A panna cotta é uma sobremesa típica da região do Piemonte, no noroeste da Itália. Aqui no Brasil também chamamos de panacota. Sua essência é feita a base de nata de leite (aqui usamos creme de leite fresco), açúcar e gelatina. Geralmente, o doce é servido com uma calda de frutas vermelhas, mas você pode trocar por um couli (calda) de maracujá ou de abacaxi ou até mesmo goiaba, por exemplo.

Receita facil de panna cotta

A receita mais simples que encontrei foi publicada pelo chef David Lebovitz, pois mesmo sendo estrangeira é facilmente adaptável para os ingredientes do Brasil. Segundo ele, em 5 minutos (mais o tempo de geladeira) ela estará pronta. Levei 15 minutos, acho que está de bom tamanho, né?

Receita de Panna Cotta

Ao lado do tiramissú e do cannoli, a panacota está caindo no gosto dos brasileiros. Se você procura um doce prático e rápido de fazer, guarde essa receita! Ela vai agradar todo mundo num almoço de domingo (e não vai pesar nada, nem na balança).

como fazer panacota

Adaptada do site do David Lebovitz

Tempo de preparo:

Serve: 8 porções dependendo do tamanho dos potinhos

como fazer panacota

Ingredientes:

Modo de preparo:

1) Aqueça o creme de leite e o açúcar numa panela até que o açúcar esteja dissolvido e o creme esteja homogêneo, mas não deixe ferver. Adicione o extrato de baunilha e misture. Aqui explico como fazer extrato de baunilha com baunilha de verdade.

como fazer panacota

2) Enquanto o creme de leite está esquentando com o açúcar, hidrate a gelatina na água. Coloque a água numa tigela e depois polvilhe a gelatina com cuidado para espalhar bem o pó sobre a água para evitar formar bolinhas sem ter contato com a água. Espere de 5 a 10 minutos, basicamente o tempo de terminar o passo 1.

3) Coloque a mistura bem quente (mas sem ferver) da massa da panna cotta sobre a gelatina ou a gelatina sobre a massa, tanto faz. Depois mexa bem para que elas se misturem bem.

4) Divida esse creme nos potinhos deixando um espaço para a cobertura e coloque na geladeira para gelar até ficarem firmes. Depois de quatro horas já estavam bem firmes, mas tudo depende da sua geladeira.

Receita facil de panna cotta

5) Na hora de servir, coloque a geleia ou calda de frutas cobrindo toda a parte de cima do recipiente.

Se não quiser servir no potinho, você pode colocar numa forma. Para isso, antes de colocar a mistura no pote, passe um óleo neutro (nada de azeite, pois o sabor pode atrapalhar) e depois mergulhe rapidamente na água para que fiquem algumas gotinhas de água no pote. Quando já estiver bem duro, passe uma faca com cuidado nas bordas, depois desenforme e coloque a geleia ou calda de frutas por cima.

Receita facil de panna cotta

Dicas
  • Se seu doce não firmar em até 24h, ele não firmará mais. Essa receita de panna cotta não fica com consistência de gelatina, mas de um creme bem macio.
  • A panna cotta é relativamente doce, por isso, uma geleia ou uma calda de frutas mais azeda é recomendada.
  • Eu notei que minha panna cotta ficou com uma camada mais durinha e de cor mais escura no topo, não sei se foi efeito do creme de leite que usei ou se foi por culpa da geladeira, mas eu tentaria cobrir o potinho com um plástico filme encostando o plástico na mistura mesmo antes de levar à geladeira.
  • Alguém já testou servir com creme de avelã ou calda de chocolate mais amargo?

Receita facil de panna cotta