A cidade símbolo do poder norte americano tem muitas atrações interessantes tanto para quem viaja com a família, quanto para quem curte muita história. Só pela riqueza dos acervos dos museus do complexo Smithsonian, ela já merece entrar na sua viagem pelos Estados Unidos, mas isso é só a pontinha do iceberg. Veja um roteiro completo de três dias por Washington, aproveite também para assistir nosso vídeo e assinar nosso canal.

Roteiro de 3 dias – ou mais – em Washington

Se você quer curtir o melhor da ex-casa do Obama, preparamos um roteiro de três dias em Washington tão completo que, se quiser ir com mais calma, ele também pode ser adaptado para quem tem 4 ou 5 dias. Nós organizamos com carinho os principais atrativos de forma que você possa aproveitar melhor o tempo evitando deslocamentos desnecessários.

Segway Tour em Washington - Pennsylvania Avenue 2

Onde ficar em Washington?

Se você está na fase do planejamento da viagem, a dica é procurar hotéis entre duas regiões bacanas da cidade: National Mall – onde ficam os principais pontos turísticos – ou Georgetown – bairro mais descolado da cidade.

Confira mais detalhes e dicas de hospedagem em Washington:

Onde ficar em Washington e quais os melhores bairros?

Sobre o transporte em Washington

Para conhecer os principais pontos de Washington não é necessário alugar carro, pois você consegue visitá-los utilizando o transporte público (metrô + ônibus), caminhando entre os monumentos ou, até mesmo, alugando uma bicicleta ou fazendo um segway tour. Apenas em poucos trechos será necessário chamar um táxi como no caminho entre o metrô e a Catedral de Washington ou entre o aeroporto e seu hotel.

Segway Tour em Washington - É assim que as pessoas ficam ao ver gente de segway

Deixe o aluguel de carro apenas para quando quiser visitar outras cidades próximas ou explorar os outlets.

Qual é a melhor época do ano para visitar Washington?

Ao contrário do nosso clima aqui no Brasil, em DC as estações do ano são bem marcadas e com variações de temperatura consideráveis. Prefiro sempre conhecer esses destinos durante a primavera, quando as temperaturas são mais amenas, e no verão, quando temos mais horas de sol para caminhar e aproveitando a vida ao ar livre.

Capitólio de Washington - Vista do Lincoln Memorial

A primavera em Washington também tem um toque especial quando as cerejeiras do National Mall se enchem de flores e a cidade ganha ares mais delicados. Para acompanhar o famoso Cherry Blossom Bloom Watch, programe sua viagem para o final de março e início de abril, quando as árvores estão com todas suas flores abertas.

O outono, já diria a Sandy, “é sempre igual, as folhas caem no final” e as temperaturas começam a cair. Já no inverno, por conta das temperaturas bem baixas, a viagem acaba ficando mais lenta, pois os dias são mais curtos e a locomoção é um pouco mais complicada. Por isso, vá com mais calma, evitando ficar muito tempo nas ruas e, se o frio bater de verdade, saiba que opções de museus para conhecer não faltarão.

Capitólio de Washington - Vista da frente

Dia 1: entre memoriais e museus

Hora de explorar um pouco da região conhecida como National Mall onde ficam os principais memoriais e museus de Washington.

Que tal começar seu dia conhecendo o centro do poder americano? Visitar o Capitólio de Washington é entender um pouco mais da cultura política dos Estados Unidos e se imaginar em um capítulo de House of Cards. E, para quem quer conhecer mais sobre o local, saiba que é possível agendar um passeio por dentro do Capitólio, mas para isso é importante seguir os passos que o Fred explicou nesse post:

Como visitar o Capitólio de Washington

Capitólio de Washington - Vista da entrada dos fundos 1

Do Capitólio, é hora de seguir para o Museu de História Natural de Washington e voltar a ser criança ao observar fósseis de dinossauros e animais de todas as espécies que contam sobre a diversidade da fauna do mundo todo.

Roteiro de Washington - Museu de História Natural Mamute

Uma característica bacana do complexo Smithsonian é sua ótima infra-estrutura para receber o visitante. Muitos deles têm restaurantes e cafés, evitando que seja preciso sair para conseguir comer alguma coisa caso a fome bata.

Roteiro de Washington - Museu Nacional do Índio Americano

Se a maratona de museus for seu esporte favorito, depois do Museu de História Natural uma boa opção é visitar o Museu do Índio Americano, que  mostra as trajetórias dos índios de todo o nosso continente, antes de seguir para o Museu Aeroespacial.

Museu Aeroespacial

Dos primeiros passos da história da aviação, passando por protótipos, estudos, esboços, homem na lua até a conquista do ~Cosmo, o museu tem um acervo riquíssimo e dá assas à nossa imaginação. Para quem tem filhos, visitar o Museu Aeroespacial é um ótimo programa.

Roteiro de Washington - Museu Aero-Espacial 2

Instituto Smithsonian

O Instituto Smithsonian é responsável pela gestão e pesquisa dos mais de 19 museus de Washington e de alguns outros fora da cidade. Além do belo jardim, o Smithsonian Institute também é um importante ponto de informação turística e já foi cenário do filme Uma Noite no Museu 2.

Roteiro de Washington - Smithsonian Institution Jardim

Hora de seguir caminhando até dois emblemáticos símbolos da cidade e do país: o Monumento de Washington e a Casa Branca.

Aproveite que os ingressos são grátis e suba até o alto do Monumento de Washigton para ter aquela visão ampla da cidade e perceber como ela foi planejada. Os ingressos podem ser retirados na base do próprio monumento no Washington Monument Lodge.

Roteiro de 3 dias em Washingtion - Washington Monument

Roteiro de Washington - National Mall

Agora é hora de seguir até a Casa Branca. Depois do 11 de Setembro, o acesso ficou ainda mais restrito, mas você pode tentar contato via a Embaixada no Brasil, apesar de eu não acreditar que valha tamanho esforço, pois passear pelo entorno da Casa mais famosa do mundo já é bem bacana. Quem sabe você não encontra o presidente Fitz Grant dando uma coletiva de imprensa ao lado da Olivia Pope? #scandal

Leia também:

Roteiro de Washington: Uma noite no Museu

Onde ficar em Washington - Casa Branca de noite

Dia 2: caminhando por trechos da história americana

Para conhecer bem o National Mall e todos os seus museus, monumentos e memoriais, são necessários pelo menos dois dias.

Como o primeiro dia foi de museus, deixemos a manhã do segundo dia para os principais memoriais de Washington, começando pelo famoso Lincoln Memorial e terminando no Memorial da Segunda Guerra já pertinho do Washington Memorial.

Quantos filmes de Hollywood já se passaram nesses memoriais? Quantos “fins de mundo” apocalípticos começaram destruindo a Casa Branca e o Lincoln Memorial?

Segway Tour em Washington - Estátua de Lincoln

Roteiro de 3 dias em Washingtion - Vietnam Memorial

Quando a fome bater depois dessa imersão histórica e hollywoodiana, a dica é se jogar na comida tipicamente americana e curtir o restaurante Gordon Biersch.

Roteiro de 3 dias em Washingtion - memoriais 1

Roteiro de 3 dias em Washingtion - Freedom is not Free

Para terminar o dia, mais uma dose de museus incríveis: Newseum e a National Gallery que ficam ali pertinho.

O Newseum conta a história da comunicação e do jornalismo e sobre como os fatos que marcaram o nosso mundo foram retratados pela imprensa. Um prato cheio para qualquer comunicólogo de plantão. Detalhe: ele tem um helicóptero, escombros do 11 de Setembro e até um pedaço do muro de Berlin em exposição.

Roteiro de Washington - Newseum Muro de Berlim

Já a National Gallery possui um acervo de dar inveja em muitos curadores europeus, além de oferecer tours guiados gratuitos. Dos clássicos aos impressionistas, passando pelas esculturas, o museu faz bem para saúde de quem gosta de arte.

Roteiro de 3 dias em Washingtion - National Gallery of Art

Dia 3: conhecendo as atrações mais afastadas do centro

Esse é o dia que você mais vai depender do transporte público para se locomover.

Comece o roteiro visitando a Catedral de Washington e aproveite para caminhar sem pressa, reparando nas casas típicas do subúrbio americano.

Curiosidade: considerada uma das maiores do país, a Catedral de Washington já foi palco de cerimônias presidenciais, espaço de muitas celebrações e homenagens à tragédias como o 11 de Setembro.

Roteiro de 3 dias em Washingtion - Catedral Nacional de Washington

Se a ideia é incluir programas que também façam a alegria da criançada, perto da Catedral de Washington fica o Zoológico, cheio de pandas e outros bichos fofos.

Na volta, pegue o metrô novamente e vá até a Phillips Collection. O espaço dispõe obras impressionistas e modernas de artistas como Van Gogh, Renoir, Bonnard e O’Keeffe. Ah, e a lojinha é o único lugar em que você vai encontrar um Grumpy Van Gogh pra comprar.

Restaurantes de Washington - Bourbon Steak Four Seasons 1

Como nossas avós já diziam, saco vazio não para em pé, então siga até Georgetown e almoce no restaurante Bourbon Steak do Hotel Four Seasons, dono da melhor batatinha frita.

Bem alimentados, é hora de explorar o bairro queridinho dos designers, dos que buscam por lojas descoladas e cafés diferentes: Georgetown.

Onde ficar em Washington - Georgetown 2

Para terminar seu terceiro dia em Washington, é possível ainda seguir de metrô de Georgetown até o Cemitério de Arlington e o Pentágono.

Roteiro de 3 dias em Washingtion - Cemitério de Arlington

Não se assuste com os procedimentos de checagem mais rígidos que o normal em diversas atrações da cidade, nem com os fechamentos de ruas em torno do Capitólio e da Casa Branca que acontecem com certa frequência.

Leia também:

4 restaurantes de Washington: um para cada ocasião

Dia extra: conhecendo cidades históricas ou se jogando nas compras

Tem mais um dia na agenda? Você pode optar por fazer um bate e volta e conhecer a região de Washington como:

Cidades e regiões próximas a Washington para um bate e volta:

Em cada post acima, você descobre bons motivos para conhecer essas simpáticas cidades que contam um pedacinho da história americana.
Roteiro de 1 dia em Richmond - Museu da Guerra Civil Americana Historic Tredegar

Não quer saber de história? Não tem problema, é possível fazer um roteiro de compras pelas famosas lojas e redes americanas ou visitar algum outlet.

Em Washington você vai encontrar todas aquelas lojas que fazem a alegria dos brasileiros: Macy’s, Zara, H&M, Forever 21, Bed, Bath and Beyond, Sur La Table, Apple, Best Buy,  dentre outras. Já para marcas diferentes, um passeio por Georgetown é essencial.

Quer um shopping para terminar o dia? Perto do Pentágono, na estação Pentagon City,  está o Fashion Centre at Pentagon City com diversas redes, incluindo uma loja exclusiva da Microsoft e uma Best Buy no centro de compras que fica logo em frente a ele.

Outlets próximos a Washington:

Para seguir viagem

Nova York geralmente é o destino escolhido ou recomendado para seguir viagem, pois DC (e região) e a Big Apple dão um samba legal para quem tem 15 dias disponíveis para viajar pelos EUA e, se você não gostar de dirigir, ainda pode fazer esse trajeto de trem ou ônibus.

Para quem?

Washington foi um dos primeiros lugares que conheci nos Estados Unidos, e certamente faz parte daqueles lugares que são ideais para todos os perfis e idade de viajantes. Vá sem medo de ser feliz e quem sabe você não cruza com o Obama pelo caminho como aconteceu conosco?

Nota da editora: em 2017, passamos 10 dias na região e em breve vamos publicar novas dicas e informações sobre a região de DC.