Apps de guias de cidades estão pipocando a cada momento nas stores, plays e marketplaces e nada melhor que conhecer bem a cidade sobre a qual se trata o guia para saber se ele é realmente bom :) Sendo assim, resolvi testar o guia Choose Chicago que descobrimos há poucos dias.

App Choose Chicago

A ideia da app é ser não apenas um guia para a cidade de Chicago, mas também uma app que mostrara tudo o que está acontecendo na cidade naquele momento. Atrações, eventos, restaurantes, shows, tours e várias outras notícias sobre Chicago podem ser vistas pela app.

Choose Chicago - app guia de viagemChoose Chicago - OpçõesChoose Chicago - Restaurantes

O Choose Chicago também pode utilizar sua localização para filtrar os resultados das pesquisas e lhe mostrar, por exemplo, quais os restaurantes mais próximos a você. Por fim, a app também tem uma parte que permite conseguir descontos em alguns locais e atrações diretamente por ela e, claro, um menu para que você veja o clima, pesquise hotéis, táxis, limousines e até encontre informações sobre os ônibus de city tour da cidade.

Site oficial | Download para iOS | Download para Android

Minhas impressões

O Choose Chicago é fácil de usar e tem uma gama de informações bem grande, além de utilizar geo-localização para filtrar resultados, mas no geral a app não me impressionou.

Eu gostei bastante da parte de eventos que estão rolando na cidade, muito útil se você está no verão em Chicago por causa das dezenas de shows que acontecem por lá.

Choose Chicago - EventosChoose Chicago - DetalhesChoose Chicago - Mapas

A interface da app não é feia, mas me passou a impressão de estar ultrapassado. Apesar disso, o que me deixou mais decepcionado foi o fato de o guia precisar estar conectado à Internet 100% do tempo. Isso mesmo, sem Internet, sem app. Tudo bem que hoje é fácil ficar conectado durante as viagens, mas isso não é desculpa para fazer um guia de viagem que necessita de Internet para funcionar.

Eu entendo que algumas das informações do guia precisam realmente de Internet, mas endereços, telefones e nomes de lugares não mudam com tanta frequência e poderiam ser colocados em cache, não é? Fica aí a dica para a nova versão da app :P

Eu também senti falta de um mapa do transporte coletivo (metrô e ônibus da cidade).

Conclusão

Para quem é como eu e gosta de fazer todo o dever de casa antes de partir para uma viagem e planeja seu roteiro minuciosamente para chegar no local já conhecendo a cidade, apps de guias não estão entre as apps mais aclamadas :P

Mesmo assim é sempre bom ter uma app de guia, de dicas e pesquisa de bons lugares como o Foursquare, Urbanspoon, Yelp e o próprio Google Maps (eles compraram a Zagat, lembram?) para aquele momento em que você não planejou nada ou simplesmente mudou seu roteiro no meio do caminho porque resolveu se perder ao conhecer aquela ruelinha linda pela qual você acabou de passar, afinal, “É se perdendo que se acha.

Veja também a minha análise das melhores apps de 2012

Como um diretório de lugares e serviços, a app é interessante, mas essa questão de funcionar apenas com Internet faz com ela perca boa parte da sua “beleza” e comece a competir com pesquisas no Google e Google Maps.

Leia tudo sobre a Chicago, a cidade do Obama, da Oprah, dos Cubs, dos White Sox e dos Bears

Roteiros, compras, atrações, tudo mastigadinho para você montar seu roteiro

Você tem alguma app de guia de cidades que gosta?

Conta pra gente como você usa essas apps durante uma viagem :)

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] paixão por Chicago já é antiga, por isso sempre tentamos trazer novidades para vocês como a app Choose Chicago que o Fred falou semana passada, a programação de atividades e festivais de verão do ano passado [...]