As promoções de passagens aéreas para o Peru não são tão frequentes como gostaríamos, mas, quando aparecem, não logo fechamos a compra. Aí mora a pegadinha! Muitas vezes esse desconto se resume apenas ao trecho Brasil – Lima – Brasil e, na hora de planejar a viagem para Machu Picchu, percebemos como pode ser caro comprar os trechos internos separadamente e é inevitável se perguntar: como ir de Lima a Cusco?

Qual é a melhor maneira de viajar entre Lima e Cusco?

Vamos assumir que você está indo de Lima a Cusco, mas as mesmas dicas valem para quem está viajando no sentido contrário.

Viajando de Lima a Cusco de avião

Esta é, certamente, a melhor maneira. Pouco mais de uma hora de voo e você já estará sentindo o ar rarefeito de Cusco

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Dica: Se escolher o assento na janela do lado esquerdo, pode ser que veja o avião fazendo a curva pertinho das montanhas do Valle Sagrado

Como ir de Lima para Cusco de avião

Opção 1: Inclua o trecho Lima – Cusco no seu bilhete internacional

A melhor maneira de se chegar aos pés (ou seria ao topo?) do Valle Sagrado é incluir o trecho Lima – Cusco no seu bilhete internacional. Assim você garante que o limite de bagagens será o mesmo para todos os voos e ainda pode conseguir uma tarifa mais interessante do que comprando separadamente.

As principais companhias aéreas que operam no país são a Avianca e LATAM e, como é de se esperar, são também as empresas que têm as passagens mais caras.

Fique atento: os voos que partem de Cusco para Lima costumam atrasar devido às condições climáticas da região. Portanto, se você comprar as passagens separadamente, podem perder o voo para o Brasil e a companhia não será obrigada te realocar gratuitamente no próximo

Quando viajamos pela primeira vez para o Peru, nossa passagem foi emitida da seguinte forma, com todos os voos dentro do mesmo bilhete: São Paulo – Lima / Lima – Cusco / Cusco – São Paulo com conexão em Lima.

Por que vale a pena incluir esse trecho na sua passagem saindo do Brasil?

Já pensou quantos turistas do mundo todo disputam assentos nos voos que saem de Lima a Cusco diariamente?

Como todos querem chegar à cidade perdida dos Incas, a concorrência é grande e esse trecho interno, dependendo da época do ano, pode acabar custando mais caro do que o bilhete internacional, fazendo com que sua promoção acabe não sendo tão vantajosa assim.

Por isso, só compre sua passagem aérea depois de fechar seu roteiro e inclua todos os trechos internos na hora da reserva.

Guia de Lima Ebook

O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.

Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.

Opção 2: As Low-Cost Peruanas

Você tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu comprar a passagem de Lima a Cusco junto com a internacional e agora quer conhecer Machu Picchu. Se sua ideia é ir de avião, você pode tentar viajar com alguma das low-cost peruanas.

As low-costs mais baratas do Peru são a Star Peru, Peruvian e a LC Peru. Todas costumam anunciar ofertas em seus sites para os trechos mais populares como Lima – Cusco, mas fique atento às datas, principalmente se a viagem vai acontecer durante a alta temporada.

Note também que algumas companhias podem utilizar o Verified By Visa, um sistema anti-fraude que sempre dá problema para cartões brasileiros. Caso esteja com dificuldade em encontrar passagens, entre em contato com algumas agências de viagem do Peru recomendadas pelos leitores ou com um bom agente de viagens brasileiros e, quem sabe, eles possam conseguir uma boa oferta.

machu picchu visto de cima

Vale a pena viajar em uma low-cost no Peru?

Nós nunca voamos com nenhuma dessas companhias low-cost do Peru, mas alguns leitores disseram que os atrasos são mais frequentes que nas outras companhias e o atendimento pode ser precário. Tenha isso em mente quando for comprar as passagens.

Viajando de Lima a Cusco de ônibus

Viajar de ônibus pelo Peru pode ser uma experiência diferente. Isso porque, segundo o Google Maps, a distância de Lima a Cusco é de mais de 1100 km ou, no mínimo, 22h de carro. É chão que não acaba mais! Mas viajar de ônibus é uma opção barata e relativamente tranquila.

Como ir de Puno para Cusco

As empresas de ônibus do Peru

As empresas que operam as rotas de ônibus entre as maiores cidades e as capitais são privadas e têm desde ônibus mais caros, que visam atender e oferecer mais conforto ao turista, até os mais populares, usados normalmente pelos moradores da região.

As companhias que fazem o trajeto de Lima a Cusco de ônibus são a Cruz del Sur, Oltursa, Movil Tours e a Tepsa.

Como ir de Puno para Cusco - ônibus cruz del sur

Pelos sites das empresas, a duração estimada dessa viagem gira em torno de 22h. Por isso, leve esse fator em consideração na hora de montar seu roteiro. Ah, e não esqueça de confirmar o local de saída da companhia escolhida, pois cada uma sai de um lugar diferente da cidade.