Lostice é uma cidadezinha a 30km de Olomouc que abriga uma das poucas fábricas do famoso, e fedido, queijo de Olomouc. Isso mesmo, os próprios moradores da região chamam seu queijo, orgulho regional, de fedido. E eu tenho de concordar com eles :mrgreen:

Queijo de Olomouc - Quem quer provar?

O famoso Queijo de Olomouc

A primeira referência ao Queijo de Olomouc (Olomoucke Tvaruzky para os mais íntimos) vem do século XV e seu processo de produção se mantém quase inalterado até hoje.

O Olomoucke Tvaruzky é um queijo maturado feito de leite desnatado. Pera, queijos podem ser feitos de leite desnatado? Seu cheiro e sabores característicos vêm do processo de maturação natural, da água e das condições climáticas da região de Hana. Tá, ok, mas o que isso quer dizer?

Queijo de Olomouc - vários tipos e formatos

Isso quer dizer que o queijo, apesar de fedido (alguns queijos franceses são piores, não se preocupe :P), tem um sabor marcante e uma consistência muito agradável, quase pastoso. Por fora ele é de um amarelo quase dourado e, dependendo do tempo de maturação, seu interior pode ir do amarelo claro até o dourado do exterior.

Queijo de Olomouc - Tem até em bisnagas

O que me surpreendeu é que me disseram que o queijo de Olomouc é recomendado para quem está de dieta por ser um queijo natural, pobre em calorias (é desnatado, lembra?), mas muito rico em proteínas e cálcio. Segundo eles, celíacos também podem comer o tvafuzky sem medo 🙂

Museu do Olomoucke Tvaruzky

Esse museu fica na cidade de Lostice, bem ao lado da mais tradicional fábrica deste queijo da região, a A.W. Lá você poderá ver um vídeo contando um pouco da história do queijo de Olomouc desde o Século XV até os dias de hoje. Depois, você poderá ir até o local onde eram feitos os queijos para entender sobre o processo de fabricação e, por fim, visitará o segundo andar onde os queijos ficavam maturados e conhecerá algumas ferramentas utilizadas para dar forma ao queijo.

Queijo de Olomouc - Entrada do Museu

Ao final do tour, não deixe de passar na loja para provar e comprar seus tvaruzky. Eu só não recomendo colocá-lo na mala, vai que ele abre no caminho :mrgreen:

Queijo de Olomouc - Como era feito antigamente

O queijo de Olomouc também pode ser encontrado em toda a República Tcheca, então se você estiver em Praga, não deixe de experimentar esta iguaria tipicamente tcheca 😀

Queijo de Olomouc - Máquinas para preparar o queijo

Se quiser saber mais sobre todas as características, acidez, maciez e outros ez deste queijo, o site deles também tem bastante informação 🙂 Você sabia que 100g deste queijo tem apenas 125 calorias? Alguém traz uns 3kg pra mim?

Queijo de Olomouc - Antigas embalagens

Curiosidade: Diz a lenda que o formato dos queijos foi alterada depois de uma sugestão dada por Freud. Segundo o pai da psicanálise, era preciso que os queijos tivessem formatos mais fálicos ao invés do tradicional formato de disco. Depois que começaram a fabricar os queijos com um buraco no meio e em forma de palito, suas vendas aumentaram o.O

Queijo de Olomouc - Não falei que eram fálicos?

Museu do Olomoucke Tvaruzky

[one_half]Endereço:

Namesti Miru 11

Lostice

https://tvaruzky.cz

[email protected]

Ingresso:

Adultos: 30 CZK

Crianças até 6 anos e senhores: grátis

[/one_half]
[one_half_last]Horário:

Loja:

Segunda a Sexta: 7 às 18h
Sábado: 8 às 12h / 12:30 às 16h
Domingo: 10 às 12h / 12:30 às 16h

Visitas ao Museu:

Segunda a Domingo: 9, 10, 11, 12:30, 13:30, 14:30 e 15:30 sem limite de pessoas

[/one_half_last]

Qual o melhor queijo que você já provou? E o queijo mais fedido?

Será que um bom queijo se mede pelo cheiro?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/

Fred viajou para a República Tcheca a convite do CzechTourism.