Nós brasileiros temos uma curiosidade nata de viver esse tipo de experiencia graças à toda uma infância assistindo filmes de Hollywood. E Montreal caprichou no quesito white christmas e nos proporcionou uma experiência completamente diferente.

Natal e Ano Novo em Montreal

No natal em Montreal, não deixe de ir até a Catedral de Notre Dame, em Old Montreal, para assistir à missa natalina. Em seguida, escolha um restaurante aconchegante e capriche no jantar ou então passe mais cedo em algum mercado tradicional como o Jean Talon e compre ingredientes especiais e faça sua própria ceia/piquenique no quarto do seu hotel.

A mesma dica vale para a véspera do ano novo. Se você está procurando festas agitadas, o Plateau e a Rue Saint Paul Ouest são ótimos lugares. Seus bares e restaurantes mais descolados fervilham de gente nesse dia. Se quer um programa mais tradicional, procure pelos eventos dos grandes hotéis e faça a reserva para o jantar e o baile que acontecem na virada do ano.

natal-ano-novo-neve-montreal-canada-02

Fizemos um pouco de cada: jantamos em um grande hotel e depois fomos até Old Port para assistir à queima de fogos de artifício. Mesmo que haja bastante calor humano nessa região, não esqueça de agasalhar-se muito bem.

O que esperar de um final de ano em lugares que nevam?

No natal, as famílias e amigos geralmente fazem jantares mais reservados e se recolhem logo cedo.

natal-ano-novo-neve-montreal-canada01

A tradição brasileira de vestir branco no Ano Novo e de pular sete ondinhas ainda não chegou lá. A moda nesses jantares é usar plumas e vestidos longos para as mulheres ou ternos e fraques para os homens. Troque as lentilhas, rabanadas ou leitoas nas ceias por vieiras, lagostas, faisões e codornas.

Festas a céu aberto duram relativamente pouco tempo por meros detalhes climáticos.

Dicas para passar o natal e ano novo na neve

Para aproveitar as festividades e não ser tocado por nenhum imprevisto (atrações fechadas, restaurantes e festas lotados) procure se informar sobre as atividades especiais de natal e ano novo e garanta suas reservas antecipadas tanto dos jantares, caso você tem em mente algum lugar específico, quanto nas festas e baladas de ano novo. Isso vale tanto para Montreal, Nova York ou qualquer destino europeu.

O Sundaycooks viajou a convite do Destination Canada para Montreal.