O Ponto Vitória é um sistema implementado pela prefeitura da cidade que visa mostrar para os usuários de transporte público o horário certo em que cada ônibus passará em seus respectivos pontos. Uma ideia interessante, mas que ainda pode ser melhorada.

O que é e como usar o Ponto Vitória

O sistema do Ponto Vitória pode ser acessado via site ou pelo aplicativo Vitoria Online. Em ambos os casos, é tudo bem tranquilo de usar. Ele tem como função mostrar a localização no mapa de todos os pontos de ônibus da cidade, indicando quais linhas param em cada um deles e o horário em que os próximos veículos irão passar.

Além disso, ele ainda permite que você pesquise diretamente por um ponto de ônibus específico ou por pontos em uma dada rua ou avenida.

Ao clicar num ponto de ônibus no mapa, o Ponto Vitória mostra uma indicação de onde é o ponto. Ele diz, por exemplo, que o ponto está em frente ao número X da rua ou em frente a uma loja específica.

Me parece que a prefeitura instalou um sistema de GPS em cada ônibus que, de tempos em tempos, envia a localização daquele veículo para uma central que calcula o tempo restante entre cada parada. Essa foi a primeira vez que vi esse tipo de iniciativa numa cidade do Brasil.

Se você utilizar pelo aplicativo, ainda ganha a vantagem de ter uma seção “Turismo”, onde é possível encontrar informações de bares e restaurantes, artesanato, eventos, feiras livres, história da cidade e outros tópicos.

Mais um extra: em junho/2018 iniciou-se a operação da linha turismo, realizada em um ônibus panorâmico às quartas, sábados, domingos e feriados. Saída às 9h e chegada prevista para 17h. Mais informações aqui.

O aplicativo melhorou muito desde que foi lançado, mas ainda acho que falta incluir o itinerário dos ônibus para ajudar no planejamento de rotas. Quem sabe até colocar o local exato do ônibus no mapa?

Como funciona o aplicativo Ponto Vitória

Até que isso aconteça, é possível olhar o itinerário dos ônibus aqui. Nele você consegue definir também quais linhas passam em determinado local ou, ainda melhor, quais linhas pegar de acordo com seu ponto de embarque e desembarque.

Ah, se não for pedir muito, eu gostaria de ver um sistema com os números e horários dos próximos ônibus diretamente nos respectivos pontos.

Para testar o sistema do Ponto Vitória, clique neste link.

Você sabia?

  • Em Vitória você não desce do ônibus, você salta dele.
  • Você não vai ao centro, vai à cidade.
  • Que este autor que vos escreve é capixaba?