No post “Como ir do aeroporto ao centro de Munique“, a leitora Heloisa nos perguntou como ir de Munique para Praga, qual era o valor da passagem, se tínhamos feito a viagem de ônibus ou de trem e quanto tempo levava esse trajeto. Parecia até que ela tinha adivinhado que essa pauta já estava na minha lista e seria um dos próximos textos sobre nossa viagem à Alemanha.

Praga é uma das cidades que mais recebe turistas em toda a Europa, dá para imaginar? Ela só perde para outros grandes destinos como Paris e Roma em números de turistas recebidos, o que se reflete principalmente na muvuca que encontramos na famosa Ponte Carlos.

Nota do editor: A Ponte Carlos é movimentada sim, mas depois de voltar à cidade, eu finalmente entendi que faz parte de Praga e que todas as pessoas que por ali passam participam deste parte do cenário e dão um charme especial à ela.

Como ir de Munique para Praga - Ponte Carlos

Praga é uma cidade estratégica, tanto para quem está visitando Munique e quer ir para o norte da Alemanha, quanto para quem está visitando Berlim e quer descer para o sul do país.

Ao olhar para o mapa no Google Maps, pensei: vou de Munique para Berlim, por que não desviar um pouquinho o roteiro e passar alguns dias na República Tcheca? Dito, feito e viajado! Agora não é hora de falar de Praga. É hora de explicar…

Post atualizado em dezembro de 2016.

Como ir de Munique para Praga?

Sempre penso em utilizar trens em viagens pela Europa, afinal você não precisa ir até o aeroporto, por vezes longe do centro da cidade. Também não é preciso chegar com muita antecedência, despachar malas ou esperá-las na esteira. Somando todas essas economias de tempo, ir de trem pode ser até mais rápido que ir de avião e você ainda pode apreciar a paisagem.

A primeira coisa a fazer, estando na Alemanha ou indo para lá, é pesquisar as opções disponíveis no site da Deutsche Bahn (DB), pois a empresa é responsável pelas vendas de passagens de trens e ônibus que partem ou chegam no país.

Para ir de Munique para Praga, a melhor opção é o…

Ônibus! Por increça que parível, a viagem direta de ônibus é mais curta, não é necessária nenhuma baldeação e o ônibus é mais confortável que o trem.

A viagem de ônibus entre Munique e Praga dura 4h39, segundo o site da DB. O ônibus que pegamos era daqueles de dois andares, bem confortável e a viagem foi tranquila. Ainda existem outras empresas de ônibus e transfers que fazem esse trajeto como eu explico no post abaixo:

Como viajar de ônibus na Europa?

Onde comprar a passagem para ir de Munique para Praga?

Guichê da Deutsche Bahn

A maneira mais fácil é comprar diretamente no guichê da DB. A desvantagem é pagar uma pequena taxa de conveniência (2 euros em 2012) e correr o risco de ficar sem lugar se for em cima da hora ou numa época concorrida.

Por isso a dica é comprar no primeiro dia que estiver na Alemanha. Pelas minhas visitas ao site da DB, com três dias de antecedência, não deve ser difícil achar a passagem, se não for alta temporada (leia-se verão).

Site da Deutsche Bahn

Se você é como nós e gosta de sair com tudo planejado, pode comprar direto no site da Deutsche Bahn (DB). Infelizmente não há versão em português, mas é possível encontrar as informações em inglês e, com as minhas instruções abaixo, comprar o ticket será um pedaço de bolo

Detalhes sobre a compra de passagens no site da DB:

Até pouco tempo, somente as passagens compradas com partida de uma cidade dentro da Alemanha poderiam ser impressas em casa. Passagens com partida de uma cidade fora do país, mesmo que tenham como destino final a própria Alemanha, não poderiam ser impressas e deveriam ser entregues pelos correios na casa do comprador. Portanto, era necessário fazer a compra com bastante antecedência (pelo menos um mês), para ter tempo suficiente do envelope chegar antes da data da viagem.

No nosso caso, em 2012, a passagem Munique-Praga pôde ser impressa por nós, mas a passagem Praga-Berlim teve de ser entregue pelos correios. Em 2014, o Alan disse que apareceu a opção de ticket online para o trecho Praga-Berlim, o que indica que outras rotas fora da Alemanha também podiam ser impressas em casa \o/ Se a opção aparecer pra você, pode comprar sem medo.

Como comprar a passagem no site da DB (Deutsche Bahn)?

O site da DB é meio complicado para quem não está acostumado e, mesmo para quem está, o processo demora um pouquinho devido aos diversos passos necessários (culpa da legislação alemã, talvez?), mas nada que um pouco de paciência e este tutorial do Fred não resolvam.

A primeira coisa é escolher a cidade de partida e chegada. Usem Munich/München/München Hbf / München ZOB (Hackerbrücke) como partida e Prague / Prag /  Praha / Praha hl.n. (Autobusová St. Wilsonova) como destino. Usar Munique pode não resolver, pois o site ainda não está traduzido para português 🙁

Antes de continuar, clique no Further search options para poder selecionar apenas o EC/IC, categoria de transporte em que aparecem os ônibus (BUS), caso contrário, pode ser complicado encontrá-los.

Depois clique em More means of transport e deixe apenas o EC/IC selecionado.

Escolha a data, o horário aproximado a partir do qual você gostaria de iniciar a viagem e a quantidade de pessoas. A tela com as opções de horários, meios de transportes e preços será mostrada. Escolha a que mais te agradar. A opção de ônibus direto é a que está escrita BUS e tem um 0 na coluna “Chg”.

Como ir de munique para Praga - 24

Clicando em Purchase, você será levado para a tela de confirmação da quantidade de pessoas e a idade (age) de cada uma delas. Após preencher esses dados, clique “Refresh” e logo abaixo aparecerão as passagens disponíveis, sendo necessário clicar em “Purchase” novamente. Estranho ter que clicar duas vezes para escolher a passagem, mas é como o site funciona :/

A idade é um fator que pode mudar bastante o preço de algumas passagens na Europa. Já compramos passagens beeeeeem mais baratas do Eurostar de Londres para a Paris só porque tínhamos menos de 26 anos.

Como ir de Munique para Praga - quantos adultos vão e qual a idade deles?

Na tela seguinte, digite seu login e senha, caso já tenha uma conta na DB, ou crie uma nova conta. Eu recomendo que você crie uma conta, pois se perder alguma informação da sua viagem, ela estará salva 🙂 Note do lado direito os dados de horário e estações de partida e chegada.

Como ir de Munique para Praga - crie uma nova conta ou utilize uma já existente

Agora escolha a maneira que quer receber sua passagem. Se a opção “Online-Ticket” estiver habilitada, ótimo, pois ela indica que será possível imprimir seu próprio ticket em casa. Caso contrário, somente por correio. Ah, e não confie nesse tempo de entrega (8 dias). Isso pode ser verdade para a Europa, mas, para o Brasil normalmente este tempo é bem maior. Aqui você também pode escolher que tipo de assento prefere.

Como ir de Munique para Praga - entrega online e qual assento prefere

Confira se tudo está certinho e, na tela seguinte aparecerão seus dados cadastrados, inclusive de cartão de crédito e novamente a opção de entrega online do ticket.

Como ir de Munique para Praga - confira se a passagem está correta

Como ir de Munique para Praga - confira se os dados da sua conta e cartão de crédito conferem

Eu não passei deste ponto, para evitar comprar sem querer a passagem. Os próximos passos seriam confirmar os dados de pagamento, confirmar novamente se tudo está correto e fazer a reserva.

Uma coisa que eu tenho notado nos sites de transporte da Europa é que a compra com cartões Diners tende a dar menos problemas. Não sei se é só coincidência, mas na Renfe da Espanha e na DB, eu consegui comprar uma passagem apenas e as outras não eram aprovadas. Com o Diners fechei as outras compras sem problemas. Vai entender!

Onde pegar o ônibus de Munique para Praga?

Antigamente o ponto do ônibus ficava do lado de fora da estação central de Munique (München Houptbanhof) localizada bem no centro da cidade. É de lá também que partem os trens e por onde passam vários metrôs e S-Bahns, por isso, não há como você se perder para chegar lá.

Como ir de Munique para Praga - Ponto de ônibus na Arnulfstrasse

Hauptbahnhof Nord

Essa parada não é mais usada pelos ônibus para Praga!

Müchen Hackerbücke ZOB

O André comentou que o ônibus que ele comprou saía da parada Müchen Hackerbücke ZOB e não da Hauptbanhof Nord como aconteceu conosco. Esse ponto é um pouco mais à esquerda da última foto acima como mostra essa imagem abaixo. Neste link também está o PDF (em alemão) que o André mencionou, caso você queira mais detalhes. Obrigado, André!

Dica: confira na sua passagem o local exato de partida do ônibus.

Agora é só esperar o ônibus e curtir a viagem de Munique para Praga

ponto de onibus munique hackerbrucke zob

 

Como ir de Munique para Praga?

  • Meio de transporte:
    • Ônibus direto até Praga pela DB
  • Duração da viagem:
    • 4h38 – 4h53
  • Horário de partida de Munique:
    • 7:15 – 10:15 – 16:00
  • Onde pegar o ônibus:
    • Do lado de fora da estação central de Munique (München Hauptbahnhof)
  • Onde comprar as passagens:
    • Site da Deutsche Bahn
    • Guichê da Deutsche Bahn
  • Preço:
    • 19-29 euros na promoção
    • 67,10 euros valor padrão
    • Se você comprar com antecedência, pode conseguir bons descontos como a Virgínia, que pagou 29 euros 🙂
    • Horários e valores atualizados dia 02/12/2016.