No coração da famosa Rota Romântica da Alemanha, fica uma cidadezinha com nome difícil de se pronunciar: Rothenburg ob der Tauber ou apenas Rothenburg para os íntimos 😉 Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade recebe nada mais, nada menos que 3 milhões de visitantes todo ano em busca de seus ares medievais. Isso equivale a uma média de mais de 8 mil turistas todos os dias na cidade.

A charmosa Rothenburg

Escrever sobre Rothenburg e não cair no clichê de cidade de contos de fadas não é tarefa das mais fáceis, ainda mais depois que nos disseram que ela inspirou os criadores da vila do Gepeto no desenho Pinóquio. Aliás, vocês já repararam como os cenários da Alemanha sempre inspiram os desenhos e as histórias infantis?

Rothenburg - Ruas 1

Rothenburg - Placas 1

Um passeio por Rothenburg

É possível visitar as principais atrações de Rothenburg em apenas um dia em um bate e volta ou como ponto de parada entre uma cidade e outra. Essa última opção é ainda mais interessante se você conseguir pegar alguma festa local como nós fizemos.

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 2

Comece o passeio pelo mais famoso cartão postal da cidade: a Plönlein, uma espécie de praça triangular de onde é possível ver a torre Siebersturm (de 1385) à esquerda, a casa amarela no meio e o portão Kobolzeller Tor à direita. Você sem dúvidas irá tirar muitas fotos dali 😛

Rothenburg - Plönlein a foto mais famosa da cidade

Seguindo essa rua, você chegará à Praça do Mercado (Marktplatz) onde está a Prefeitura (Rathaus). Aliás, a vista panorâmica da região, pelo alto da torre da prefeitura, é linda e vale cada degrau encarado 🙂 É da Marktplatz que saem os tours guiados pela cidade (8 euros em 2013), uma boa maneira de entender um pouco mais sobre a história de Rothenburg.

Rothenburg - Cidade 2

Outros pontos interessantes da cidade são o Museu do Crime e Punição Medievais (Medieval Crime and Punishment Museum), a Igreja de St Jabob e as várias outras da cidade, bem como os portões e torres das muralhas medievais que ainda cercam grande parte do perímetro de Rothenburg.

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 1

Deixe-se perder pelas ruazinhas e você certamente encontrará alguma paisagem ou prédio interessante 🙂

Ofertas de Hotéis em Rothenburg

Rothenburg - Muralhas

Gastronomia

Nesse clima bucólico, não deixe de provar as comidas típicas e os vinhos da região (saudades, Riesling!), como o clássico joelho de porco e o schneeballen, uma sobremesa de massa crocante e docinha que pode ser coberta com açúcar, chocolate e outras coisas gostosas 😛 Devo dizer que esse é um dos melhores programas que você pode fazer por lá, principalmente se sua passagem pela cidade coincidir com algum festival de verão.

Rothenburg - gastronomia Joelho de porco

Rothenburg - Schneeballen

Próximas festas e festivais de Rothenburg

Anote na agenda as próximas festas que prometem agitar essa cidadezinha medieval:

Rothenburg - Noite na cidade

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 3

Festival do Vinho (Weindorf) – de 13 a 18 de Agosto de 2014

Nós participamos desse festival meio que sem querer em Rothenburg e foi demais. O festival estava cheio de alemães, e quase nenhum turista, dividindo as mesas coletivas, tomando vinho, aperol spritz e comento muita coisa boa. Só saímos de lá depois de algumas horas e taças de vinho porque precisávamos voltar ao hotel. Caso contrário acho que estaríamos lá até hoje.

Taubertal Open Air Festival – de 8 a 10 de Agosto de 2014

Este é um famoso festival de música alemã e internacional que acontece na cidade.

Imperial City Festival – 5 a 7 de Setembro

Um dos principais eventos da cidade, o Imperial City Festival promete ser uma grande festa este ano com uma queima de fogos especial na noite de Sexta-feira. A ideia do festival é recontar toda a história e as tradições de Rothenburg desde o séc. XIII.

Rothenburg - Marktplatz de noite com a torre da prefeitura

Rothenburg - Marktplatz

Mercado de Natal – 28 de Novembro a 23 Dezembro

Outro tradicional mercado natalino da Alemanha, o mercado de natal de Rothenbug já tem data confirmada para acontecer em 2014: entre os dias 28 de Novembro e 23 de Dezembro, quando a cidade ficará com ares ainda mais especiais coberta de aromas e símbolos típicos dessa celebração anual.

Rothenburg - Käthe Wohlfahrt

Se você não estiver na cidade nessa época, não se preocupe, pois é em Rothenburg que está a maior loja de enfeites natalinos do mundo, a Käthe Wohlfahrt. A loja em si é muito bonita e vale a visita, mas achei os enfeitinhos todos muito caros 🙁

Rothenburg - Relógios Cuco

Outros programas

Dois programas ficaram de fora dos nossos dias em Rothenburg, mas parecem ser bem interessantes e divertidos: a Rotas de bicicleta e o Tour do vinho. Ambos os passeios podem ser agendados no centro de atendimento ao turista na Marktplatz. Fica aí a dica bacana para quem gosta de bicicletas e vinhos 😉

Rothenburg - Vista do alto do castelo (ou o que sobrou dele)

Rothenburg - Vista do alto do castelo (ou o que sobrou dele) 2

A cidade também funciona muito bem como um ponto de descanso da Rota Romântica ou como base para explorar mais os vilarejos da região como Ansbach, Würzburg e Dinkelsbühl. Para conhecer as principais atrações, você não precisará do carro, tudo é feito a pé caminhando tranquilamente entre as ruas de casas em estilo enxaimel.

Rothenburg - Detalhes do prédio perto da Marktplatz

Por esse e outros motivos, incluir Rothemburg no seu roteiro de viagem pela Alemanha é uma ótima sugestão que fará muito bem ao seu coração.

Rothenburg - Marktplatz de noite

O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.