Continuando nossa saga por Chiclayo no norte do Peru, fomos conhecer duas regiões importantes, Sicán e Túcume, onde foram encontradas algumas das maiores descobertas arqueológicas do país.

Museu de Sicán

A menos de 20 km de Chiclayo, na pequena cidade de Ferreñafe, o Museu de Sicán foi inaugurado em 2001 e mostra detalhes da cultura Sicán (também conhecida como Lambayeque), uma civilização pré-inca que, segundo alguns estudiosos, sucedeu ao povo Moche.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Museu Senhor de Sicán

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Museu Senhor de Sicán 4

O acervo do museu é bem rico e mostra diferentes aspectos da vida doméstica, dos processos de manufatura (dominando técnicas de metalurgia) e dos cultos e crenças desta civilização que também preservava uma forte adoração à noite e aos símbolos noturnos.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Museu Senhor de Sicán 5

Algumas salas mostram como estavam as tumbas descobertas na região e todas as indumentárias encontradas. O museu também conta detalhes sobre o processo de escavação, pesquisa e preservação  da memória da cultura Sicán / Lambayeque.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Começar o tour por aqui foi bem interessante para nos situarmos melhor sobre o que encontraríamos nos sítios seguintes como Túcume, Huaca Rajada e no Museu Senhor de Sipán.

Túcume: o vale das pirâmides ainda não descobertas

Do Museu de Sicán, seguimos para Túcume, uma região muito interessante no norte do Peru e que ainda é base de muita pesquisa e escavações arqueológicas. Em meio ao clima árido, muitas ruínas e tesouros perdidos ainda estão encobertos pela vegetação local.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 1

sican-tucume-arqueologia-chiclayo-norte-peru-07

Devido à ação do tempo – e dos saqueadores, infelizmente – é preciso um pouco de imaginação para tentar visualizar como seriam as pirâmides e a vida nesse ponto do Peru cobertos por tanto adobe.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 2

Essa região foi muito  importante para a cultura Sicán / Lambayeque, afinal esse era um grande centro administrativo com cerca de 26 pirâmides ao longo de todo o perímetro. Se você prestar atenção, irá notar diversos morros ao redor e cada um deles era uma pirâmide.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 6

Até hoje, Túcume sofre o forte impacto dos efeitos do El Niño e não conta com muitos recursos e pesquisadores para preservar e investigar mais sobre esta civilização perdida.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 3

Esses são dois dos passeios mais legais na região de Chiclayo para quem quer aprender mais sobre a cultura Lambayeque e sobre as grandes descobertas arqueológicas do nosso tempo.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 4

Minha dica é fazer esse tour com um guia local, de preferência particular, para poder entender melhor o que você encontrará por lá. Sem contar que você pode dar a sorte de passar por estradinhas perdidas perto dos rios e canais Moche encontrados na região. Uma aventura e tanto, devo dizer.

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 5

Sicán e Túcume em Chiclayo no Norte do Peru - Túcume 7

Não tenho os valores exatos dos ingressos de cada local, mas lembro que não passavam de 10 soles por pessoa.

Quer uma dica? Passe protetor solar, leve água mineral e um lanchinho.

Ver em um mapa maior

Este passeio contou com o apoio da Fabulous Peru Tours.