A próxima parada dessa road trip pela República Tcheca foi na cidade de Koprivnice, onde conhecemos o Technical Museum Tatra, ou Tatra Museum para os íntimos 😛 Neste museu estão diversos carros, carrocerias e motores criados por esta que foi uma das empresas automotivas mais importantes do país.

Tatra Museum - Carro Gangster :P

A montadora Tatra

Logo Tatra

A história da Tatra começa em 1850, ainda sob o império Austro-Húngaro, produzindo carruagens e vagões, mas foi em 1897 que sua história começou a mudar quando se tornou a primeira empresa a fazer um carro com motor na Europa Central. Dizem que esse carro foi inspirado num Benz (precursor da Mercedes-Benz, talvez?) que o dono da empresa na época havia comprado.

Tatra Museum - O primeiro carro da companhia de 1897

Muita coisa se passou na história dessa montadora, desde Hitler e Volkswagen buscando inspiração em seus modelos para produzir o Fusca, até 6 vitórias no Rally Dakar com seu caminhão Tatra 815 entre 1988 e 2001. No período da Segunda Guerra e da invasão nazista, a empresa se concentrou na produção de caminhões e tanques de guerra para os nazistas.

Tatra Museum - Carro ambulância

Curiosidade: Os carros da Tatra nessa época foram apelidados de “arma secreta”, porque muitos oficiais nazistas morreram em batidas de carro.

Tatra Museum - Carros de mais luxo

Mesmo sendo uma das 3 montadoras mais antigas do mundo, perdendo apenas para a Daimler e Peugeot, a Tatra parou de produzir carros de passeio em 1999, depois que outras montadoras mais baratas entraram no mercado Tcheco.

Tatra Museum - Carro off road

O Tatra Museum

O Tatra Museum de Koprivnice é um dos maiores do mundo sobre a montadora e tem peças muito interessantes, mostrando desde o primeiro carro produzido até os carros de corrida utilizados em rallys e provas de circuitos, passando por carros um tanto quanto estranhos. Tenho certeza de que personagens da Corrida Maluca foram inspirados em alguns desses modelos 😛

Tatra Museum - Carro flamenguista

Tatra Museum - crianças e carros

O museu é muito bem organizado e é uma ótima parada para quem está passando pela região e tem curiosidade de saber como eram os carros do Leste Europeu no período da Segunda Guerra e no pós-guerra com a chegada do comunismo na República Tcheca. É nítida a diferença para os modelos do “ocidente”, por assim dizer.

Tatra Museum - Carro de neve

Se você quiser entender e conhecer mais sobre o museu e a história do museu e da montadora, você pode reservar um serviço de tour guiado em inglês ou alemão 🙂

Technical Museum Tatra

[one_half]Endereço:

Záhumenní, 367/1

Koprivnice

https://www.tatramuseum.cz/index.php?r=5&idj=2

Horários:

Terça a Domingo e Feriados

Maio a Setembro: 9 às 17h

Outubro a Abril: 9 às 16h

[/one_half]
[one_half_last]Ingressos:

Adultos: 110 CZK

Tour Guiado por grupo (+- 1h): 600 CZK

O tour guiado deve ser agendado com pelo menos 10 dias de antecedência pelo email: [email protected]

[/one_half_last]

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Tatra Museum - Detalhes do carro

Fred viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.