Paris dos fashionistas, dos românticos, dos fãs de gastronomia, dos amantes da arte e da arquitetura clássica. Paris dos sonhos e dos belos cenários. A capital francesa é certamente um destino incrível e que nunca sai de moda. Caminhar sem rumo e aproveitar cada detalhe e símbolo da cidade é um dos meus programas favoritos.

Cenário de filmes que já nos fizeram suspirar em plena sessão da tarde como “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, “Meia Noite em Paris”, “Ratatouille” e “Moulin Rouge”, Paris sempre tem um novo roteiro para nos presentear. Seja baseado num livro, na vida de um artista que passou por lá, numa rota gastronômica ou por viés de tecidos que fizeram a história da moda ocidental, a cidade é sempre a solução para seus problemas de viagem.

Os Cartões Postais da Cidade Luz

Dá só uma olhadinha só nos cartões postais mais conhecidos de Paris:

Não é à toa que Paris é um dos destinos que mais recebe visitantes do mundo todo e que merece ser visitada mais de uma vez.

Ofertas de Hotéis em Paris

Ver em um mapa maior

Onde ficar em Paris

Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher um bairro para se hospedar, que atire a primeira pedra. A tarefa fica ainda mais difícil se a cidade escolhida for Paris, onde as opções de hospedagem e de bairros bacanas são enormes.

Como praticamente qualquer bairro de Paris é bom para se hospedar, a dica é definir alguns critérios no momento da escolha da hospedagem. Por exemplo, ficar nos arrondissements 1 e 6 proporciona acesso mais rápido aos principais pontos turísticos da cidade.

Se você é daqueles que deixa para a última hora ou que não usa muito o computador, não se preocupe, a app para smartphones e tablets do Detecta Hotel tem todas as funcionalidades do site em uma interface simples e intuitiva.

Roteiro de Paris - Paisagem do rio Sena

Outra opção interessante é escolher um hotel que tenha uma personalidade diferente ou que se encaixe melhor no seu estilo de vida e de viagem. Por exemplo: Existem muitos bistrôs por perto? Ou eu prefiro um bairro mais boêmio? Talvez ficar perto das lojas ou de locais mais românticos seja mais interessante. Enfim, defina seus critérios e escolha a hospedagem que mais se ajuste ao que você procura e voilá 😉

Nós, por exemplo, adoramos hotéis boutique e de design e Paris está cheio deles.

Dica: Procure sempre se hospedar o mais próximo possível das estações de metrô para poder se locomover facilmente pela cidade.

Roteiro de Paris - Museu

Os Museus de Paris

Graças aos inúmeros museus que se espalham pela cidade, Paris é referência mundial no mundo das artes e da preservação da nossa memória. Só para citar alguns dos nossos museus favoritos na cidade, temos: Museu d’Orsay; Museu do Louvre; Centro Pompidou; Museu do Picasso; Museu l’Orangerie e Museu do Rodin.

Roteiro de Paris - Museu d'Orsay

Mas não tente fazer uma maratona pelos museus da cidade. Escolha um ou dois por dia e desfrute-os com calma, afinal os acervos são riquíssimos e você não vai querer perder nenhum detalhe, não é?

Roteiro de Paris - Museu do Rodin

Paris Museum Pass

Esse é um passe que permite a entrada grátis e furando filas em mais 60 atrações na cidade e seus arredores. O Paris Museum Pass está disponível em 3 modalidades:

Guia de Paris - Paris Museum Pass

Por exemplo, se você visitar 4 das principais atrações de Paris:

Você pagará um total de 42,50 EUR, o que já compensa o passe de 2 dias com a vantagem poder “furar fila” ao entrar nas atrações. Se você ainda tiver tempo de ir a outros lugares cobertos pelo Paris Museum Pass nesse período, seu preço compensará ainda mais 🙂

Roteiro de Paris - Museu do Louvre

Se você gosta de arte e pretende ir às atrações que estão cobertas pelo Paris Museum Pass, essa é uma ótima maneira de economizar tempo e alguns bons euros :mrgreen:

Dica: O Paris Museum Pass é válido para dias consecutivos a partir do primeiro uso, por isso é importante planejar seu roteiro com isso em mente de forma a poder utilizá-lo ao máximo nesses dias.

Onde comer em Paris

Em Paris, faça como os franceses.

Se você procura refeições mais econômicas, mas não menos saborosas, compre alguns croissants e baguetes, bons queijos e frutas vermelhas, éclairs, macarrons e um bom vinho. Depois, encontre uma bela praça e desfrute de uma das refeições mais agradáveis da sua viagem à França. Afinal, quer jeitinho mais parisiense de aproveitar seus dias do que curtir um farto piquenique em algum dos belos jardins da cidade?

Roteiro de Paris - Jardim

Bistrôs e crespes

As opções são tão diversas que indicar apenas alguns nomes não é tarefa das mais fáceis, pois Paris é a terra dos pequenos e charmosos bistrôs. O Yelp pode ser uma boa fonte de consulta sobre as novidades locais, assim como blogs referência no assunto como o Conexão Paris. Mas, se eu pudesse indicar apenas um endereço, indicaria o Bistro Les Affranchis, um restaurante que pode passar desapercebido pelo seu olhar mas que vale cada caloria oferecida 😀

Roteiro de Paris - Bistro Les Affranchis

Doces franceses – Une affaire sérieuse

No quesito doce não deixe de provar os sabores de grandes nomes como Pierre Hermé (o melhor macarron do mundo segundo o Fred), Lenôtre (o melhor mil folhas da sua vida), LaduréeLa Maison Du ChocoletFauchon e Jean-Paul Hévin. Garanto que você vai suspirar a cada mordida e ficará sonhando com sua próxima ida a Paris.

Roteiro de Paris - Montmartre

Mercados de Rua

Outro programa típico parisiense que não pode faltar na sua agenda: passear pelas feiras e mercados de rua de Paris. Os marchés mais conhecidos são: Marché des EnfantsMarché BastilleMarché d’Aligre e Rua Montorgueil. Para passar por mercados famosos de filmes, não deixe de conhecer o Marché de la Butte (de Amélie Poulain) e a Rue Mouffetard (famosa por vários filmes, entre eles Julie & Julia).

Roteiro de Paris - Mercado de Mouffetard

Neles você encontra diversas barraquinhas com frutas da estação, verduras e legumes fresquinhos, pães e doces suavemente preparados, os mais variados tipos de queijo e uma ótima coleção de vinhos para se deliciar no hotel, na casa alugada ou na praça mais próxima.

Dicas de compras em Paris

Para quem não resiste às boas compras (e quem é que resiste em Paris :mrgreen: ), vale a pena começar pelo circuito tradicional: Galeries LafayetteChamps-Élysées e Printemps, embora essas regiões estejam sempre repletas de turistas, ainda é possível encontrar boas ofertas e voltar cheia de sacolas para o hotel.

Roteiro de Paris - Achados de viagem

Quer uma dica bacana saindo da Galeries Lafayette? Faça uma reserva no restaurante espanhol do W Hotel que fica ali pertinho e termine seus momentos de compras regados a uma excelente sangria e uma ótima carta de tapas. E de sobremesa, não deixe de passar, a poucos metros dali, na belíssima loja do Pierre Hermé para comer os melhores macarrons da sua vida 🙂

Roteiro de Paris - Ópera Garnier

Para maquiagens e afins, não deixe de conferir a Monoprix, um tipo de mercado/lojas americanas de beleza, e a irresistível Sephora.

Procurando por artigos diferentes, uma tarde pelo charmoso bairro Saint-Germain-des-Prés ou pela região de Bercy Village podem lhe render bons achados.

Roteiro de Paris - Bercy Village

Se você é fã de livrarias, a caótica Shakespeare and Co. não pode faltar no seu roteiro. O local é uma atração imperdível para os amantes das letras e já foi cenário de filmes como “Meia Noite em Paris” e “Julie & Julia”.

Feiras de Natal na Cidade Luz

Para aproveitar Paris durante os meses do final de ano, nada melhor do que curtir as feiras de Natal que acontecem em diversos pontos da cidade. Comece pela região de La Défense e siga até a feira da Champs-Élysées. Você vai encontrar diversos artesanatos locais, comidas típicas e muito clima de Natal <3

Onde ver Paris do alto

Quer ver Paris sob um novo ângulo? Que tal encarar as filas e subir na Torre Eiffel? Ou escalar os intermináveis degraus do Arco do Triunfo e da Torre da Catedral de Notre-Dame?

Em qualquer um desses lugares, as filas e o esforço físico são rapidamente compensados por uma vista lindíssima da cidade. E devo dizer que, apesar de todo o perrengue, eu super indico que você suba a Torre Eiffel em sua primeira visita à cidade.

 

Roteiro de Paris - Vista do alto da Printemps

Mas se você está procurando por uma opção com menos filas e esforço físico, suba até o último andar da Printemp (Boulevard Haussmann, 64) e aprecie um belo pôr do sol em Paris, mas não conte para ninguém – esse será o nosso segredinho.

Transporte Público em Paris

Paris tem um sistema de metrôs e trens muito eficiente e que lhe leva para todos os pontos turísticos da cidade 🙂

A cidade é dividida em 20 arrondissements, isto é, 20 regiões que são numeradas em forma de espiral a partir do centro. Como as principais atrações de Paris, para não dizer todas, estão dentro dessas 20 regiões, você poderá comprar sempre o passe de metrô mais barato 🙂

Qual passe comprar?

Existem dois tipos de passe para comprar: O passe unitário, que também pode ser comprado de 10 em 10, e os passes de 1, 3 ou 5 dias.

Os valores dos passes de metrô de Paris hoje são:

Guia de Paris - Valor dos passes de metrô de Paris

Analisando esses preços e assumindo que você dificilmente irá usar o metrô mais que 5 vezes por dia, o passe mais econômico é comprar o pacote de 10 passes de 1 viagem por 13,30 EUR. Esse passe, que na verdade são 10 tickets de 1 viagem, tem a grande vantagem de permitir que você divida os tickets não usados com outras pessoas, economizando ainda mais 😉 Eu e a Natalie fizemos assim em nossa viagem à Cidade Luz e foi bem mais econômico que se tivéssemos comprado passes de dia inteiro.

Atenção: Se você vai do aeroporto para a cidade e vice-versa, é preciso pagar o passe mais caro que inclui as áreas de subúrbio e aeroportos.