Capital da região dos lagos do Chile, Puerto Montt é uma importante conexão entre Santiago e os destinos do Sul do país. Seu porto e aeroporto são o ponto de chegada e partida de alguns cruzeiros que exploram a Patagônia.

Inclusive, a cidadezinha serve como passagem para quem quer conhecer Chiloé e explorar o arquipélago chileno.

Se seu objetivo é percorrer a Carretera Austral, a cidade também é o local ideal para alugar um carro ou uma moto e começar a viagem 🙂

Onde fica e como chegar em Puerto Montt?

Puerto Montt fica no sul do Chile, a cerca de mil km de Santiago, pouco mais de 300 km de Bariloche, na Argentina, e 20 km de Puerto Varas, o destino mais conhecido pelos passeios na região do lago Llanquihue.

A cidade é uma das últimas “cidades grandes” antes do fim da região dos lagos chilenos e entrada para Chiloé, se tornando uma importante conexão para os viajantes e ganhando o apelido de “Portão Norte da Patagônia”.

Para chegar em Puerto Montt saindo de Santiago, sem precisar encarar o dia todo de estrada pela frente, a melhor opção é via aérea.

A Latam e a Sky Airline fazem a conexão entre os dois destinos, por cerca de 100 reais o trecho. O voo tem duração média de 1 hora e 45 minutos.

Lembra-se: se for voar com uma companhia aérea low-cost existem os gastos de despachos de bagagens, comida, entre outros itens que podem salgar o custo final.

A cidade é relativamente pequena e suas atrações estão bem concentradas na região central, com exceção das excursões para os vulcões e parques naturais. Por isso, não é nenhum grande desafio bater perna e ver os pontos de interesse a pé.

Caso contrário, nada que o aluguel de um carro ou um táxi local não resolvam.

O que fazer em puerto montt no chile 06

Quando ir para Puerto Montt?

A melhor época para visitar a região dos Lagos Chilenos é o verão, de dezembro a março, quando as temperaturas chegam a, no máximo, 24 °C e você foge das intensas chuvas que costumam acontecer em meados de maio.

Pense que os dias mais acinzentados e as chuvas podem prejudicar um pouco a visibilidade dos vulcões Osorno e Calbuco e interferir na programação dos passeios de barco.

Aliás, é durante a época mais quente do ano que a cidade do Chile pode ser usada como “checkpoint” para seu roteiro pelos lagos e por Chiloé. Planejando direitinho dá para casar as duas rotas em uma única viagem.

Você aproveita melhor seus dias e não fica congelando de frio durante algum passeio no arquipélago.

Onde ficar em Puerto Montt?

Apesar da oferta de hotéis em toda a cidade, a melhor opção mesmo é seguir para Puerto Varas. A cidade vizinha fica ainda mais próxima dos pontos de interesse do Sul do Chile, tem melhores hotéis e uma infraestruturada mais completa de restaurantes e bares.

Se estiver em dúvida de qual hotel escolher, é só dar uma olhada no nosso guia de hotéis em Puerto Varas.

O que fazer em puerto montt no chile 03

O que fazer em Puerto Montt?

Envolta pela baía do Seno Reloncaví, com vista para os vulcões Osorno e Calbuco, as principais atrações de Puerto Montt podem ser conhecidas em relativamente pouco tempo.

Por isso, com um diazinho e você consegue conhecer o melhor que a cidade tem para oferecer e poder seguir viagem pelos lagos da Patagônia sem arrependimentos.

Começar o passeio caminhando sem pressa pela Avenida Costanera e pela região portuária é uma ótima opção 😉

Mirador Manuel Montt

O Mirador Manuel Montt, como o nome já entrega, é um daqueles lugares altos com vista para toda a cidade de Puerto Montt.

Lá é possível ver quase toda a cidadezinha chilena, sem contar que fica próxima da região central, onde você encontra lojas e restaurantes.

Falando em comida…

O que fazer em puerto montt no chile 01

Mirador Manuel Montt

  • Endereço: Felipe Barría 214, Puerto Montt
  • Horários: 24 horas
  • Ingressos: gratuito

Palafitas de Angelmó

Ao chegar a hora do almoço, siga para para as Palafitas de Angelmó, um lugar cheio de restaurantes tradicionais e mercadinhos populares.

Não deixe de saborear os pratos típicos e principalmente os mariscos frescos, ponto marcante da região sul do Chile.

Aliás, você sabe quais são os pratos clássicos da cozinha chilena?

 

comidas típicas do chile 10

(Foto: Sundaycooks)

Palafitas de Angelmó

  • Endereço: Angelmó, Puerto Montt

Passeios de barco até Chiloé

A partir de Puerto Montt, o viajante pode pegar um ferrie ou fazer um pequeno cruzeiro até Chiloé. No passeio, que margeia a praia até o arquipélago, é possível ter uma das melhores vistas da região, sempre ilustrada pelos vulcões Osorno e Calbuco.

As balsas que rumam para Chiloé percorrem o mar próximo aos fiordes de Aysén e Magallanes, oferecendo boas oportunidades para fotos.

Vulcão Osorno

A partir de Puerto Montt, uma das atrações que mais chama a atenção dos viajantes, é subir o Vulcão Osorno.

O panorama da cidade é ilustrado pelo vulcão ativo com neve no seu topo que lembra um pouco o Monte Fuji no Japão.

Está certo que o Vulcão Osorno fica mais perto de Puerto Varas, mas existem opções de passeios partindo de Puerto Montt, que podem se tornar mais viáveis para quem chegou na região dos lagos vindo de avião por Santiago.

Vulcão Osorno

O que fazer em puerto montt no chile 04

Paseo El Muelle

O Paseo El Mulle é um pier que se alonga para o fundo da baía de Puerto Montt. O local é aberto ao público e se torna uma das melhores pedidas para admirar o cenário de toda a praia da cidadezinha do Chile.

Paseo El Mulle

  • Endereço: Muelle, Puerto Montt
  • Horários: 24 horas
  • Ingressos: gratuito

O Sundaycooks viajou a convite da SENARTUR.

Fotos: Chile Travel e Municipalidad de Puerto Varas