Para quem ainda não sabe, eu sou capixaba, mas confesso que somente nos últimos anos, quando comecei a viajar de verdade e ver os locais que visito com outros olhos, é que percebi o que Vitória e o Espírito Santo têm de interessante. Por isso, fiz este pequeno roteiro de final de semana em Vitória para ajudar quem estiver com dúvidas sobre o que fazer em 1 ou 2 dias por lá 🙂

Curiosidade: Os índios goitacazes a chamavam Vitória de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, por causa da beleza da ilha e das águas ricas em peixer e mariscos 🙂

Final de semana em Vitória - pedras na Ilha do Boi

Roteiro de final de semana em Vitória

Nesta minha última ida a Vitória, resolvi passear pela cidade para (re)descobrir pontos que eu já conhecia, mas que nunca havia prestado atenção. É engraçado como certos lugares importantes e interessantes para os turistas se tornam lugares comuns para quem nasce e vive por muito tempo na cidade. Aproveite para ver o mapa que eu criei no final do post para planejar seu roteiro 😉

Praias de Vitória

Vitória possui várias praias, sendo a Praia de Camburí uma das maiores e mais conhecidas. É nela também que está o grande calçadão com seus 5km de extensão que foi renovado, melhorado e agora conta com uma ciclovia.

Na pontinha da Praia de Camburí, pertinho da Ponte de Camburí, está um dos três piers da praia com sua imagem de Iemanjá, protetora dos navegantes. É deste pier também que sai um tour de barco a vela pela ilha.

Infelizmente, alguns pontos da praia são impróprios para banho, mas parece que a prefeitura está trabalhando para resolver a situação.

Final de semana em Vitória - Ilha do Boi

A Curva da Jurema é outro point para quem gosta de praia. Menor que a Praia de Camburi, mas bem animada nos finais de semana, é uma opção para quem está hospedado mais próximo do Shopping Vitória, o principal shopping da cidade.

Além dessas duas, as praias da Ilha do Boi e Ilha do Frade são muito interessantes. Apesar de não terem os kiosques ou algumas facilidades que as outras praias têm, elas ficam meio que escondidas em dois dos bairros mais nobres e bonitos da cidade. Apesar da chuva que insistia em cair, resolvi passar por lá e reencontrar uma prainha que há muito eu não ia e que é a minha preferida na cidade 😛

Os bairros por si só também valem um passeio, pois são bem calmos e cheios de verde 😉

Final de semana em Vitória - Ilha do Frade - prainha escondida

Convento da Penha

Com seus 464 anos, o Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil e está localizado na cidade de Vila Velha, vizinha a Vitória.

Final de semana em Vitória - Convento da Penha

Este é certamente um dos pontos mais emblemáticos do Espírito Santo e é um lugar quase que obrigatório de visita a quem vai a Vitória. Mesmo que você não seja católico ou religioso, a visita ao Convento da Penha vale por toda a beleza das paisagens e do próprio convento.

Final de semana em Vitória - Vsta do convento: 3a ponte e vitória ao fundo

De lá você vê Vitória, Vila Velha, os vários navios esperando para atracar no Porto de Tubarão e pode aproveitar a calma e o silêncio para descansar do agito, clichê, da vida moderna.

Final de semana em Vitória - placas de agradecimento

Se você tiver de escolher apenas um lugar para visitar enquanto estiver em Vitória, vá ao Convento da Penha. Vale muito a pena.

Final de semana em Vitória - para descansar e pensar

Curiosidade: É possível ver o Convento em Vila Velha pela Av. Nossa Senhora da Penha (a.k.a. Reta da Penha) em Vitória. Seria por isso que ela tem esse nome? o.O

Centro Histórico de Vitória

Vitória é o 7o. povoado mais antigo do Brasil e era de se esperar que houvesse muita história e prédios históricos na cidade. Infelizmente boa parte desses prédios foram sumindo com o tempo, mas a prefeitura, depois de anos de descaso e abandono, está tentando restaurar alguns dos que ainda existem no centro da cidade.

Final de semana em Vitória - Escadaria Maria Ortiz vista de cima

Pare na Praça Oito e veja o relógio, não tão histórico assim, que é um marco da cidade. Vire de costas para ele e você encontrará a Escadaria Maria Ortiz, um dos locais mais famosos e, eu diria folclóricos, do Espírito Santo.

Final de semana em Vitória - base da Escadaria Maria Ortiz

Diz a lenda que, quando piratas holandeses tentaram conquistar a ilha durante o século XVII, Maria Ortiz, junto com seus vizinhos, jogaram água fervente, pedras, brasas e outros objetos para evitar que eles chegassem ao coração da então vila de Vitória: a Cidade Alta.

Final de semana em Vitória - Catedral de VitóriaFinal de semana em Vitória - Catedral de Vitória - vitral por foraFinal de semana em Vitória - Catedral de Vitória - vitral

Suba a escadaria e você estará na Cidade Alta, bairro que foi criado para que Vitória pudesse se proteger das constantes invasões que aconteciam na parte baixa. Vire à direita para ir à Catedral de Vitória ou à esquerda para ir ao Palácio Anchieta, a sede do Governo.

Final de semana em Vitória - Palácio Anchieta

É possível fazer visitas ao interior do Palácio Anchieta tanto durante a semana quanto nos fins de semana para entender um pouco mais sobre como a política acontece ali e também mais sobre a história do local que começou como Igreja de São Tiago para depois se transformar em Palácio.

Final de semana em Vitória - Salão do Palácio Anchieta

Saindo do palácio, há uma ruelinha (fato muito comum na Cidade Alta) que leva à Igreja de São Gonçalo. Dizem que quem casa nessa igreja tem um casamento duradouro 😉

Final de semana em Vitória - Igreja de São Gonçalo

As Paneleiras de Goiabeiras

Pensar em Vitória e no Espírito Santo é pensar em Torta Capixaba e Moqueca e pensar em Torta e Moqueca Capixabas é pensar nas panelas de barro, um dos Patrimônios Imateriais Brasileiros. As panelas de barro são produzidas principalmente pelas Paneleiras de Goiabeiras e devo dizer que esta foi primeira vez que fui lá. (Eu sei, sou um capixaba de meia panela) Elas ficam no bairro de Goiabeiras em uma ruazinha meio escondida, mas que, não é assim tão difícil de chegar. Eu só acho que poderiam haver placas maiores na Av. Fernando Ferrari.

Final de semana em Vitória - Galpão das Paneleiras de Goiabeiras

No galpão em que elas ficam e trabalham, é possível encontrar diversos tipos e tamanhos de panelas, conversar com o pessoal da prefeitura que fica por ali e mesmo com as paneleiras para entender um pouco mais sobre o processo e sobre como fazer uma boa moqueca ou torta capixaba, porque vocês já sabem, né:

Final de semana em Vitória - Moqueca só capixaba

E não, moqueca capixaba não leva azeite de dendê ou leite de coco :mrgreen:

O galpão funciona de Segunda a Sábado das 8 às 18:30.

Final de semana em Vitória - Panela de barro secando

Agito em Vitória

Uma das regiões em que há muito tempo fazem parte do burburinho e agito de Vitória é a Praia do Canto, mas especificamente o Triângulo das Bermudas, que compreende os primeiros quarteirões depois da Ponte de Camburi e vai até a Av. Rio Branco e a Ponte Ayrton Senna. Eu desconheço a origem do nome, mas imagino que seja por causa da grande quantidade de bares, restaurantes e baladas que existiam ali. Hoje os restaurantes e bares ainda existem e, talvez, uma ou outra balada tenha sobrevivido, mas eu pude notar uma mudança para melhor no visual da região como um todo para agradar aos turistas.

Saindo desses primeiros quarteirões, o agito vai ficando mais próximo à Av. Rio Branco, pois a região da Av. Saturnino de Brito começa a ficar mais residencial. Talvez venha daí a parte triângulo do nome 😛

Ainda na Praia do Canto está a Praça dos Namorados com suas pistas de patins e skate e o único half-pipe da cidade. Passei muitos finais de semana patinando ali 😉 Durante a semana, o único movimento é o do Bob’s que fica ali, mas nos finais de semana a Feirinha Hippie acontece e o cenário muda completamente. Dezenas de barraquinhas de artesanato e comida ocupam o espaço da praça que fica bem movimentada.

Final de semana em Vitória - Churrasco Modelo

Minha dica ali é comer um churrasquinho do Churrasco Modelo. Sabe aquela memória de infância que você leva para sempre? Este é um desses lugares. Eu nunca esqueço do “Oi, pode falar. Molho e farinha, moço?” E até hoje eles falam a mesma coisa 😀 Obviamente, peça seu churrasquinho com molho e farinha, moço!

Se você souber de algum outro lugar de agito em Vitória, me conte para que eu possa conferir na minha próxima visita 😉

Espaços para as crianças em Vitória

A Praça dos Namorados em dia de feirinha é ótima para levar seus pequenos para passear e aproveitar os vários brinquedos que são montados na praça. Além dela, existe um Espaço da Ciência e Tecnologia em que a criançada pode aprender um pouquinho sobre ciência ao mesmo tempo em que se divertem nos brinquedos. Eu lembro da época da inauguração e do tanto que eu brinquei lá hehehe

Final de semana em Vitória - Espaço Ciência e Tecnologia - parquinho

Final de semana em Vitória - Espaço Ciência e Tecnologia

Dicas extras

Estando em Vitória, é possível fazer bate e voltas para conhecer as praias de Vila Velha, Guarapari, Meaípe, Serra e também as cidades de montanha capixabas como Domingos Martins e Pedra Azul, todas a pouco tempo de viagem de carro.

A Prefeitura de Vitória, junto com o Instituto Goia, tem promovido, já há algum tempo, o Projeto Visitar para treinar e capacitar jovens para que eles possam tirar dúvidas e servir de guias em visitas nas principais atrações de Vitória, tudo de graça. Nos pontos em que o projeto está presente, é possível fazer visitas guiadas de Terça a Domingo e Feriados de 9 às 17h nos principais pontos turísticos do centro histórico de Vitória. Basta chegar e falar com o guia que estiver ali 😀

Eu também acho que é uma boa ideia alugar um carro enquanto estiver na cidade. Apesar de ser bem servida por ônibus, você terá muito mais liberdade com um carro. Há também a questão de os pontos turísticos não estarem muito próximos uns dos outros, dificultando o passeio a pé entre eles.

Se você quiser um pouco mais de informação sobre o Espírito Santo, dê uma passadinha no blog Rotas Capixabas do nosso amigo mineiro-capixaba Tiago Reis 🙂