Viktualienmarkt, essa palavra simpática, é o nome dado ao mercado ao ar livre que fica no centro histórico de Munique, a  praticamente dois passos da Marienplatz. Visitar esse ponto da cidade é garantia de festa para quem gosta de mercados, tradições e sabores diferentes. Dá vontade de parar em cada lugar e pedir um prato diferente! Como são muitas barraquinhas, é tarefa quase impossível conseguir provar tudo o que é oferecido, a menos que você retorne várias vezes.

Viktualienmarkt Munique - Bier Garden

Viktualienmarkt, o mercado a céu aberto de Munique

Esse mercado ao ar livre também pode ser chamado de biergarten (beer garden ou jardim de cerveja/cervejeiros). São barracas de queijos, temperos, flores, pães, doces e os mais diversos tipo de salsichas e linguiças e todo tipo de cerveja, o que pode deixar qualquer um doido, no bom sentido, é claro.

O nome remete a ideia de um antigo mercado de mantimentos. O rei Maximilian I emitiu um decreto em 1807 para que o mercado se mudasse até a praça que fica entre as ruas Heiliggeist-Kirche e Frauenstrasse e, mesmo após várias ampliações, segue no mesmo local cheio de tradições tipicamente germânicas.

Viktualienmarkt Munique - Doces típicos

Viktualienmarkt Munique - Linguiças

Caminhe, explore cara barraquinha e não fiquei tímido ao fazer perguntas em inglês, eles vão tentar te responder da melhor forma que conseguirem, afinal alegria e simpatia são marcas registradas do povo da Baviera.

Viktualienmarkt Munique - Queijos

Dois conselhos para quem pretende conhecer Munique:

Como não poderia deixar de ser, começamos nosso primeiro dia de viagem passando pelo Viktualienmarkt e aproveitando tudo o que Munique tem a oferecer de melhor: ótima comida, pessoas simpáticas, lugares bonitos e um ambiente agradável. E ainda demos sorte de presenciar a Maypole Celebration – yep, algo como celebração do poste de maio – que estava acontecendo no centro da praça. Se isso não é a receita para começar uma viagem com o pé direito, eu não sei o que é.

Horário de funcionamento do Viktualienmarkt

De segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 15h. Algumas lojas trabalham com horários mais flexíveis e ficam abertas até mais tarde. Para chegar até lá de transporte público, basta seguir de s-Bahn com as linhas 1-8, U3 ou U6, ou com o ônibus 52 até a Marienplatz.

Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:

Viktualienmarkt Munique - Limão