Quando comecei a planejar a nossa primeira viagem para a Alemanha, várias informações, que não correspondiam nem de longe à realidade, pipocavam na minha cabeça: “não falo alemão“; “eles são mal-humorados“; “não vou me acostumar com a comida“. Pensando nessas ideias sem pé nem cabeça, preparei uma lista com os 10 mitos sobre a Alemanha que farão você mudar o país de posição no ranking das sua viagens.

Garanto que a viagem será muito mais interessante e divertida do que você imagina!

10 mitos sobre a Alemanha

1) Os alemães são rabugentos e frios com o turista

Assim que voltei para casa, uma das perguntas mais frequentes que me faziam era: “Mas o alemão não é um cara muito frio e rabugento?” E minha resposta era sempre clara: “não é, não 🙂“.

Os alemães em geral são muito solícitos e gentis com os turistas.

10 mitos sobre a Alemanha - Festa de Heidelberg

Essa imagem de um povo durão faz parte do imaginário de muitas pessoas, mas posso dizer com todo carinho que ela não corresponde em nada às características do verdadeiro povo alemão.

2) Não falo alemão, não vou conseguir me comunicar?

Outro grande mito sobre a Alemanha.

Confesso que essa questão do idioma me preocupava e eu achava que não ia conseguir me comunicar. No final das contas, tudo foi bem mais tranquilo do que o esperado, pois a maioria das pessoas fala inglês numa boa, principalmente os profissionais que trabalham diretamente com turistas. Mesmo que não falemos a mesma língua, eles tentarão fazer com que a comunicação aconteça 😛

Definitivamente, a comunicação não será uma barreira. 

Mas e as placas, trens e transportes coletivos, vocês também devem estar se perguntando. Fiquem tranquilos, além de bem sinalizados, o Fred vai preparar posts detalhados sobre o assunto. Enquanto isso, este post sobre o metrô de Munique e este sobre a compra do Bayern Ticket abordam os principais detalhes.

3) A Alemanha é um destino caro

Nopez. Não posso dizer que é um destino barato como a Ásia, mas certamente não é dos destinos mais caros para o turista 🙂

10 mitos sobre a Alemanha - jardim em Stuttgart

Existem diversas redes de hotéis econômicos pelo país e, se as reservas são feitas com antecedência, você consegue encontrar tarifas bem acessíveis até em hotéis design (aguardem o post sobre o hotel que ficamos em Berlim ano passado).

Como acontecem diversas feiras e festas durante o ano na Alemanha, antecedência na hora de escolher um hotel é um fator muito importante.

As refeições, por sua vez, são verdadeiras farturas. Os pratos são grandes, têm preços justos e você consegue dividi-los facilmente com outra pessoa. Ótima desculpa para economizar para a próxima rodada de cerveja.

4) A comida alemã é ruim

Em poucas palavras: bacon, linguiça, schnitzel e joelho de porco.

São 1200 anos aperfeiçoando a arte de preparar carne de porco.

10 mitos sobre a Alemanha - Comida alemã em Frankfurt

Pães, batatas, saladas, todos os tipos de embutidos e defumados que você possa imaginar, carne de porco da melhor qualidade, cerveja e apfelstrudel. Com isso tudo é impossível dar um samba ruim.

5) Na Alemanha só se toma cerveja

Outro mito sobre a Alemanha se desfaz.

10 mitos sobre a Alemanha - Apfelwein de Frankfurt

Apfelwein, vinho de maçã, típico de Frankfurt

Se você não toma cerveja e já pensou em cancelar uma viagem para o país por conta do alto índice de consumo da bebida, fique tranquilo.

A Alemanha também tem tradição na produção de vinho.

Em algumas regiões, eles fazem até cara feia se você cogitar pedir um copo de cerveja ao invés de um bom e tradicional Riesling.

6) A cerveja é quente

Um dia vi um comentário da Ailin Aleixo do Gastrolândia falando sobre o nosso hábito de consumir cerveja trincando de tão gelada e sobre como fazemos isso para enganar nosso paladar com bebidas de qualidade duvidosa.

E ela está com toda razão.

Cerveja boa de verdade, merece ser apreciada gelada, mas sem estar praticamente congelada.

Na Alemanha a cerveja é gelada, mas não a ponto de amortecer nosso paladar. Assim podemos apreciar o sabor da cerveja em vez de apreciar apenas sua temperatura.

7) Só se bebe cerveja de um litro

Errado. De novo.

10 mitos sobre a Alemanha - Cerveja Kolsch de Colônia

O normal no país são cervejas entre 300 e 500ml, mas em algumas cidades isso pode ser diferente. Enquanto em Munique o padrão é de 1l, em Colônia a Kölsch, cerveja típica da cidade, é servida sempre num copinho de 200 ml. Quem diria, meu caro! 200 ml não mata a sede de ninguém. E ai de você se pedir outro tipo de cerveja por lá.

8) Todo lugar aceita cartão de crédito

Apesar de ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estranho falar isso, mas:

Na Alemanha muitos estabelecimentos comerciais, de restaurantes a lojas de conveniência, não aceitam cartões de crédito.

Por isso, como o Fred já havia falado neste post, tenha sempre com você uma quantia razoável em Euros para evitar passar por uma saia justa. A dica é perguntar se o restaurante aceita cartão antes de entrar.

9) Na rodovia não existe limite de velocidade

Para a tristeza do Fred essa frase não é tão verdadeira.

Há limite de velocidade sim, mas ele se aplica a algumas estradas apenas, por isso atenção à sinalização!

10 mitos sobre a Alemanha - Limite de velocidade

A regra é simlpes: se há sinalização de velocidade, respeite-a. Se não há sinalização ou há uma placa branca com a velocidade e uma faixa em cima dela (ambos em preto), então a velocidade está liberada.

Ah, e respeite a sinalização MESMO! Porque uma multa de excesso de velocidade pode custar até 500 euros.

10) É um país triste por conta das memórias da guerra

O povo alemão é no geral bem mais animado e festeiro do que o brasileiro imagina.

10 mitos sobre a Alemanha - anti Facismo

Claro que a 2a Guerra e o nazismo continuam sendo assuntos delicados na Alemanha. O país ainda guarda muitas feridas dessa época, mas não sentimos tristeza no ar. O que vimos foi um povo alegre e que quer deixar para trás esses assuntos, mas nunca esquecê-los.

O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.