Quando fomos ao Peperino, resolvi experimentar pela primeira vez o famoso doce de nata italiano: a Panna Cotta. Se você for ao Byblos em Munique, não deixe de pedir, pois eles também têm uma panna cotta muito boa. Gostei tanto do doce que essa semana fui atrás de uma receita de panna cotta para fazer para vocês :D

Por increça que parível, a receita mais fácil e que me passou mais confiança foi uma receita do David Lebovitz, pois, mesmo sendo extrangeira, é facilmente adaptável para os ingredientes do Brasil. Segundo ele, em 5 minutos (mais tempo de geladeira) a receita está pronta. Bom, eu levei 15 min. Acho que está de bom tamanho, né? :mrgreen:

Eu não costumo gostar de receitas de sites extrangeiros, pois sempre há problemas com tipos de ingredientes que eles usam e que não conseguimos encontrar por aqui. O half and half ou o heavy cream são sempre um problema, pois não há no Brasil e eu não consigo achar uma boa adaptação :( Se alguém souber, me avise!

Apesar de esta receita depender do tal de heavy cream, resolvi testá-la assim mesmo e deu tudo certo :D

Receita de Panna Cotta - pronta para ir à geladeira

Receita de Panna Cotta

Adaptada do site do David Lebovitz

Tempo de Preparo:

15 minutos para a massa

4h na geladeira

Serve:

8 porções dependendo do tamanho dos potinhos

Ingredientes:
  • 4 xícaras (1l) de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara (100g) de açucar
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 pacote de 12g de gelatina em pó sem sabor incolor
  • 6 colheres de sopa (90ml) de água gelada
  • Geleia ou calda de frutas para servir
Modo de preparo

1) Aqueça o creme de leite e o açúcar numa panela até que o açúcar esteja dissolvido e o creme esteja homogêneo, mas não deixe ferver. Adicione o extrato de baunilha e misture. Aqui eu explico como fazer extrato de baunilha com baunilha de verdade.

2) Enquanto o creme de leite está esquentando com o açúcar, hidrate a gelatina na água. Coloque a água numa tigela e depois polvilhe a gelatina com cuidado para espalhar bem o pó sobre a água para evitar formar pelotes de gelatina sem ter contato com a água. Espere de 5 a 10 minutos, basicamente o tempo de terminar o passo 1 :)

Receita de Panna Cotta - Gelatina hidratada

Gelatina depois de hidratada

3) Coloque a mistura bem quente (mas sem ter fervido) da massa da panna cotta sobre a gelatina ou a gelatina sobre a massa, tanto faz. Depois mexa bem para que a gelatina misture bem.

4) Divida a receita de Panna Cotta nos potinhos deixando um espaço para  e coloque na geladeira para gelar até ficarem firmes. No meu caso, depois de 4h já estavam bem firmes, mas tudo depende da sua geladeira.

5) Na hora de servir, coloque a geleia ou calda de frutas cobrindo toda a parte de cima do potinho.

Se você não quiser servir no potinho, você pode desenformar a panna cotta. para isso, antes de colocar a mistura no pote, passe um óleo neutro (nada de azeite, pois o sabor pode atrapalhar) e depois mergulhe rapidamente na água para que fiquem algumas gotinhas de água no pote. Quando já estiver bem duro, passe uma faca com cuidado nas bordas e depois desenforme e coloque a geleia ou calda de frutas por cima.

Receita de Panna Cotta: Saída da geladeiraReceita de Panna Cotta: Pausa para a foto

Dicas
  • Eu usei um creme de leite “nata” da Frimesa para testar. Ele pareceu bem mais gorduroso que o creme de leite normal. Ficou gostoso, mas acho que com creme de leite fresco ficaria melhor até pelo sabor, por isso deixei a receita com ele :)
  • Sobre a gelatina, se seu doce não firmar em até 24h, ele não firmará mais. Nesse meu teste, em 4h já estava perfeito. Essa receita de panna cotta não fica com consistência de gelatina, mas de um creme bem macio depois de dura.
  • A panna cotta é relativamente doce, por isso, uma geleia ou uma calda de frutas mais azeda é recomendada. Infelizmente eu não achei framboesa para testar fazer minha própria calda :(
  • Eu notei que minha panna cotta ficou com uma camada mais durinha e de cor mais escura no topo, não sei se foi efeito do creme de leite que usei ou se foi por culpa da geladeira, mas eu tentaria cobrir o potinho com um plástico filme encostando o plástico na mistura mesmo antes de levar à geladeira. Eu vi isso uma vez em uma receita de outro doce, mas nunca tentei. Quem sabe isso ajuda. Se você testar, me diga como ficou :D

Você gosta de Panna Cotta?

Que outro doce italiano você gosta?

Já conhece a minha receita de Tiramisu?

E o meu famoso cupcake com cobertura de brigadeiro?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Fredones, heavy cream é o creme de leite fresco, mesmo! Este post da Ana Elisa é ótimo para entender estes ‘cremes’ todos, dá uma olhada: http://www.lacucinetta.com.br/2007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html

    • Valeu Lu!

      Agora faz mais sentido :P Talvez por isso minha Panna Cotta tenha ficado mais amarelada. A próxima tentativa vai com creme de leite fresco/pasteurizado mesmo :)

  2. O plastico sobre o creme é justamente para evitar formar essa crosta e ficar amarelado, quando eu faço panna cotta nunca deixo de colocar o filme plástico, mas quando fizer desta forma recomendo desenformar, pois raramente vc vai conseguir deixar o plástico retinho, sempre vai ficar alguma “dobra” o que irá transferir para a forma do doce, assim se vc desenforma essas imperfeições ficarão para baixo.

Deixe seu Comentário