O Daniel Junior postou uma ótima dica lá na nossa comunidade Dicas de Viagem do Google+, mostrando como descobrir qual o melhor dia para viajar de avião, isto é, aqueles dias em que a passagem de avião está mais barata 😀 No exemplo que ele deu, ele economizaria R$1.000 na passagem de Guarulhos para Dubai ao ficar um dia a mais no país!

Já há algum tempo, o Google comprou a empresa ITA Software e eu disse que não iria demorar para que o Google começasse a usar os dados do software daquela empresa em suas pesquisas.  Para quem não sabe, a ITA Software é uma das empresas que faz o software usado pelas companhias aéreas e agências do mundo, tanto online quanto offline, para mostrar os vôos disponíveis, seus preços, assentos, classe tarifária, etc.

Como achar passagem barata - Matrix Airfair Search

Além disso, o Google também têm comprado empresas voltadas ao turismo aqui e ali como a Zagat e a Frommer’s numa estratégia que, a meu ver, irá levar a um tipo de Google Travel.

E aí, quando menos esperarmos, o Google terá dominado o mundo 😛 Oh… wait! o.O”

Qual o melhor dia para viajar – ou – como encontrar a passagem de avião mais barata?

A primeira coisa que fazemos ao pensar em uma viagem de avião é entrar nos agregadores de passagens como Kayak, Orbitz, Hipmunk e Expedia, mas nos últimos tempos, tenho notado que todas têm os mesmos valores e a mesma cara. A exceção é o Hipmunk que adiciona o conceito de agonia à pesquisa e lhe mostra os voos ordenados por preço, hora do dia, tempo de conexão numa interface bem bonitinha. (Eu adoro esquilos :P)

Algumas dessas agregadoras, como a OrbitzKayak e o próprio Hipmunk, utilizam o mesmo software da ITA em suas pesquisas. Então por que não ir direto à fonte fazer as pesquisas de preço?

É para isso que servem o Matrix Airfare Search (web) e o OnTheFly (AppleAndroid ou BlackBerry), para usar o sistema da ITA diretamente do produtor e não ter de conviver com aquele monte de propagandas e, às vezes, comissões extras cobradas pelo agregador.

Matrix Airfair Search

A interface do Matrix não é a mais bonita, mas é simples e funcional. Já a interface do OnTheFly é bem mais bonitinha e ganha de várias outras apps que eu já usei.

Opções de pesquisa mais importantes

A opção de pesquisa que eu mais gostei é a de diferentes durações de viagens, pois ela permite que você veja quanto custará a passagem se você ficar mais ou menos dias no destino, permitindo uma boa economia dependendo do caso 🙂

Como pesquisar por passagens

Qual o melhor dia para viajar - começando a pesquisa

Vamos supor que você tem uma certa flexibilidade para viajar e pode ficar entre 7 e 10 dias em um destino.

Quando fizer a pesquisa, coloque a opção de datas flexíveis (See calendar of lowest fares) e depois coloque 7-10 no campo Noites (Nights). A tela da pesquisa irá lhe mostrar os menores preços encontrados para viagens começando naquela data. Note que o valor mostrado será na moeda do país de partida, a não ser que você escolha a moeda no campo Currency.

Ao passar o mouse em cima do valor, ele lhe mostrará uma linha com a quantidade de noites especificada e também o valor caso você fique 7, 8, 9 ou 10 noites no local.

Qual o melhor dia para viajar - resultado da pesquisa

Escolha a combinação valor/data que mais lhe agrada e veja quais as companhias aéreas disponíveis.

Clique no preço e você será levado à tela com a descrição de todos os valores, taxas, detalhes do voo, da tarifa e até da emissão de CO2 daquele voo. Ele trambém traz alguns detalhes que podem ser mais interessantes aos agentes de viagem como código da compra naquele sistema cheio de códigos que eles usam para vender passagens 😛

Como comprar a passagem

 Qual o melhor dia para viajar - escolhendo a companhia aérea

Infelizmente a ITA não pode vender passagens diretamente (lembro de ter lido que a compra pelo Google só foi aprovada com essa condição). É preciso entrar em contato com uma agência ou agente de viagens ou diretamente com a companhia aérea.

Qual o melhor dia para viajar - detalhes do voo

Um pequeno incômodo, mas com os detalhes do vôo e tarifa que o sistema lhe passa, você pode dizer para o atendente que você quer esse vôo específico e que ele está disponível (ou estava quando você fez a pesquisa). É nessa hora aquele monte de código que eu mencionei ali em cima pode ajudar 🙂

Alguém já usou esse sistema? O que achou?

Qual o comparador de preços de passagens que você mais usa?