Praticamente dizimada pelos bombardeios durante o final da Segunda Guerra Mundial, Dresden não apenas se reconstruiu, como se reinventou e hoje está mais aberta ao viajante do que nunca. Apesar do seu triste passado, a cidade vive bons momentos e esbanja alegria.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt

Dresden, a capital da Saxônia

Dresden, capital da região da Saxônia, é banhada pelo rio Elba e reconhecida mundialmente por sua arquitetura barroca e pelos artesanatos de porcelana. Em 2002 sofreu com um forte alagamento que tomou conta de parte do centro histórico e, até hoje, os guias comentam sobre os dias em que a força das águas tomou conta da cidade.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt japoneses

O principal motivo para se conhecer Dresden

Se você precisa de apenas um bom motivo para conhecer Dresden, basta imaginar como uma cidade que foi praticamente destruída em 1945 conseguiu se reerguer e se transformar como ela conseguiu. A preocupação com os estudos “arqueológicos” e o restauro são tão impressionantes que até hoje alguns prédios não foram completamente reconstruídos.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Zwinger após bombardeio da 2a guerra

Geralmente sugerida como um bate e volta saindo de Berlim ou como uma parada na viagem de trem entre Praga e a capital alemã, Dresden merece um pouco mais da sua atenção. Com uma variedade de museus e arte a céu aberto, ela nos mostra como a vida na região da Saxônia se reorganizou no pós-guerra.

Ofertas de hotéis em Dresden

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Zwinger de frente

Para entender Dresden -ou- Quais atrações visitar?

A cidade, ou pelo menos a parte mais turística dela, é dividida em dois pontos: Altstadt e Neustadt. Apensar dos nomes complicados, eles basicamente significam que essa região é dividida entre Cidade Antiga e Cidade Nova.

Então vamos aos pontos de interesse de cada uma dessas regiões:

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Procession of Princes 3

Altstadt ou Cidade Antiga

Considerada o paraíso dos turistas, a Cidade Antiga foi inteiramente reconstruída e seu estilo barroco preservado. É nesse ponto que se encontram as principais atrações, museus, galerias e shopping de Dresden.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Mirante da ponte sobre o rio Elba

Semperoper – Ópera de Dresden

Reconhecida mundialmente como um dos lugares mais célebres para se apreciar um concerto de música clássica, a Ópera de Dresden é maravilhosa e fica pertinho das margens do rio Elba, do Palácio Zwinger e da Residenzschloss, outras obras impressionantes da arquitetura saxônica. Por lá já passaram grandes nomes da música clássica como Wagner, Mozart e Liszt.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Semperoper

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Praça principal 2

Residenzschloss – Palácio Real de Dresden

O Palácio Real de Dresden ainda está sendo reconstruído como o futuro “palácio das artes e ciências” da cidade. A obra, que começou em 1985 buscando restaurar os aspectos renascentistas do séc. XIV, tem como objetivo transformar esse espaço em um complexo dedicado à “Dresden State Art Collections”, isto é, às coleções de arte públicas da Saxônia.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Praça principal

O primeiro museu a ser instalado nesse ponto foi “Collection of Prints, Drawings and Photographs” em 2004, seguido pelo simbólico “New Green Vault” no final de 2004 e pelo “Historic Green Vault” e suas salas originais em 2006.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Vista para a catedral 2

Palácio Zwinger – da antiga corte aos grupos de turistas

Um dos pontos altos da viagem, o Zwinger é um dos cartões postais mais fotografados de Dresden e não é por menos. Esse palácio, em meados do século XVIII, era o endereço de grandes bailes da corte e hoje abriga ótimos museus da cidade como o museu dedicado à porcelana chinesa, o museu das armaduras e a Galeria dos Antigos Mestres Renascentistas.

Um exemplo clássico do barroco europeu, o Zwinger não pode faltar no seu roteiro por Dresden.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Zwinger 2

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Zwinger

Fürstenzug – Procession of the Princes

Mesmo que você seja um pouco distraído, será impossível deixar o painel “Procissão dos Príncipes” passar desapercebido devido aos grupos de visitantes que param por ali para fotografá-lo 😛 Nele estão contados mais de mil anos de história das dinastias da Saxônia.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Procession of Princes 1

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Procession of Princes 2

Frauenkirche – Church of Our Lady

No século XI foi construída uma capela onde, anos depois, seria erguida a Frauenkirche. Dois dias depois do fatídico bombardeio, a igreja se desfez completamente e só foi reaberta em 2005 após anos de restauro e reconstrução. Segundo o site oficial, de 2005 até 2012, 14 milhões de visitantes já haviam passado por ela.

Dicas de viagem a Dresden - Frauenkirche

A vista do alto de sua cúpula compensa cada degrau encarado e ainda ajuda a queimar as calorias extras das cervejas 😛

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Vista do alto da Frauenkirche

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Vista do alto da Frauenkirche 2

Complexos de Museus em Dresden

Assim como em muitas cidades da Alemanha, Dresden se orgulha – e com muita razão – dos seus museus e acervos culturais.  Para se ter ideia, o complexo Staatliche Kunstsammlungen Dresden (Dresden State Art Collections) conta com 14 diferentes museus, dos mais variados acervos de esculturas, porcelanas, jóias da coroa, vestimentas, indumentárias dos cavalos da corte e até artes plásticas e visuais podem ser encontrados lá.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Staatliche Kunstsammlungen

Diversos outros museus também fazem parte de Dresden: alguns dedicados à matemática e à arte contemporânea, enquanto outros são dedicados às crianças e até à história da nossa higiene. Assim como em Nuremberg, elencar os melhores museus não é tarefa das mais fáceis.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Staatliche Kunstsammlungen 2

Fácil mesmo é poder afirmar: uma vez em Dresden, não deixe de conhecer pelo menos um museu 🙂  Eu, por exemplo, me apaixonei pelas Galerias dos Novos e Velhos Mestres que guardam grandes obras de nomes como Johan Vermeer, Tizian, Coreggio, Raphael, Albrecht Dürer e Rembrandt.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt 2

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt 3

Cidade Nova – uma cena alternativa e divertida

Eu adorei Dresden. A cidade realmente vale a sua visita e se mostra bem diferente de outras cidades mais conhecidas na Alemanha como Munique, Frankfurt ou até mesmo Rothenburg. Quando eu pensava que não poderia me surpreender mais, fui curtir a vida do outro lado da ponte do rio Elba na Neustadt – a Cidade Nova.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt

Essa região é o lugar ideal para sair a noite. Repleta de restaurantes e bares mais autênticos e mais baratos que no Centro Histórico, este é o ponto de encontro de quem procura uma Dresden mais genuína, em constante transformação.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt Bar-ferro-velho

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt Feirinha

Lá você vai encontrar muita street art de qualidade, mensagens super contemporâneas, muita intervenção artística e lojas diferentes em meio a bares e restaurantes típicos.

Não vá embora de Dresden sem curtir o final do dia na Cidade Nova.

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt de noite

Curiosidade: Apesar do nome, a Cidade Nova (Neustadt) tem prédios mais antigos que a Cidade Velha (Altstadt), destruída durante a guerra 🙁

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt 4

Onde comer em Dresden?

Em Dresden você também encontra todos aqueles restaurantes tradicionais das típicas cervejarias alemãs como a Augustiner e Paulaner. No Centro Histórico as opções são inúmeras, mas sempre voltadas ao turista e, por isso, mais caras. Já no Shopping Altmarkt-Galerie, não muito longe dali, você encontra opções mais baratas e rápidas de comida. Para uma experiência mais interessante, siga até a Cidade Nova e aproveite os inúmeros bares da região 😉

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Paulaner

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Praça da Frauenkirche de noite

Onde ficar em Dresden?

Ficar no centro da Cidade Antiga foi uma ótima experiência. Logo pela manhã, da janela do quarto, era possível observar a praça da igreja sem nenhum turista e a noite tinha um encanto ainda mais especial.  Fiquei no QF Hotel no coração de Dresden bem ao lado da Frauenkirche: quarto espaçoso, café da manhã mais parecido com um brunch, localização perfeita, conforto ideal para uma boa noite de sono na cidade 😀

Outras ofertas de hotéis em Dresden

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Frauenkirche QF Hotel

Como se locomover pela cidade?

Nem pense em alugar um carro quanto estiver em Dresden. Você consegue visitar praticamente todos os principais pontos da cidade caminhando. Se a canseira bater ao cruzar a ponte para a Cidade Nova, basta só pegar um tram e retornar ao seu hotel 🙂 E fique tranquilo, o sistema de transporte público é simples e muito bem sinalizado, com mapas, horários e todas as informações necessárias para você não se perder. Até eu que sou perdida consegui encontrar meu caminho de volta durante a madrugada 😛

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt Gino Passione

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Praça da Frauenkirche de noite 2

Dresden combina com…

Dresden combina perfeitamente com uma viagem entre Praga e Berlim; para o roteiro com Leipzig e Frankfurt ou com Nuremberg e Würzburg.

Querendo prolongar a sua estadia na cidade, ainda é possível conhecer outros pontos da região como o castelo de contos de fada Moritzburg, castelo de influência japonesa Pillnitz, a cidade medieval de Meissen e o parque nacional Sächsische Schwiez. Pena que eu não tive um pouco mais de tempo para ir lá, pois os cenários parecem belíssimos.

Dicas de viagem a Dresden - Familia viajante

Para continuar a leitura, confira os outros blogs que também passaram por Dresden e trouxeram relatos interessantes:

Agenda Berlim

Misto quente em Clermont

Manha de Alemanha

Mapa do meu roteiro de 2 dias em Dresden:


Ver em um mapa maior

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Nova Neustadt 2

Dicas de viagem a Dresden - Cidade Velha Alstadt Vista para a catedral

Natalie viajou a convite do Turismo da Alemanha.