Agora que o mundo está acabando, acho que posso finalmente fazer um post com as melhores apps de 2012 para quem viaja. Mapas, geo-localização, editores de fotos e outras categorias fazem parte deste pequeno apanhado de apps :)

Se você tiver alguma outra indicação, a caixa de comentários é toda sua!

Antes de mais nada, a primeira dica que eu posso dar é: tenha acesso à Internet. Seja 3G ou por wi-fi, seja no Starbucks ou filando a rede aberta alheia. Boa parte das apps precisam de Internet e, tendo a possibilidade de baixar outras apps ou de fazer pesquisas no Google, a Web não lhe faltará :P

Portanto, não deixe de ler o super post com as operadoras confirmadas ao redor do mundo que têm planos pré-pagos 3G para smartphones e Tablets:

Como usar a Internet 3G no exterior

E também os posts sobre como economizar a bateria do seu smartphone, afinal, sem bateria, sem apps, não é mesmo?

17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone

Bateria extra para celular: Dicas dos leitores

As melhores apps de 2012

Mapas

Eu sou aficionado por mapas e desde nossa primeira viagem, o Google Maps tem sido um parceirão e até hoje é a melhor app para mapas (agora também no iOS 6 :P). O único porém é que ela precisa de Internet para usar todo seu potencial. É claro que o cache offline do Google Maps ajuda, mas ainda assim em algum momento você precisará da Internet.

download de area do mapa google maps offline cache

Para quem precisa de mapas totalmente offline, sugiro que dêem uma olhada no Nokia Drive (para quem tem Nokia, claro), no The Cartographer (para quem tem iPhone ou iPad) e no OruxMaps para quem tem Android. Usei este último na viagem para a Alemanha, República Tcheca e França e foi só alegria :D

Update: 20/02/2013: O The Cartographer parou de ser desenvolvido, mas a app Galileo Offline Maps é uma boa substituta para ele :)

Nokia driveThe CartographerAs melhores apps de 2012 - oruxmaps

Telefonia e mensagens 

Skype continua sendo a melhor app de telefonia e espero que sua compra pela Microsoft não atrapalhe isso. Meu conceito sobre ela melhorou ainda mais depois que descobri que ligações para telefones toll-free dos EUA (os famosos 0800 deles) não são cobradas :D Então, se você precisa ligar para um telefone 1800, 1888, 1877 ou outro que seja grátis dentro dos EUA, pode usar seu Skype de qualquer lugar do mundo para ligar para ele sem pagar nada \o/ E nem é preciso ter crédito na sua conta Skype.

como fazer ligações internacionais baratas

Se você quer saber mais sobre todas as opções para fazer ligações internacionais baratas, é só ver o post abaixo:

Como fazer ligações internacionais baratas: Guia 2012

Geo-localização

Foursquare é a primeira que vem à cabeça, mas não podemos esquecer da Foodspotting também com seu foco em restaurantes e comidas pelo mundo. Mesmo se você se preocupa em dizer onde está num dado momento, essas apps podem ser bastante úteis para nós viajantes.

Melhores apps de 2012 - FoursquareMelhores apps de 2012 - Foodspotting

A sacada mais legal, e que a Natalie mais usa nessas apps, é ler as dicas que as pessoas deixam sobre os lugares. Sempre que chegamos em um lugar novo, ela olha as tips para ver o que é mais legal ou quais os piores problemas. Pense nisso :P

Leitores de PDF e eBooks

Kindle vem à cabeça, mas não é dele que estou falando. Estou falando de leitores genéricos de PDF, eBooks ou mesmo de arquivos do pacote Office da Microsoft. O Smart Office 2 para Android é uma das apps que eu mais gosto para abrir e até editar esses arquivos. Ela custa 9,99 na Play Store, mas há também a versão Lite da app que é de graça e serve muito bem como leitora de arquivos :)

Quer ter um guia de viagem, mas não quer carregar o peso da versão de papel ou quer levar apenas o roteiro que você fez com tanto carinho no seu computador sem precisar imprimir nada? Transforme/compre tudo em PDF e ponha no seu smartphone ou tablet e seja feliz. Nesta última viagem, fizemos exatamente isso e funcionou muito bem :)

As melhores apps de 2012 - Smart Office Android

Utilidade

A app MyTravel Aid traz muitas informações caso aconteça algum imprevisto grave: telefones de emergência e hospitais ao redor do mundo, nomes de medicamentos dentre outras informações importantes caso alguma coisa aconteça. Veja o post sobra a app aqui.

MyTravelAid da AllianzMyTravelAid da Allianz

Fotos

Para quem gosta de enviar fotos com filtros pelas redes sociais, eu super recomendo a app Snapseed, sobre a qual falei neste post. Ela é certamente a melhor app de edição de imagem grátis existente hoje. Super fácil de usar e com muito mais opções de filtros e configurações que o Instagram, ela vai conquistar você! Ou pelo menos deixar suas fotos mais bonitinhas :P

Snapseed: Foto editada 1

Jogos

No momento tenho jogado apenas Angry Birds: Star Wars e Temple Run e estou meio carente de jogos.

Por isso, se você conhece algum joguinho legal para passar o tempo durante as viagens, fila de banco, supermercado, etc, deixe sua sugestão na caixa de comentários e faça este autor que vos fala mais feliz :mrgreen:

Dicas dos leitores:

E aqui estão as dicas deixadas pelos leitores nos comentários que eu vou compilando por aqui. Clique no link para ver o que nossos leitores acharam das apps.

TripAdvisor City GuidesTrip AdvisorTripIt (veja meu post sobre o TripIt) | EvernoteHere (Nokia mapas para iOS) | QatQi | Ticket to Ride | Subway Surfers | Jetpack Joyride | Ski Safari | Logo Quiz (adorei esse :P) | N-Drive | FlightRadar24CTAMobileStreetFoodUnitedNYC SubwayMyMaps (meu post sobre o MyMaps) | HayDay | Time OutLondon Visitor A-Z | WorldMateBusCheckerBooking.com | Easyjet | Wififinder

Obrigado a todos que comentaram ou comentarão ;)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    29 Comentários
  1. Oi Fred,

    Pra quem está indo para Londres, não pode faltar um aplicativo do metrô, que além do mapa oferece sugestões de rota, situação das linhas, etc. Existem várias opções, muitas gratuitas.

    Além dele, gosto muito do app da revista Time Out (grátis) e, para mapas off-line, recomendo London Visitor A-Z, que custa baratinho.

    Um abraço e um ótimo Natal para vocês!

    • Oi Eneida, obrigado pelas dicas :) Eu gosto dos mapinhas de papel em londres e NY, sabia? Não sei pq ehhehe Mas uma pp com geolocalização ajuda bastante :)

  2. Muito boas indicações!
    Nossa próxima viagem (semana que vem, se o mundo não acabar) será a mais conectada da história. Ok, a próxima viagem sempre será a mais conectada…
    Fiz o roteiro e salvei todas as reservas e outras informações relevantes no Google Drive, e pretendo usar a app deles pra consultar isso durante a viagem. Existe uma opção de “salvar offline” e agora é possível editar os documentos criados (menos PDF).

    um abraço e boas festas a todos!

    • Ainda não tinha o The Cartographer, fui baixar e descobri que ele foi descontinuado!

    • Sério, Ronaldo?

      A app tinha um super potencial. Que pena que não está mais em desenvolvimento.

    • Oi Ronaldo.

      Na última viagem eu fiz isso também :D mas para não ter problema, coloquei tudo num PDF tb só para o caso de “vai que” hehehe

  3. Eu também sou completamente dependente de internet para viajar. Uso todas que vc indica e sempre corro atrás do sim card com internet, assim que faço check in no hotel.
    Eu uso demais o WorldMate que organiza a viagem na linha do tempo. É só mandar todas as reservas recebidas por email para o email do site e tudo aparece organizado na app no smartphone. Uma mão na roda mesmo!
    Aqui em Londres o BusChecker é praticamente uma babá. Acha a gente, dá o mapa local de todas as paradas e o trajeto dos ônibus que passam por elas e quanto tempo faltam para o busum chegar! Uso ainda Booking.com, Easyjet, e Wififinder. Mas a melhor compra do ano foi o TecNet, um carregador portátil de celular, tablet, câmera, melhor que o Pebble. É só plugar e o bicho carrega rapidinho os gadgets dentro da bolsa.
    Ah! Boas Festas e um Ano cheio de VIAGENS!

    • Oi Celina.

      Não conheço algumas dessas apps, vou checar :D essa do Bus Checker é bem interessante. Na última vez em Londres usamos os mapinhas dos pontos de ônibus mesmo hehehe Esse TecNet é interessante também!

  4. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] para Android poderá ser baixada e usada, incluindo Google Maps, Skype, Snapseed e, porque não, Angry Birds A única app que eu tentei instalar, mas que não consegui, foi o WhatsApp que, por alguma razão, [...]