No final do mês passado, eu fui para a República Tcheca a convite do pessoal do CzechTourism e não sabia bem o que esperar dessa viagem por um dos mais visitados países do Leste Europeu. Não que eu já não conhecesse Praga, não que o programa da viagem não explicasse o que iríamos fazer, mas eu ficava me perguntando:

Como será a cara das cidades que vamos conhecer? Como será a paisagem do país? Será que ainda há muita influência socialista por lá?

Road trip pela República Tcheca - Influência comunista?

Resolvi não pensar nisso e deixar que a viagem me desse as primeiras impressões de cada um desses lugares 😉

Uma road trip pela República Tcheca

Cheguei em Praga já de noite, a tempo de comprar um chip pré-pago com 3G na Vodafone no próprio aeroporto e ir para o happy hour conhecer os blogueiros que seriam meus companheiros nessa viagem, pois no dia seguinte já era hora de colocar o pé na estrada e apreciar as belíssimas paisagens da República Tcheca.

Road trip pela República Tcheca - cenas perdidas pela estrada

Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer uma viagem de carro pela República Tcheca é muito fácil. As estradas são boas, a sinalização é farta e se você tiver um bom GPS com você, não haverá problemas 😀 Nem a língua é um empecilho, pois as placas são todas muito parecidas com as do Brasil e seu GPS saberá lhe guiar por elas hehehe Até o Google Navigator funcionou muito bem com a Internet de lá nas estradas.

Road trip pela República Tcheca - Boas estradas no país

E foi assim a nossa viagem: dois carros, 6 blogueiros, um GPS e muita diversão 😛 Chegamos até a apelidar a viagem carinhosamente de #LostInMoravia, pois cada vez que a gente resolvia não seguir o GPS na região da Morávia, acabávamos encontrando paisagens pitorescas 🙂

Road trip pela República Tcheca - O que você pode encontrar pela estrada

Por isso, em uma viagem de carro pela República Tcheca, deixe-se perder pelo caminho, siga alguma placa que pareça interessante, faça seu GPS passar por estradas menores e aprecie a vida em cidadezinhas que muitas vezes nem estão nos mapas. Vale a pena!

Road trip pela República Tcheca - Piquenique no posto de gasolina

Nesta viagem eu só me arrependo de uma coisa: não tenho um carimbo da República Tcheca no passaporte 🙁 Alguém aí quer doar o seu?

O que vem por aí?

Ostrava

A cidade industrial de Ostrava na República Tcheca

Em Ostrava, quase na fronteira da Polônia, nós fomos à Mina de Carvão Michal e vimos como era a vida dos mineradores da época, depois fomos à parte baixa da Siderúrgica de Vitkovice.

Road trip pela República Tcheca - Mina de carvão Michal em Ostrava

Por fim, conhecemos a lendária Rua Stodolni (piada interna :P).

Road trip pela República Tcheca - carrinho da Mina de carvão Michal em Ostrava

Será que a influência da Ex-União Soviética ainda é muito grande por lá?

Koprivnice

Tatra Museum: Como eram os carros no Leste Europeu?

Uma parada rápida nesta cidade que abriga o Museu Tatra, dedicado à essa empresa tcheca que construía desde carros de corrida e de luxo até ônibus para 60 passageiros. Para os fãs de carros é um museu bastante singular 😉

Road trip pela República Tcheca - Tatra Museum

Novy Jicin

Novy Jicín: a cidade que inventou as Hat Parties

A pacata Novy Jicin é conhecida por sua Festa do Chapéu que acontece todo ano em Setembro. A festa deste ano promete ser a maior por causa das comemorações do 7o. centenário da cidade. Como não poderia deixar de ser, fomos conhecer uma fábrica de chapéus na cidade 😛

Road trip pela República Tcheca - Museu do chapéu em Novy Jicin

Você já foi a uma Hat Party?

Olomouc

Olomouc: uma cidade que me lembrou Ouro Preto

Uma cidade com 100 mil habitantes, boa parte deles de estudantes universitários, e que me lembrou muito Ouro Preto. Belas igrejas, lindos casarões, fontes barrocas e muita história. Dizem que até Mozart passou por lá 😉

Road trip pela República Tcheca - Fonte barroca em Olomouc

A poucas horas de Praga, Olomouc é procurada normalmente como um bate-e-volta, mas eu diria que ela merece mais que isso 🙂

Road trip pela República Tcheca - Uma das catedrais de Olomouc

Você sabia que é lá que está o único relógio astronômico comunista do mundo?

Lostice

Lostice e o fedido queijo de Olomouc

Um dos poucos lugares da República Tcheca em que é possível encontrar o verdadeiro Olomoucke tvaruzky, ou queijo de Olomouc, cuja história data do século XV.

Road trip pela República Tcheca - Queijo Olomouc em Lostice

Como será que Freud influenciou a história desse queijo?

Nove Hrady

Nove Hrady Chateau: a Versailles da República Tcheca

Nove Hrady Chateau é um palácio rococó datado de 1777, construído aos moldes das casas de veraneio francesas e que hoje é muito utilizado para festas de casamento.

Road trip pela República Tcheca - Nova Hrady Chateau o Versailles tcheco

O palácio é tão bonitinho que foi até apelidado de Versailles Tcheco.

Cesky Krumlov

Esta cidade pertinho de Praga possui ruas e casas que ainda guardam aquele ar medieval e calmo daquele tempo. Com pouca ou nenhuma influência comunista, Cesky Krumlov garante ótimas fotos e fará você desejar viver por ali 🙂

Road trip pela República Tcheca - Cesky Krumlov

Ah, e se você estiver interessado em comprar uma casa bem à beira do rio, há algumas a venda!

Praga

Praga é uma cidade linda, gótica, meio medieval e ótima para quem quer colocar os pés no Leste Europeu pela primeira vez.

Road trip pela República Tcheca - Prédio da Orquestra Sinfônica de Praga

Eu diria que o mais difícil para o turista é encontrar alguém nascido na cidade, pois para qualquer lugar que você olhe, há gente de um país diferente :mrgreen:

Road trip pela República Tcheca - A parede de John Lenon em Praga

Se a Torre de Babel existiu algum dia, foi em Praga que ela começou.

Quais cidades da República Tcheca você conheceu?

Já fez uma road trip no país? O que achou?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/