A convite do Destination Canada, fui conhecer uma das rotas de trem mais simbólicas para os canadenses: a The Canadian. Essa rota sai de Toronto em direção à Vancouver passando por Winnipeg, Edmonton e Jasper, cruzando boa parte do Canadá ao longo de 4 dias de belas paisagens. Como o trem só partia no dia seguinte, resolvi descobrir o que fazer em Toronto num roteiro de 2 dias pela cidade.

O que fazer em Toronto - Placa em frente ao bar

O que fazer em Toronto?

Antes dessa aventura de trem começar, passei 48 horas em Toronto e pude conhecer um pouco dessa cidade simpática e especial que poucos pensam em conhecer mais a fundo.

Na língua dos antigos povos indígenas da região, Toronto significa “o lugar de encontro“, definição que não poderia ser melhor. Uma cidade que respeita as mais diversas culturas e tradições é o lugar para você se encontrar, se perder e se sentir, por que não, em casa.

Uma vez eu li um texto sobre como melhorar a escrita de relatos de viagem em que o autor citava uma lista de palavras que deveriam ser evitadas e uma delas era a palavra “vibrante”. Imagino que seja porque ele não conhece Toronto ainda.

Combinando Toronto com outras cidades

Uma das maiores cidades do Canadá e banhada pelo lago Ontário, Toronto tem muito mais atrações que as já manjadas de todo turista brasileiro como suas lojas e a bela CN Tower. Além disso, conjugar um passeio por Toronto com diversas outras cidades tanto do Canadá quanto dos Estados Unidos também pode dar um baita samba!

Que tal fazer Nova York, Boston e Toronto? Ou então Toronto, Niagra e a região de vinícolas Niagra on The Lake? Outro roteiro clássico, mas que passa apenas dentro do Canadá é combinar a metrópole com Montreal, Ottawa e Quebec City.

Roteiro de 2 dias em Toronto

Yorkville

Nada melhor que começar seus dias na cidade caminhando tranquilamente pelo badalado bairro de Yorkville em meio às principais marcas da alta costura mundial.

Walking Tour do Rock and Roll em Yorkville

Se você quer fazer um tour guiado ao som de um bom e velho Rock & Roll, que tal fazer um walking tour especial por Yorkville e descobrir que, antes de ser reduto dos rico e famosos, o bairro era o lar dos hippies, ciclistas e fãs de rock?

O que fazer em Toronto - Biblioteca de Yorkville

O Dave, nosso guia nesse walking tour do Rock and Roll, músico e integrante de três diferentes bandas, fala com tanto entusiasmo sobre os músicos e compositores famosos que fizeram parte da história de Yorkville que você vai se sentir como se estivesse dentro do festival Rock & Roll Revival que aconteceu ali na década de 60.

Se você fizer este tour, peça para seu guia terminá-lo na porta do Big Smoke Burger, um hambúrguer de responsa e um ótimo local para você provar sua primeira poutine, aquela famosa batata frita com queijo derretido e molho tipicamente canadense 😀

O que fazer em Toronto - Big Smoke Burger

Se você está procurando walking tours diferentes e inusitados por Toronto, entre em contato com as empresas Tour Guys (também presente em Vancouver e outras cidades do Canadá) e a Urban Adventures.

Royal Ontario Museum

Apesar do seu design todo modernoso não ter agradado em nada a população local, o ROM (Royal Ontario Museum), não pode faltar na sua programação.

O museu tem um acervo incrível de Grécia, Egito e Roma Antiga. Isso sem contar os dinossauros, as salas que exploram a fauna e a flora local e os espaços reservados para artistas regionais e para exposições temporárias. Quem tem viagem marcada para Toronto poderá aproveitar a exposição especial sobre a Mesopotâmia no ROM até 5 de Janeiro do próximo ano.

O que fazer em Toronto - Royal Ontario Museum

Financial District e Old Town Toronto

Cuidado ao olhar para cima e se surpreender com a estrutura dos prédios, você pode tropeçar em alguém que esteja caminhando todo apresado pela região.

O que fazer em Toronto - Prédios do financial district

Além dos seus belos prédios, que já valeriam toda a caminhada, o Financial District e a Old Toronto também concentram algumas das atrações mais famosas, lojinhas bonitinhas e restaurantes legais.

O que fazer em Toronto - Prédio folheado a ouro no financial district

St. Lawrence Market

Como um bom e variado mercado não poderia passar em branco aqui no Sundaycooks, corri para St Lawrence Market em Old Town para conferir se o pessoal de Toronto é tão fissurado nessa ideia da valorização dos ingredientes locais e da qualidade dos produtos fresquinhos quanto em Montreal.

O que fazer em Toronto - St. Lawrence Market - Queijos

Se as temperaturas permitirem, você já o que fazer: compre quitutes, queijos, vinhos e outros aperitivos e corra para o parque mais próximo para aproveitar o sol.

O que fazer em Toronto - St. Lawrence Market - Gingerbread

CN Tower e Edge Walk

Por muito tempo a CN Tower foi considerada a torre mais alta do mundo. Hoje ela já perdeu esse título, mas ainda guarda vários outros na manga como o título de atração mais visitada do Canadá e de ser a única a oferecer pura adrenalina, adrenalina de verdade, também conhecida como Edge Walk.

O que fazer em Toronto - Quem quer fazer o edge walk?

A CN Tower foi construída em 1975 e hoje é considerada o quinto mais alto “prédio” do mundo, perdendo para o emblemático Burj Khalifa de Dubai, mas ganhando da Willis Tower de Chicago.

O ingresso para ter acesso à CN Tower e ao mirante que lhe proporciona uma visão 360 de toda Toronto, custa 27,20 CAN (comprando pelo site com desconto). Você também pode reservar um almoço ou jantar no Restaurante 360, um restaurante giratório que fica no alto da torre e proporciona uma bela vista da cidade.

O que fazer em Toronto - Outra vista da CN Tower

Se quiser ir no Edge Walk, é preciso fazer reserva, pois a procura é grande e entram apenas seis pessoas por hora. Os ingressos custam 175 CAN e você pode reservar diretamente no site da atração.

Até o final do ano deve ser inaugurado o Ripley’s Aquarium of Canada na base da CN Tower, o que deve proporcionar ainda mais momentos divertidos para quem viaja em família e quer aproveitar a região da Torre.

CN Tower

Endereço: 301 Front St. West

Horários: todos os dias: 9 às 23h (sujeito a mudança devido à época do ano)

Ingressos: adulto 32 CAN. Compre os ingressos com desconto no site

Edge Walk

Horários: 9 às 17h (varia de acordo com a época do ano)

Ingressos: adulto 175 CAN. É preciso comprar adiantado e fazer reserva no site.

Cervejaria Steam Whistle

Para recuperar o fôlego e matar a sede, atravesse a rua em frente a saída da CN Tower e siga em direção ao Railway Park, onde hoje fica a fábrica de uma das craft beers mais vendidas no Canadá: a Steam Whistle.

O que fazer em Toronto - Cervejaria Steam Whistle

Você pode fazer um tour pela cervejaria, conhecer a história interessante dos fundadores e ainda degustar a cerveja local. O tour custa 10 dólares canadenses, dura cerca de 30 minutos e segue os moldes do tour pela cervejaria Samuel Adams em Boston. Nem preciso dizer que o tour é divertido, né? Afinal de contas nada que termina com cerveja pode ser ruim.

O que fazer em Toronto - Cervejas Steam Whistle

Eaton Center e Dundas Square

Como ninguém aqui é de ferro, uma voltinha pelo Eaton Center, o maior shopping do centro da cidade, vai fazer você queimar todas as calorias extras da cerveja e, quem sabe, ainda garantir boas compras ou presentes até para aquela prima que sempre lhe pede alguma lembrança de viagem 😛

O que fazer em Toronto - Dundas Square

O que mais ver em Toronto?

Toronto merece muito mais do que 48 horas. Eu ficaria 4 dias na cidade, até porque vindo de um voo de 11 horas direto do Brasil, você merece um dia mais relax de descanso para se recompor e poder aproveitar tudo o que cidade tem a oferecer.

Como numa espécie de wish list e para facilitar seu roteiro por Toronto, reuni as atrações que não visitei, mas que merecem a sua atenção 🙂

O que fazer em Toronto - Eaton Center

Outros Museus

No quesito museus, além do ROM eu visitaria o Bata Shoe Museum, o museu que conta a história dos sapatos, e a Art Gallery of Ontario que, só o seu prédio diferente, já vale a indicação.

Casa Loma é o castelo de um antigo e falido ricaço da cidade. Construído para ser sua casa, o castelo hoje, além de receber muitos turistas, é cenário para diversos filmes de Hollywood e para festas de casamento.

Curiosidade: A procura pelo Casa Loma é tão grande que já virou motivo de piada na cidade: “Agende o casamento primeiro e procure por um noivo depois.”

Para os fãs de esportes

Você pode até dizer que não entende muito bem as regras do jogo, mas você não vai perder a oportunidade de assistir a uma partida de hockey, um dos esportes favoritos dos canadenses, não é? Ver uma partida ao vivo deve ser um baita programão, algo como assistir a uma partida de futebol no Brasil 😉 Para conferir a programação, procure informações sobre a temporada de hockey no Air Canada Centre, ao lado da Union Station de Toronto.

O que fazer em Toronto - Hockey Hall of Fame

Para um programa ainda mais com a cara dos fãs do esporte, vale conhecer o Hockey Hall of Fame, o hall da fama do hockey canadense. Um museu que conta a história do esporte e dos seus principais atletas. Hockey é serious busnisses por lá.

Bairros étnicos de Toronto

O Canadá é um país conhecido por respeitar muito as diversas culturas e isso fica claro ao caminhar pelas ruas da cidade que, segundo o Neds Martinsé, meu companheiro de viagem, “é como caminhar por um comercial antigo da Benetton”.

O que fazer em Toronto - Trago seu amor de volta

Por isso, não deixe de explorar as principais regiões dos imigrantes e curtir cada rua, lojinha e restaurante. ChinatownLittle ItalyLittle PortugalGreektownLittle India e Little Poland irão certamente chamar sua atenção. É como brincar de fazer uma viagem de volta ao mundo sem sair de Toronto 😉

Assista a um Musical

A Broadway de Toronto é considerada a terceira maior Broadway do mundo, perdendo apenas para Nova York e Londres. Portanto, vale a pena garantir um ingresso para o seu musical favorito. Que tal Cat’s?

Para conferir a programação local e garantir seus ingresso, acesse o site do Toronto Theatre.

Queen’s Park e Universidade de Toronto

Toronto é por natureza uma metrópole muito bem planejada e com diversos parques e áreas verdes, garantindo uma sensação aconchegante a seus visitantes. Um belo exemplo disso, é o Queen’s Park, um dos maiores e mais lindos parques da cidade, onde também está a Universidade de Toronto, famosa pelo seu lindo prédio histórico.

Queen Street West

Procurando pela cena criativa e alternativa da cidade? Siga para a parte oeste da Queen Street e aproveite os diversos ateliês de artistas plásticos,os antiquários, os brechós e tudo o que essa região com carinha de Soho nova-iorquino tem a oferecer 😉

Onde ficar em Toronto?

Procure ficar próximo ao centro / Old Toronto para poder andar tranquilamente entre a maioria das atrações, mas não deixe que isso seja muito limitante. Se você estiver próximo a um metrô ou tram, então você estará bem localizado 😉 Aproveite isso e se permita escolher um hotel que talvez não esteja exatamente no centro da cidade.

Windsor Arms Hotel

Passei uma noite no Windsor Arms e achei um hotel e tanto!

Elegante, com poucas suítes, ótimo restaurante, lindo spa, wi-fi disponível em todo o hotel e super bem localizado no coração de Yorkville. Um ótimo hotel para quem procura por algo mais sofisticado.

O que fazer em Toronto - Windsor Arms Hotel

Outras dicas sobre Toronto

Gorjeta e Taxas

Não esqueça que por aqui a gorjeta varia de 15 a 20% e as taxas sobre as compras é de aproximadamente 14%.

Transporte Público

Eu não tive a oportunidade de usar o transporte público, mas a cidade de Toronto tem uma rede de metrô e trams bem servida, principalmente no centro da cidade, e deve ser tão fácil de usar quanto o metrô de Montreal. Para mais detalhes, veja o site da TTC (Toronto Transit Commission).

Vale a pena comprar o Toronto City Pass?

O Toronto City Pass dá desconto na entrada na CN Tower (mas não dá desconto no Edge Walk) e direito à entrada no Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Center.

O Fred fez as contas e disse que ele só vale a pena se você for em pelo menos 4 das 5 atrações. A Torre, o ROM e a Casa Loma são quase que obrigatórios, mas não é todo mundo que tem interesse no Zoológico de Toronto ou no Ontario Science Center, por isso #ficadica

App See Toronto

Toronto também tem uma app para ajudar a divulgar a cidade, as atrações e os eventos que estão acontecendo. A app é bem bonitinha e pode lhe ajudar naquele momento de indecisão sobre onde ir curtir a noite 😛

O que fazer em Toronto - App See Toronto

Como é o clima em Toronto

A cidade tem um clima em que as temperaturas mínimas e máximas não costumam variar muito num mesmo dia. Apesar de fazer frio no inverno, Toronto tem médias mínimas de -6C graus, o que permite que nós brasileiros consigamos sobreviver sem muito esforço 😛 Claro que há sempre a possibilidade de uma super frente fria chegar e baixar ainda mais a temperatura.

O que fazer em Toronto - Clima em Toronto

O Sundaycooks viajou a convite do Destination Canada