Diferente dos famosos castelos Linderhof e  Neuschwanstein, que ficam fora de Munique, o Castelo de Nymphenburg fica dentro da cidade. Embora um pouco afastado do centro histórico, é possível chegar até lá usando o transporte público sem problemas. Visitar o castelo é aproveitar um belo passeio e conhecer de perto um clássico da arquitetura barroca europeia e ainda caminhar, descansar e até mesmo fotografar lindos jardins.

A história por trás do Castelo de Nymphenburg

O Castelo de Nymphenburg foi concebido no começo do século 17 como um presente do príncipe da Baviera para a sua esposa. Ownn… o amor é lindo (e rico), minha gente!

Castelo de Nymphenburg Munique

Depois de construído, o grande palácio passou a ser usado como residência oficial de verão da monarquia da Baviera e no século 19 teve seus jardins barrocos reformulados pelo Rei Ludwig I da Baviera (a.k.a. Friedrich Ludwig von Sckell).

Como todo bom jardim de palácio que se preze, o jardim de Nymphenburg é enorme, portanto não se preocupe se não conseguir dar a volta olímpica por toda sua extensão 😉 Mesmo não tendo conseguido caminhar por toda sua extensão por causa da chuva que insistia em cair, posso dizer que este é um dos mais belos jardins da Europa que conheço – e certamente um dos menos lotados de turistas também.

Como a chuva não dava uma trégua, aproveitamos para almoçar em um dos “quiosques” que ficam dentro do próprio jardim do castelo e foi uma ótima escolha 🙂 Valeu a pena esperar o clima melhorar tomando nossa Hofbräu e comendo uma boa linguiça alemã. Pena que o sol continuou tímido e não quis colaborar com as nossas fotos.

DICA: Se forem pedir uma Hofbräu em Munique, lembre-se de pronunciar “rrofbrói”, caso contrário a mocinha não vai te olhar com cara de ponto de interrogação como fez com o Fred.

Entre os meses mais quentes do ano (de abril a meados de outubro), é possível fazer um passeio bem romântico de gôndola pelo canal que fica nas imediações do castelo. Ele dura cerca de 30 minutos e custa 15 euros por pessoa.

Como ir ao Castelo de Nymphenburg usando o transporte público

O Castelo de Nymphenburg fica a aproximadamente 15 minutos do centro de Munique e usar o transporte público é o mais indicado. (Atualizamos o post sobre como se locomover na cidade, então agora vai ficar ainda mais fácil para você não se perder em alemão)

A melhor maneira de chegar até Nymphenburg é pegar o Tram 17, pois ele passa no centro histórico em vários pontos diferentes (Karlsplatz-Stachus, Hauptbanhof etc) e para em frente ao castelo. Além disso, pegar os trams – ou trólebus – em Munique é até mais fácil do que seguir de metrô e você ainda poderá ver a paisagem da cidade.

Outra opção é tomar o metrô U1 e descer na estação Gern. De lá até o castelo são 20 minutos de caminhada, mas a paisagem é bem legal. Se estiver sol, tente ir margeando o rio.

Caso você esteja longe do Tram 17 e não quiser caminhar até o castelo, é pegar o metrô U1, descer na estação Rotkreuzplatz e de lá pegar o Tram 17 ou Tram 12 (esse para um pouco antes do castelo).

Fizemos um mapinha para ajudar na sua localização 😀


View Como chegar no Castelo de Nymphenburg in a larger map

Aprenda a usar o metrô de Munique neste post-guia-super-completo que o Fred fez.

Castelo de Nymphenburg

  • Endereço: Schloss Nymphenburg, Eingang 19
  • Horários:
    • Algumas obras estão fechadas para restauro e devem voltar a serem expostas em 2017.
    • Aberto diariamente
    • 1 de Abril a 15 de Outubro: 9 às 18h
    • 16 de Outubro a 31 de Março: 10 às 16h
    • Fechado dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.
  • Ingressos:
    • Ticket combinado:
    • Inclui: Marstallmuseum (carruagens e trenós), Museu das porcelandas de Nymphenburg e aos palácios do parque (Amalienburg, Badenburg, Pagodenburg, Magdalenenklause).
    • 1 de Abril a 15 de Outubro: 11,50 euros
    • 16 de Outubro a 31 de Março: 8,50 euros
    • Os castelos do parque fecham no inverno.
    • Ticket somente para o Castelo de Nymphenburg: 6 euros
    • Menores com menos de 18 anos de idade não pagam ingresso.
    • O castelo disponibiliza áudio-guides para os visitantes. Se você tiver interesse em fazer um tour guiado, entre em contato diretamente. As informações sobre esses passeios exclusivos, você encontra nesta página.
  • Site oficial do Castelo