos de 50 centavos da TIM, pra ver como a população pode aproveitar melhorJá existe um aplicativo por ai, só não deve ser oficial, vi no facebook d eum colega, mas não sei o nome que usam… Eu uso quando lembro! rsrs

  5. Na Europa foi a primeira vez que experimentei in loco estes sistemas de informação de ônibus. É muito organizado e eficiente, facilitando demais transitar pelas cidades. E como sou ferrenho defensor do transporte público nas grandes cidades, claro que fiquei muito interessado que tivesse tal coisa aqui no Brasil.

    Fico feliz de ver que, mesmo bem atrasados, estamos avançando. Quem sabe Vitória e SP dêem o exemplo e outras cidades façam o mesmo (ou melhor). :)

    Abs.,

    • Oi RAfael.

      Concordo plenamente. Um sistema de transporte público eficiente é essencial. Imagina se Sao Paulo tivesse um bom sistema de metrô? Ia acabar com a maioria dos problemas de transito da cidade.

      Enfim, este é um pequeno passo, mas espero que continuem para ser cada vez melhor.

Deixe seu Comentário